Campeãs somam primeira vitória na Liga Feminina
O União Sportiva provou que a derrota na jornada de estreia é passado e somou o primeiro triunfo na atual edição da Liga Feminina, ao bater o Académico FC.
Atletas | Competições | Treinadores
16 OUT 2016
Por sua vez, Quinta dos Lombos e Benfica falharam o assalto à liderança.
Num jogo marcado pelo equilíbrio durante os primeiros três períodos, o União Sportiva aproveitou a vantagem nas tabelas para conquistar um difícil triunfo, na deslocação ao pavilhão do Académico FC, por 63-49. Os 13 ressaltos ofensivos (43 no total) das atuais campeãs deram origem a posses de bola preciosas, das quais resultaram vários pontos em segundas oportunidades, sobretudo na área pintada, onde as açorianas marcaram 28 pontos (contra apenas 12 das anfitriãs). A presença de Tiffany Jones nas zonas próximas do cesto foi determinante para a vitória, uma vez que a norte-americana atuou durante todos os 40 minutos e terminou a partida com 12 pontos e 19 ressaltos. Sara Djassi (14 pontos e 7 ressaltos), Anna Olkhovyk (13 pontos) e Jasmine Crew (11 pontos) também foram importantes no triunfo, enquanto Francisca César (14 pontos) foi a atleta que mais se destacou pela formação da casa.
Último período demolidor dá vitória ao AD Vagos
O AD Vagos celebrou a primeira vitória na Liga, ao superar a Quinta dos Lombos, fora de portas, por 63-58. Foi, no entanto, uma vitória ‘arrancada a ferros’, já que a equipa orientada por José Leite liderou o marcador durante grande parte do encontro e entrou no último período com uma vantagem de dez pontos. O parcial de 22-7 favorável às vaguenses, nos dez minutos finais, acabou por permitir a vitória das forasteiras, que, ao longo de todo o jogo, souberam aproveitar os erros do conjunto da casa, marcando 17 pontos a partir de turnovers. Daniela Domingues (18 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências), Ana Teixeira (12 pontos e 5 ressaltos), Brandie Hoskins (11 pontos) e Eetisha Riddle (10 pontos e 6 ressaltos) brilharam pelo AD Vagos e, do outro lado, o esforço do trio Artemis Afonso (16 pontos), Aleighsa Welch (14 pontos e 8 ressaltos) e Rashida Timbilla (10 ressaltos e 5 assistências) foi insuficiente.
Mariana Silva lidera Olivais na Luz
Num jogo com períodos de sentido diferentes, o Olivais aproveitou o menor acerto do Sport Lisboa e Benfica nas áreas próximas do cesto e venceu, na Luz, por 74-61. A primeira parte teve dois períodos completamente opostos, com a formação de Coimbra a ganhar vantagem nos dez minutos iniciais (9-27) e as ‘encarnadas’ a superiorizarem-se no segundo parcial (29-12). No entanto, a segunda parte foi dominada pelas comandadas por Paulo Santos, que obrigaram o Benfica a uma percentagem de lançamentos de apenas 27% (19/71). Mariana Silva assinou uma partida notável, com 29 pontos e 15 ressaltos, mas o Olivais também contou com as boas prestações de Ezinne Kalu (23 pontos, 7 assistências e 7 roubos de bola) e Michelle Brandão (12 ressaltos). Pelas ‘águias’, as melhores foram Dora Duarte (19 pontos), Inês Viana (13 pontos e 5 assistências) e Carli Rosenthal (11 ressaltos).


