Benfica fica a dois pontos do apuramento para a Liga dos Campeões

Inglória a noite do Benfica em Itália, após uma grande prestação. Isto porque as 'águias', apesar de terem vencido o Pallacanestro Varese por 72-70, não conseguiram a vantagem suficiente para garantir o apuramento para a Liga dos Campeões.

Atletas | Competições | Treinadores
29 SET 2016

Sendo assim, a equipa da Luz irá estar presente na FIBA Europe Cup, no Grupo A, juntamente com o Bruxelas Basketball (Bélgca), Alba Fehervar (Hungria) e Chalon (França). 

De grande nível a exibição do Benfica em Itália, no pavilhão do Pallacanestro Varese, com um ambiente em redor extremamente adverso, tendo as 'águias' conseguido derrotar um dos históricos do basquetebol transalpino, ficando a apenas dois pontos de se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

E quem diria que os vice-campeões nacionais estariam tão perto de atingir um feito tão assinalável, depois daquilo que se viu nos instantes iniciais do desafio, já que a 8:33 do final do primeiro período, o Varese já vencia por 8-0. Mas a partir daí o Benfica cresceu imenso, assumindo por diversas vezes a liderança do marcador, algo que chegou a ser a regra, num jogo extremamente equilibrado e emocionante.

À entrada do segundo quarto, a formação transalpina tinha três pontos de vantagem (23-20), conseguindo quase até ao intervalo manter o Benfica a uma curta distância, algo que se dissipou antes da ida para os balneários, com a partida a ficar empatada (39-39).

Na etapa complementar, foi-se tornando cada vez mais visível que o Benfica podia dar a volta à eliminatória, já que os comandados de Carlos Lisboa pareciam mais confiantes minuto após minuto. O ritmo de jogo era muito forte e o nivelar de forças tremendo, chegando-se ao derradeiro período com uma vantagem benfiquista de um ponto (54-53).

Os últimos dez minutos foram eletrizantes, sendo que o Benfica, a 3:13 do soar da buzina, se encontrava com um avanço de cinco pontos (70-65), resultado que colocava a formação da Luz na Champions. Mas o Varese viria a aplicar um parcial de 5-0 que deixou novamente empatada a contenda a escassos nove segundos do término do jogo. 

A margem de manobra para o Benfica era escassa, sendo um eventual triplo a única solução para levar a eliminatória para prolongamento, o que esteve quase a suceder, não fosse Derek Raivio não ter evitado tocar com o pé à frente da linha de três pontos, colocando assim o resultado final em 72-70, registo ingloriamente insuficiente.

Numa noite em que os vice-campeões nacionais foram superiores em todos os capítulos do lançamento, apenas pecando um pouco nos ressaltos ofensivos, há a salientar as prestações de Damian Hollis (21 pontos e 5 ressaltos), Carlos Morais (17 pontos e 3 ressaltos), João Soares (9 pontos e 3 ressaltos) e Carlos Andrade (11 ressaltos).

Para a história fica a excelente imagem deixada pelo Benfica, que agora terá pela frente a FIBA Europe Cup.

Atletas | Competições | Treinadores
29 SET 2016

Mais Notícias