Benfica despede-se da Fase de Grupos com uma derrota
Com a qualificação para a 2.ª Fase da FIBA Europe Cup já garantida, o SL Benfica perdeu esta noite em casa, diante do Bruxelas Basketball, por 75-80, naquele que foi o único triunfo do clube belga no Grupo A.
Atletas | Competições | Treinadores
23 NOV 2016
Carlos Lisboa, treinador dos “encarnados”, optou por uma grande rotatividade na equipa, dando minutos de utilização a todos os jogadores.
De referir que a turma da Luz irá agora fazer parte do Grupo P, juntamente com Lukoil Academic (Bulgária), Donar Groningen (Holanda) e BC Enisey (Rússia), estando agendado o regresso da competição para 14 de dezembro.
O Benfica realizou um bom primeiro período, obtendo mesmo, por duas vezes, parciais de 7-0, que ajudaram a colocar o resultado em 24-12, dando a ideia de que as “águias” teriam uma noite relativamente tranquila face a um Bruxelas Basketball que ainda não havia vencido.
Porém, a partir daí, o cenário alterou-se, até porque do lado “encarnado” foi evidente a rotação de atletas, provavelmente numa tentativa de criação de rotinas, tendo em conta que a qualificação já estava garantida.
Sendo assim, no segundo quarto, o Benfica tirou o pé do acelerador, sofrendo 14 pontos consecutivos que recolocaram o adversário belga na luta pelo resultado, tendo este chegado à liderança pela primeira vez a 2:04 do intervalo (30-31).
Na ida para os balneários, o Benfica ainda vencia (36-31), mas no terceiro período o Bruxelas Basketball voltou a ser superior, embora nunca alcançando grandes vantagens, como se comprova pelo 58-61 verificado à entrada para os derradeiros dez minutos.
Nessa fase, o máximo que a equipa portuguesa fez foi empatar a contenda (63-63) a 7:15 do soar da buzina, mas o conjunto de Bruxelas resistiu e mesmo tendo o Benfica sempre por perto acabou por triunfar pela primeira vez na competição (75-80).
Em termos estatísticos, o Benfica soçobrou mais no capítulo dos ressaltos ofensivos, com Damian Hollis (21 pontos, 11 ressaltos e 4 assistências), Carlos Morais (9 pontos e 3 ressaltos) e Raven Barber (13 pontos) em maior evidência.
Mas o mais importante ficou garantido: o apuramento para a próxima fase da FIBA Europe Cup.
Parabéns, Sport Lisboa e Benfica!


