Cursos para treinadores, juízes, comissários e oficiais de mesa em Angola
No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a Escola Nacional Basquetebol organizou um curso de treinadores de basquetebol de treinadores - nível 3, estando agendado um Clinic para juízes e comissários de basquetebol de Angola.
Competições | Formação | Juízes | Treinadores
30 OUT 2016
O curso destinado aos treinadores realizou-se entre 21 de outubro e este domingo, tendo decorrido no último dia a avaliação da Componente de Formação Específica. Neste curso, sob direção pedagógica do diretor da ENB – Jorge Fernandes, foram formadores da Componente de Formação Geral os treinadores Dimas Pinto e António Paulo Ferreira. Na Componente de Formação Específica foram formadores os treinadores Norberto Alves e António Paulo Ferreira. No mesmo âmbito realizou-se um seminário com a presença do treinador Raul Duarte – Presidente da ANTB Angola, do treinador do Interclube, Alberto Babo, e do treinador do Petro de Luanda, Lazare Adingongo.
A formação decorreu nas instalações do Instituto Piaget de Benguela e nas instalações desportivas do Sporting de Benguela.
Neste curso foram 16 os formandos os treinadores candidatos à certificação de grau III.
De salientar a colaboração e a cooperação entre a FPB e a FAB, tornando o curso num sucesso.
No final esteve presente o presidente da FAB, Paulo Madeira, com os meios de comunicação social angolanos a destacarem a formação, como se comprovou pela presença da televisão, rádio e imprensa.
Clinic de Juízes,comissários e oficiais de mesa
Decorrerá em Luanda entre os dias 4 e 6 de novembro em Luanda, sendo que o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPB e Instrutor FIBA, Rui Valente, será o formador desta ação.
Salientamos a colaboração e o estreitar de relações que se iniciou no ano transato, entre duas federações lusófonas, em áreas determinantes para a evolução do jogo.
Estamos certos de que a partilha existente entre as duas federações será uma mais valia para ambos os países e que o basquetebol só tem a ganhar.


