Histórico Torneio Internacional de Lisboa joga-se este fim de semana
A 16.ª edição do Torneio Internacional de Lisboa, que terá como palco o Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, reunirá a anfitriã APD (Associação Portuguesa de Deficientes) Lisboa, a campeã nacional APD Braga e os espanhóis CP Mideba, da divisão de elite do país vizinho, e Servigest Burgos, do segundo escalão, onde militam os portugueses Márcio Dias e Hélder da Silva.
Atletas | Competições | Treinadores
4 OUT 2015
A entrada para o público é gratuita.
Fim de semana repleto de basquetebol em cadeira de rodas de alto nível. A realização do Torneio Internacional de Lisboa, no Areeiro, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso é o ensejo perfeito para conhecer e desfrutar desta modalidade que tem como cartão de visita a espetacularidade, inerente ao choque e rotação das cadeiras, à velocidade e ao reportório técnico que partilha com o Basquetebol regular. “Quem ama este jogo, e não conhece esta vertente, não sabe o que está a perder. E até poderão experimentar, não têm desculpa para não vir”, reforça o convite Bruno Lopes, Secretário da Direção Nacional e Responsável pelo Departamento Nacional de Desporto da APD.
Momento cimeiro da pré-época do Basquetebol em cadeira de rodas português, acorrem ao evento duas equipas do país vizinho, cujos campeonatos são muito mais competitivos – a 1.ª divisão é profissional -, circunstância altamente benéfica para as equipas nacionais no entender de Bruno Lopes. O dirigente enfatiza que é “fundamental competir com equipas fortes para que os nossos atletas e equipas cresçam”, lembrando que a Seleção espanhola conquistou a medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro. E deixa o apelo: “Puxando a brasa à nossa sardinha, gostaria de ver mais torneios internacionais organizados também por outros clubes. E já agora pavilhões cheios! “.
Se motivos faltassem para marcar presença, acrescente-se que o CP Mideba, de Badajoz, grande favorito à conquista do torneio, conta nas suas fileiras com jogadores de renome, como os internacionais José Cano (Espanha), Joakim Lindblom e Marten Lilja, ambos suecos, ou Salvador Sandoval, jovem esperança mexicana. Por seu turno, o Servigest Burgos tem como principais trunfos Manuel Somavilla e o poste internacional português Márcio Dias. Quanto aos clubes nacionais, elevada expectativa para ver uma APD Lisboa em fase de renovação e sobretudo qual a réplica que irá dar a APD Braga, que na época passada “ganhou tudo o que havia para ganhar em Portugal”, frisa Bruno Lopes. Relembramos, a entrada é gratuita.
PROGRAMA
DIA 08-10-16
1.º JOGO – 09h00– APD-LISBOA – CP MIDEBA
2.º JOGO – 11h00 – APD-BRAGA – SERVIGEST BURGOS
3.º JOGO – 15h00 – APD- BRAGA – CP MIDEBA
4.º JOGO – 17h15 – APD- LISBOA – SERVIGEST BURGOS
DIA 09-10-16
5.º JOGO – 09h00 – APD- BRAGA – APD- LISBOA
6.º JOGO – 11h00 – SERVIGEST BURGOS – CP MIDEBA


