Bom teste para Portugal
A Seleção Sub 16 realizou o primeiro de dois jogos que antecedem o início do Campeonato da Europa, com data marcada para a próxima quinta-feira, dia 13, e no qual irá defrontar o campeão da europa em título, a Rússia.

Competições | Seleções
10 AGO 2015
A equipa nacional defrontou a Bélgica, desaire por dois pontos de diferença (59-61), num encontro equilibrado e apenas decidido no último período. À entrada do derradeiro quarto, Portugal liderava o marcador, mas um parcial desfavorável de 14-22 fez o jogo cair para o lado das belgas. Em suma, um bom teste para a nossa equipa que já esta 3ª feira joga com a forte seleção de Espanha, às 20.15 horas, no CDC de Matosinhos.
Desta vez coube ao selecionado luso defrontar a Bélgica. Não teve um início promissor a equipa nacional, e a Bélgica começou com um parcial de 9-0. Portugal regressava ao banco num desconto de tempo, para espantar a ansiedade das nossas jogadoras. Mais tranquilas, pouco a pouco Portugal foi se aproximando e equilibrou o resultado. Depois de ter estado a perder por uma diferença que chegou a ser de 12 pontos, as comandadas de Agostinho Pinto encurtaram a desvantagem pontual para 5 pontos no final do 1º período. Até ao intervalo, assistiu-se a um maior equilíbrio na marcha do marcador, tendo Portugal recolhido aos balneários a perder pela diferença mínima.
Na segunda metade, Portugal apresentou-se mais desinibido, sem receios, conseguindo mesmo passar durante muito tempo para a frente do marcador por uma curta vantagem de seis pontos.
A Bélgica no último período reagiu e obrigou Portugal a cometer mais erros. Defensivamente o conjunto português mostrava algum desacerto, bem aproveitado pela Bélgica, que teve na sua jogadora Becky Massey, autora de 21 pontos e 8 ressaltos, a sua melhor jogadora. Do lado de Portugal, Eliana Cabral com 19 pontos foi a jogadora mais produtiva.
No final, a vitória pertenceu à Bélgica, por 2 pontos, 59-61, num jogo em que Portugal teve a última posse de bola para ganhar o encontro, mas um triplo sobre a buzina não teve êxito.
No final do jogo, os treinadores Agostinho Pinto e Teresa Barata agradeceram o desempenho das jogadoras Mariana Mendes, Cláudia Viana, e Maria Neves, que terminam o seu contributo na Seleção Nacional, dando lugar a Beatriz Jordão e Ana Ramos, que regressam do Europeu de Sub 18 e se juntam às Sub 16.
Portugal defronta a Espanha no dia 11 pelas 20.15 no Pavilhão de Matosinhos
Parciais:
10-15; 17-13; 18-11 e 14-22