James Ellisor: “Há várias equipas a lutar pelo título”
É um dos estrangeiros que mais «brilha» nos campos portugueses e, na sua segunda época na UD Oliveirense, James Ellisor mostra-se perfeitamente adaptado ao basquetebol português.
Atletas | Competições | Treinadores
14 DEZ 2016
Em entrevista à FPB, Ellisor considera que a Liga Placard está cada vez mais competitiva e existem muitos emblemas com aspirações de levantar o troféu de campeão nacional.
James Ellisor é uma das principais figuras da Liga Placard. Com médias de 17.5pontos, 4.5 ressaltos e 1.8 assistências, o extremo norte-americano é um dos motivos pelos quais a UD Oliveirense está a realizar um bom campeonato, ocupando a 4ª posição da tabela classificativa, apenas atrás do trio de líderes composto por FC Porto, SL Benfica e Galitos-Barreiro.
Ellisor, que está a cumprir a segunda época na UD Oliveirense, diz que o título é uma hipótese para vários emblemas. "Esta é a minha segunda época na Oliveirense e tenho gostado desta experiência. O nível basquetebolístico é bom. O nível subiu, em comparação com a época passada, e provavelmente vai continuar a subir. Tenho a sensação que há várias equipas na luta pelo título e isso mostra o quanto a liga é competitiva", afirma.
O norte-americano elogia o trabalho da equipa técnica do conjunto de Oliveira de Azeméis. "O coach José Ricardo tem sido um bom treinador para a nossa equipa. Juntamente com o adjunto Hugo Matos, fazem um excelente trabalho a assegurar que a equipa está bem preparada para treinos e jogos. Tenho gostado de jogar para o coach e espero que a nossa relação continue a crescer", diz Ellisor.
Os números de James Ellisor subiram em relação à época passada. Passou de uma média de 14.4 para 17.5 pontos marcados e está mais eficaz nos triplos (50% contra 45% em 2015/16) e nos lances livres (86% contra 78% na época passada). O atleta da equipa de Oliveira de Azeméis diz que, este ano, está mais confortável com o papel que tem na equipa.
"Pessoalmente, sinto que o meu papel é fazer o que for preciso para a equipa. Muitas vezes é marcar pontos, mas outras vezes é defender ou criar oportunidades para outros no ataque. Na época passada houve momentos em que estava a tentar perceber o meu papel, mas este ano sinto-me mais confortável e sei o que a equipa precisa de mim. Quero continuar a melhorar e a aprender, bem como me quero tornar um líder ainda melhor para a equipa”, confessa.
Quanto a objectivos coletivos, Ellisor não tem dúvidas: “Queremos melhorar mais e estar no nosso melhor quando chegarem os playoffs".


