APD Braga conquistou inédito triplete
APD Braga campeã nacional 2015/2016 ao vencer a APD Leiria no quinto e decisivo jogo por 49-46. Os minhotos alcançam deste modo um triplete inédito na história do clube, já que diante da mesma APD Leiria venceram a Supertaça e a Taça de Portugal.

Atletas | Competições
4 JUN 2016
Em anexo poderá consultar o cartaz relativo a uma homenagem que será feita a jogadores de basquetebol em cadeira de rodas por serviços prestados à modalidade, na próxima sexta-feira (10 de junho), no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa.
A final começou amarga para os bracarenses, que se viram em desvantagem por 2-0, mercê das duas derrotas caseiras averbadas nos jogos inaugurais do play-off. No entanto, em Leiria, iniciou-se uma reviravolta épica, com os visitantes a impor-se em ambas as partidas, igualando-se a contenda e, mais uma vez, sem que o fator casa parecesse determinante. A finalíssima veio para a cidade de Braga e no mais equilibrado encontro deste play-off, a APD Braga superiorizou-se em Ferreiros por escassos, mas valiosos 3 pontos, consumando uma remontada que se avizinhava difícil. Além do título nacional, que destronou a então campeã APD Leiria, a APD Braga acrescentou ao seu pecúlio um dado notável, já que a vitória significou também o triplete, inédito na história do clube. À conquista do campeonato, os minhotos juntam os sucessos da Supertaça e da Taça de Portugal.
Mas vamos às incidências do encontro derradeiro. O duelo entre bracarenses e leirienses teve sempre como toada o equilíbrio, chegando-se ao término do primeiro quarto com um 10-10, enquanto ao descanso já não se registava a igualdade no marcador, porém sem que Leiria “fugisse” de forma irreversível (24-27). Iniciou-se o terceiro período e a batuta passou para o lado de Braga, que vencia o quarto por 14-9 e liderava agora por 38-36. Para os 10 minutos da decisão, a tónica manteve-se e nem a contrariedade da expulsão por 5 faltas do capitão da APD Braga, Eduardo Gomes, abalou os futuros campeões nacionais, que o seriam pela 2ª vez na sua história. Resultado final: 49-46.
Parciais
1° periodo 10-10;
2° periodo 14-17;
3° periodo 14-09;
4° periodo 11-10.
Marcadores APD Leiria
Luís Ramos #4 – 3pts
Marco Francisco #5 – 11pts
Nelson Oliveira #6 – 4pts
Aníbal Costa #7 – 13pts
Iderlindo Gomes #10 – 15pts
Marcadores APD Braga
Miguel Gonçalves #4 – 6pts
Gabriel Costa #7 – 6pts
Eduardo Gomes #9 – 20pts
Rafael Azevedo #10 – 1pts
Filipe Carneiro #12 – 10pts
Jorge Palmeira #13 – 6pts