“Dragões” saltam para a dianteira do campeonato

Com um triunfo caseiro por 92-83 sobre o Lusitânia, que ofereceu bastante réplica no Dragão Caixa, o FC Porto regressou à liderança da Liga Placard, beneficiando do desaire do Galitos Barreiro, embora o SL Benfica só este domingo entre em campo.

Atletas | Competições | Treinadores
8 JAN 2017

O desafio ficou marcado pela estreia do mais recente reforço “azul e branco”, Thomas Bropleh, que foi mesmo o melhor jogador da equipa, ao passo que o adversário açoriano caiu para o penúltimo lugar da classificação.

 

Também a Norte, mas em Guimarães, o Vitória SC sorriu pela quinta vez consecutiva, depois de bater o Sampaense Basket, lanterna vermelha do campeonato, por 86-76.

O Lusitânia vendeu bem cara a derrota no reduto do FC Porto, tendo discutido o resultado durante muito tempo.

Prova disso, no final do primeiro período verifica-se uma igualdade a 19 pontos, numa partida em que os campeões nacionais acabaram por desequilibrar na luta das tabelas e no acerto vindo do banco de suplentes.

No segundo quarto, os comandados de Moncho López dispararam, chegando ao intervalo com uma vantagem de 12 pontos (45-33), mas no regresso dos balneários, o Lusitânia entrou apostado em reverter a situação, realizando um terceiro período de grande nível (obtenção de 30 pontos), que deixou o resultado em 65-63 à entrada para os dez minutos finais.

A 8:17, o conjunto insular logrou mesmo empatar (69-69), mas um parcial de 10-0 favorável ao FC Porto resolveu praticamente a questão, guindo-o a um triunfo por 92-83.

Em termos individuais, nos “azuis e brancos”, há que salientar Thomas Bropleh (17 pontos e 12 ressaltos) e Sasa Borovnjak (21 pontos), enquanto no Lusitânia estiveram em melhor plano António Monteiro (30 pontos e 7 ressaltos) e Christopher Matagrano (20 pontos e 6 ressaltos).

 

Vitória SC soma e segue

A atravessar um momento muito positivo de forma, o Vitória SC obteve o quinto triunfo consecutivo, face ao Sampaense Basket (86-76), ascendendo assim ao terceiro posto da tabela.

O emblema minhoto esteve quase sempre na frente, chegando ao intervalo a vencer por 47-31, mas no último período não se livraria de um susto (81-76 a 2:12 do soar da buzina), mas os comandados de Fernando Sá acabariam mesmo por sorrir.

Quanto à estatística, na turma da cidade-berço, realce para João Balseiro (20 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) e Pedro Pinto (18 pontos e 3 assistências), ao passo que na formação de São Paio de Gramaços assumiram papel de relevo Andrew Guillory (17 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) e Hélder Carvalho (14 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências).

Atletas | Competições | Treinadores
8 JAN 2017

Mais Notícias