Guifões SC (S14M) e CPN (S14F) fazem “dobradinha” na Póvoa de Varzim
Depois da bem-sucedida experiência efectuada no ano passado no escalão SUB 16, o Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim voltou a ser o palco de duas FINAIS ABP, disputadas em simultâneo e nas mesmas datas.

Associações | Atletas | Competições | FPB
21 FEV 2016
Desta feita foram 12 equipas (6 de rapazes e 6 de raparigas) que competiram e 30 jogos que se disputaram, desde as 19H00 de 6ª feira até cerca das 20H00 de domingo, na maior FINAL 6 ABP alguma vez realizada nos moldes atuais.
As condições de excelência proporcionadas e o ambiente envolvente registado, terão sido, certamente, uma das melhores experiências desportivas vividas por estes jovens praticantes, factor muito importante no seu desenvolvimento, não só nos aspectos técnico-tácticos, mas também no seu domínio cognitivo e emocional.
O muito público presente pode assistir a uma das mais disputadas finais de SUB 14 masculinos de que há memória, com muitos jogos equilibrados e decididos nos segundos finais das partidas. Exemplo do que acabamos de referir foi a possibilidade de 4 (Guifões; Maia; Salesianos e Académico) das 6 equipas poderem sagrarem-se campeãs, à entrada da derradeira jornada da competição. E mesmo o FC Gaia e o Aroso, apesar das derrotas acumuladas, foram sempre capazes de manter o resultado “aberto” até muito perto do fim dos respectivos jogos. Neste enquadramento, o mais capaz e mais feliz acabou por ser o Guifões SC que conseguiu alcançar o 1º lugar, repetindo assim o êxito alcançado semanas antes no escalão SUB 18.
No sector feminino a equipa favorita – CPN – confirmou o seu estatuto, não permitindo grandes “veleidades” aos seus adversários diretos, repetindo também ela o titulo conquistado pela sua equipa Sub 19. Apesar do esforço e empenho dos seus adversários, o até então, campeão conseguiu sempre fazer valer os seus argumentos e vincar a sua supremacia. Entre os restantes adversários registou-se uma grande proximidade competitiva, com apenas 1 vitória a separar 4 equipas na classificação final.
Alguns dados interessantes são dignos de referência: a presença de 3 clubes nas 2 competições em causa, Académico FC; Guifões SC e Maia BC, sendo que o Académico poderá conseguir, no próximo fim-de-semana, garantir a presença nas competições nacionais de ambos os géneros, tal e qual Guifões e Maia o fizeram já; um regresso saudado às FINAIS ABP por parte do FC Gaia e do CAA Salesianos, após algumas épocas de ausência, e a estreia do UAA Aroso em finais distritais do sector masculino.
Equipas apuradas para o Campeonato Nacional:
Sub 14 Masculinos – Guifões SC; Académico FC; Maia BC;
Sub 14 Femininos – CPN; Guifões SC; Maia BC;
Fase de Apuramento para o Campeonato Nacional:
Sub 14 Masculinos – CAA Salesianos; FC Gaia;
Sub 14 Femininos – SC Coimbrões; Académico FC;
Torneio Interassociações
Sub 14 Masculinos – UAA Aroso;
Sub 14 Femininos – CLIP;
Individualmente foram distinguidos os/as seguintes atletas:
Sub 14 Masculinos
5 IDEAL: João Pinto (Académico FC); Afonso Soares (Guifões SC); Diogo Carvalho e Pedro Carvalho (CAA Salesianos); Luis Bandeira (UAA Aroso);
MVP: Afonso Soares (Guifões SC);
Sub 14 Femininos
5 IDEAL: Leonor Ferreira, Natália Santos e Inês Dias (CPN); Inês Garcia e Luana Agueiro (Maia BC);
MVP: Leonor Ferreira (CPN);
Uma saudação muito especial à CM Póvoa de Varzim, particularmente aos elementos do Pelouro do Desporto, à Varzim Lazer, seus responsáveis e colaboradores que nos acolhem sempre muitíssimo bem e a um conjunto de colaboradores e parceiros que nos asseguram todos os aspectos logísticos previstos neste tipo de organizações. Sem eles a nossa tarefa seria, seguramente, muito mais complicada.