Lombos e Olivais defrontam-se nas “meias” da Taça da Federação
Quinta dos Lombos e Olivais Coimbra irão defrontar-se este sábado, a partir das 16 horas, em jogo correspondente às meias-finais da Taça da Federação, depois de terem vencido o CAB Madeira (65-51) e o AD Vagos (58-67).
Atletas | Competições | Treinadores
7 JAN 2017
Lombos decide no último período
Num desafio em que o equilíbrio esteve bem presente durante a maior parte do tempo, a Quinta dos Lombos acabou por vencer com mérito o CAB Madeira (65-51), beneficiando também de vários erros da turma insular, principalmente no quarto período.
E diga-se que o CAB até entrou melhor na partida, como se comprova pela vantagem de três pontos após os dez minutos iniciais (14-17), mas no quarto seguinte, a formação orientada por José Leite transfigurou-se, sendo de destacar a baixa eficácia madeirense em termos de lançamentos de dois pontos.
Como corolário da melhoria do Lombos, a equipa foi para o intervalo a vencer por 30-26, mas no regresso dos balneários ambos os conjuntos voltaram a nivelar-se, chegando-se ao derradeiro período com tudo em aberto (50-44).
Seria então nessa fase que tudo se decidiria, com a Quinta dos Lombos a disparar no resultado, tirando proveito também das já mencionadas falhas na finalização, do lado do CAB, o que se refletiu no resultado de 65-51.
Em termos individuais, na Quinta dos Lombos, há a destacar Rashida Timbilla (17 pontos e 10 ressaltos) e Aleighsa Welch (16 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências), enquanto no adversário insular assumiram o papel principal Maria Blazejewski (12 pontos e 5 ressaltos) e Catarina Mateus (15 pontos e 5 ressaltos).
Olivais superioriza-se ao Vagos em jogo intenso
Com um bom ambiente no Multidesportos Mário Mexia, o Olivais Coimbra, equipa da casa, venceu o AD Vagos por 58-67, num desafio muito intenso e marcado por várias alternâncias no marcador, traduzindo aquilo que se tem verificado ao longo desta temporada no basquetebol nacional feminino e o equilíbrio entre estas equipas, igualadas em termos pontuais na Liga.
A formação da cidade dos estudantes entrou bem no jogo, mas o adversário, orientado por João Janeiro, acabaria por nivelar as contas, chegando-se ao final do período inicial com o resultado em 10-14.
No segundo quarto, o Vagos conseguiu estar na dianteira, mostrando como iria criar dificuldades, sendo que à entrada para o intervalo o Olivais vencia por 27-28, vantagem essa de um ponto que se manteria até ao derradeiro período (43-44).
A incerteza quanto ao desfecho final foi-se instalando no pavilhão, mas numa altura em que se verificava uma igualdade a 52 pontos a 5:51 do soar da buzina, o Olivais aplicou um parcial de 0-7 que embalou em definitivo as comandadas de Paulo Santos para um saboroso apuramento, triunfando por 58-67.
Num encontro em que a ineficácia imperou no jogo exterior, os melhores desempenhos individuais pertenceram a Ezinne Kalu (26 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências) e Ladondra Johnson (19 pontos e 12 ressaltos), no Olivais, ao passo que no Vagos estiveram em evidência Daniela Domingues (14 pontos e 6 ressaltos) e Brandie Hoskins (10 pontos e 5 ressaltos).


