FC Porto e CAB Madeira com triunfos folgados/UD Oliveirense supera Maia Basket
O campeão nacional, FC Porto, e o CAB Madeira, obtiveram as vitórias mais esclarecedoras da ronda inaugural da Liga Placard, diante do Eléctrico F.C. e do Sampaense Basket, respetivamente, jogando ambas as equipas fora de portas.

Atletas | Competições | Treinadores
13 OUT 2016
Já a UD Oliveirense, alinhando em casa, bateu o Maia Basket por 82-73.
Confirmando o seu bom momento de forma, depois da conquista da Supertaça, o FC Porto venceu o Eléctrico por 101-67 na deslocação a Ponte de Sor, num desafio em que os 'dragões' foram arrasadores em diversos momentos, nomeadamente logo no primeiro quarto, em que apontaram 35 pontos.
Graças a elevados níveis de eficácia, voltando a sobressair um poderoso jogo exterior, os comandados de Moncho López construíram um robusto resultado, sendo que apenas na fase final do encontro a formação alentejana conseguiu reduzir distâncias.
Em termos individuais, no conjunto azul e branco, saliência para Sasa Borovnjak (16 pontos e 4 ressaltos), Brad Tinsley (14 pontos e 4 assistências), Jeff Xavier (13 pontos) e José Silva (12 pontos e 4 ressaltos), enquanto na equipa orientada por Andrii Melnychuk destacaram-se João Torrié (duplo-duplo, 20 pontos e 10 ressaltos), Diogo Ventura (11 pontos), Paulo Raminhos (10 pontos) e Mário Neves (9 ressaltos).
CAB Madeira de grande nível em São Paio de Gramaços
À imagem daquilo que fez o FC Porto, a equipa do CAB Madeira exibiu-se a um excelente nível, aplicando uma derrota ao Sampaense por 79-111, naquela que foi a maior pontuação desta jornada de abertura da Liga.
Revelando uma pontaria muito certeira e uma alta eficácia nos ressaltos, o conjunto treinado por João Paulo Silva disparou no marcador, com alguns dos seus jogadores a terminarem o encontro com pontuações elevadas, como foram os casos de Fábio Lima (20 pontos e 9 ressaltos), Fred Gentry (20 pontos e 6 ressaltos), Stefan Djukic (19 pontos e 6 ressaltos), Alex Marzette (18 pontos) e Michael L'Africain (17 pontos e 6 assistências). Por seu turno, em relação ao Sampaense, que esta temporada regressou à Liga, de referir as prestações de Nikola Pavlovic (29 pontos), Dusan Ognjenovic (19 pontos e 7 ressaltos) e Hélder Carvalho (14 pontos e 5 ressaltos).
UD Oliveirense ultrapassa Maia Basket de qualidade
A receção da UD Oliveirense ao Maia Basket veio a ser o desafio mais equilibrado da ronda, com a formação maiata a vender bem cara a derrota por 82-73.
Inclusivamente, ao intervalo o Maia Basket até se encontrava em vantagem (37-39), sendo que só a 7:26 do final do jogo é que a turma de Oliveira de Azeméis, liderada por José Ricardo, se conseguiu distanciar um pouco, perante um adversário que muito boa conta deu de si num pavilhão sempre complicado.
No que concerne à estatística, na Oliveirense há a ressalvar as exibições de James Ellisor (22 pontos e 6 ressaltos), Eduardo Coelho (13 pontos e 5 ressaltos), Renato Azevedo (13 pontos) e José Barbosa (10 pontos e 5 assistências), ao passo que no Maia Basket estiveram em plano de evidência Nuno Marçal (22 pontos e 7 ressaltos), Troy Brewer (18 pontos e 5 ressaltos) e Antonio Robinson (12 pontos e 7 ressaltos).