Quinta dos Lombos e SL Benfica na final da Taça da Federação
A Quinta dos Lombos e o SL Benfica estarão frente a frente na final da Taça da Federação, agendada para este domingo às 11h30 (transmissão n'A Bola TV), depois de baterem o Olivais Coimbra (68-66) e o GDESSA - Barreiro (63-66, após prolongamento), respetivamente, em dois jogos emocionantes.

Atletas | Competições | Treinadores
7 JAN 2017
A Quinta dos Lombos bateu o Olivais Coimbra por 68-66, na primeira meia-final da prova. As conimbricenses arrancaram mais fortes e, ainda no primeiro período, chegaram a liderar por sete pontos (9-16), mas um parcial de 8-2 favorável à equipa orientada por José Leite fez com que os dez minutos iniciais terminassem com um equilibrado 17-18. No entanto, a formação de Carcavelos transportou esse momento positivo para o segundo período e um parcial de 13-3 a abrir deu vantagem de nove pontos (30-21) à Quinta dos Lombos, vantagem essa que ainda aumentou até ao intervalo (38-27).
No regresso dos balneários, o conjunto dos Lombos abriu ainda mais o fosso e chegou a liderar por 14 pontos de diferença (46-32), mas o Olivais acordou e assinou um parcial de 2-17 para saltar para a liderança (48-49), com grande influência da norte-americana Ladondra Johnson, quer na defesa, quer no ataque. Até à buzina final houve muito equilíbrio, algumas mudanças na liderança e, a apenas 22 segundos do fim, Ramses Lonlack – reforço da Quinta dos Lombos nos últimos dias – marcou o cesto da vitória, até porque Mariana Silva acabaria por falhar um lançamento derradeiro.
Mais uma vez, a Quinta dos Lombos viveu da inspiração individual de Aleighsa Welch (17 pontos e 5 ressaltos), que se lesionou e está em dúvida para a final, e Rashida Timbilla (15 pontos e 4 ressaltos), embora Ramses Lonlack (9 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências), Carolina Escórcio (9 pontos e 4 ressaltos) e Marcy Gonçalves (7 pontos) também tenham estado em bom plano. Pelo Olivais, destaque para Ezinne Kalu (22 pontos e 5 ressaltos), Ladondra Johnson (15 pontos e 13 ressaltos), Michelle Brandão (13 pontos e 7 assistências) e Ortice Kabobo (7 pontos e 17 ressaltos).
Benfica precisa de prolongamento para vencer
O SL Benfica precisou de cinco minutos extra para levar de vencida o GDESSA-Barreiro por 66-63. As ‘encarnadas’ estiveram na frente desde o apito inicial e liderou a marcha do marcador durante todo o jogo, atingindo a maior vantagem do encontro – 13 pontos – no decorrer do segundo período. Apostando na ligação entre postes e conseguindo limitar as transições rápidas do conjunto orientado por Nuno Manaia, a equipa da Luz dominou a partida, mas não se livrou de um susto.
As atletas do GDESSA reduziram a diferença aos poucos e chegaram, mesmo, a saltar para a liderança no minuto final do tempo regulamentar. Foi aí que entrou em cena Luiana Livulo. A internacional portuguesa marcou o cesto do empate a 28 segundos do fim e, pouco depois, voltou a dar vantagem ao clube da Luz. No entanto, já com menos de 2 segundos, Nuno Manaia desenha uma reposição de bola que culminou com o cesto do empate, da autoria de Márcia Costa, ao som da buzina.
No prolongamento, o GDESSA até marcou primeiro, mas depois a ação da poste Carli Rosenthal na tabela ofensiva ajudou a decidir o encontro a favor das ‘águias’. Inês Viana (16 pontos, 5 ressaltos e 7 assistências), Luiana Livulo (12 pontos e 8 ressaltos), Carli Rosenthal (10 pontos e 12 ressaltos) e Joana Ramos (11 pontos) foram importantes na vitória do Benfica, enquanto Leonor Serralheiro (14 pontos), Eliana Cabral (12 pontos e 4 ressaltos) e Layne Murphy (9 pontos e 13 ressaltos) foram as melhores da equipa do Barreiro.
Final com transmissão n’A Bola TV
A grande final da competição, entre Quinta dos Lombos e SL Benfica, terá lugar este domingo, às 11h30, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra. A partida terá transmissão televisiva n’A Bola TV.