Plano de actividades e Orçamento para 2017 aprovados em Assembleia-Geral

A Assembleia-Geral ordinária da Federação Portuguesa de Basquetebol, realizada este sábado, aprovou por unanimidade o Plano de actividades e o Orçamento para 2017.

Atletas | Competições | Formação | Treinadores
11 DEZ 2016

Entre os vários assuntos que fizeram parte da ordem de trabalhos, destaque para o anúncio de um novo Centro de Treino masculino, em Ponte de Sôr.

Numa assembleia muito participada, e no que respeita a intervenções, realce para as palavras do presidente da FPB. O professor Manuel Fernandes reafirmou a "firme determinação da direcção de projectar de forma inequívoca o basquetebol como a primeira modalidade dos desportos de pavilhão".
 
O líder federativo apresentou os projectos em curso, visando a "construção de uma federação moderna e empreendedora, que colocará a modalidade como uma referência entre as organizaçoes desportivas" e enfatizou a "deliberada intenção de tudo fazer para potenciar a liga masculina e a liga feminina, que têm que se tornar competições aglutinadoras".
 
O presidente Manuel Fernandes afirmou, ainda, que "é preciso dar passos  seguros na direção do profissionalismo, começando na criação de condições que possibilitem a sustentabilidade dos clubes" e reforçou a "imperiosa aposta, com apoio coerente e consistente, na formação de praticantes". Nesse sentido, foi anunciada a criação de um Centro de Treino masculino, para jovens praticantes, em Ponte de Sôr, com início de funcionamento no arranque da época 2017/18.
 
Por fim, referiu-se ainda à comunicação e marketing, para afirmar que "a FPB tem vindo a assegurar uma comunicação efectiva e qualificada, que projecte uma imagem promotora de valor" e anunciou a organização da Gala Nacional do Basquetebol, em 2017, que celebrará os 90 anos de existência da Federação.
 
O Director Técnico Nacional, Mário Gomes, apresentou novas iniciativas, como os torneios nacionais de lances livres e de 1×1, e abordou projectos que reduzem a idade de deteção de talentos, incluindo estágios de prospeção de sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15. Mário afirmou ainda que não se prevêem alterações de sistemas de disputa até ao final do mandato, exceto na 1ª Divisão masculina, que será dividida em duas competições (a primeira constituida por 24 clubes, divididos por duas zonas, e a segunda para as restantes equipas não apuradas).
 
Já o Secretário-Geral João Carvalho apresentou e justificou as principais rubricas relativas a despesas e receitas do Orçamento para 2017 e afirmou que se prevê uma redução significativa da dependência do Estado, ao nível das receitas, que passará de 74% para 53%. Foi, igualmente, aprovada (com duas abstenções) a aquisição de uma nova sede para a FPB, em Lisboa.
Atletas | Competições | Formação | Treinadores
11 DEZ 2016

Mais Notícias