Arranque do campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas
Arrancou a liga 2016/2017 de basquetebol em cadeira de rodas, a primeira organizada pela FPB, com vitórias expectáveis da APD Braga e da APD Leiria.
Atletas | Competições
15 NOV 2016
Na Madeira, os minhotos iniciaram a defesa do título com jornada dupla e obtiveram triunfos esmagadores frente ao CD Os Especiais (73-10 e 76-17), enquanto a APD Leiria, vice-campeã nacional, recebeu e venceu a APD Lisboa por 51-32.
Dois jogos inauguraram o Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas 2016/2017. No Pavilhão da Maceira, acolhia-se o encontro mais “apetecível”, entre APD Leiria e APD Lisboa, ainda assim com favoritismo evidente para a anfitriã. O equilíbrio, tal como o desacerto no ataque ao cesto, pautou o encontro no primeiro período, que registava 13-8 favorável aos leirienses. Depois, Leiria fez uso da sua velocidade e disponibilidade física, contrastante com o envelhecido conjunto de Lisboa, e quase sempre se socorreu do man-out (ação de impedir a recuperação defensiva de um jogador adversário e consequentemente atacar em vantagem numérica), estratégia bem sucedida que permitiu ampliar o marcador, situado em 28-13 ao intervalo. A segunda parte teve menos história, com o treinador-jogador Nelson Oliveira a proporcionar mais minutos aos elementos menos utilizados, nomeadamente ao jovem Rafael Andrino, de 19 anos, que se estreou a marcar (4 pontos). No final, 51-32 para a APD Leiria. Parciais: 13-8; 15-5; 8-10; 15-9. Melhores marcadores: APD Leiria – Marco Francisco 23 pts, Iderlindo Gomes, Aníbal Costa e João Jerónimo (todos com 6 pts); APD Lisboa – Bruno Lopes 10 pts e Angelo Pereira 9 pts.
Na Madeira, a APD Braga “cilindrou” o Clube Desportivo “Os Especiais” em jornada dupla. No primeiro encontro os bracarenses impuseram-se por 73-10 e no segundo alcançaram nova vitória, desta feita por 76-17, tendo o técnico Ricardo Vieira aproveitado para dar minutos aos menos utilizados.
No próximo fim de semana, há dois jogos no “cardápio”: sábado, 19, grande jogo em perspetiva entre o GDD Alcoitão e a APD Sintra/Sporting Clube de Portugal, às 14h30, no Pavilhão de Murches; domingo, 20, a APD Lisboa recebe a APD Paredes, às 11h45, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso.


