Faleceu o Prof. José Esteves
A morte do Prof. José Esteves é uma grande perda para o desporto nacional e, também, para o basquetebol - modalidade em que foi treinador do Benfica e da Académica.
18 NOV 2015
A Federação Portuguesa de Basquetebol endereça os mais sentidos pêsames a todos os seus familiares, amigos e todos aqueles que conviveram com ele. José Esteves foi sem dúvida uma Grande figura do desporto e da educação física em Portugal. Percursor da Sociologia do Desporto com obras muito marcantes como: Crítica à Organização Desportiva Nacional, publicado no Boletim do INEF em 1958, O Desporto e as Estrutura Sociais, publicado em 1970, Racismo e Desporto publicado em 1978, entre outros textos e que são obras fundamentais para a reflexão acerca do alcance e significado do desporto.
Mas o seu pensamento e obra não se confinaram ao desporto, pois exerceu a cidadania na sua plenitude. Grande pensador anti-estado novo, pertenceu a uma elite que combateu de forma muito inteligente e eficaz o regime totalitário. Foi aluno do 1º curso do INEF e recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa através da Faculdade de Motricidade Humana. Chegou a ocupar o cargo de sub-diretor do INEF, quando o médico José Andersen Leitão ocupou o lugar de Director (1958-1963), mas as suas ideias contrárias ao regime da altura não lhe permitiram ficar no cargo por muito tempo. Foi, no entanto, um período muito marcante na história do INEF.