Ferry: «Temos potencial para sermos muito perigosos»
É um dos jogadores em melhor forma, na Liga Placard, e já foi autor de alguns dos melhores momentos da prova, até agora.

Atletas | Competições | Treinadores
23 DEZ 2016
Andrew Ferry, base do Vitória SC, vestiu a pele de herói e marcou os triplos, em cima da buzina final, que deram a vitória aos vimaranenses nos recentes encontros diante do Illiabum Clube e do SL Benfica. Falámos com o norte-americano, que revelou à FPB o segredo da sua eficácia nos momentos decisivos dos jogos.
Andrew Ferry está a cumprir a sua segunda época em Portugal e, depois de uma temporada em Barcelos, é agora o 'general' dos minhotos, dentro de campo. "Tenho gostado muito destas duas épocas, em Portugal. Sinto-me confortável desde o primeiro dia, primeiro em Barcelos e agora em Guimarães. Temos adeptos muito dedicados no Vitória SC e é uma honra fazer parte de uma organização tão especial", afirma.
Na opinião de Ferry, a Liga Placard é uma competição que está a crescer. "A Liga melhorou muito, de um ano para o outro. Tal como indicam os resultados da primeira volta, cada jogo é uma batalha, portanto temos que trabalhar duro e estar focados todos os dias, para termos sucesso", considera o base.
O atleta vitoriano faz questão de sublinhar o papel de Fernando Sá no seu rendimento. "Estou agradecido ao coach Sá. Individualmente, ajudou-me a melhorar as minhas capacidades e transmite-me muita confiança quando jogo. Do ponto de vista colectivo, a sua dedicação e o seu Q.I. basquetebolístico são evidentes, a cada dia. Tem uma postura calma, mas é ferozmente competitivo e esse desejo de ganhar passa para os jogadores", revela.
Os «buzzer beaters» frente a Illiabum Clube e SL Benfica são imagens que – garante Ferry – não vai esquecer. "Tive a felicidade de marcar esses dois lançamentos e são momentos que, definitivamente, vou recordar para sempre. Mais importante do que isso, os «buzzer beaters» significam que saímos vitoriosos. Penso que o segredo é a confiança dos meus colegas de equipa. Confiamos uns nos outros e, da próxima vez, pode ser outro a fazer o lançamento decisivo", refere Ferry, que acrescenta que é preciso contar com o Vitória SC para o que resta desta temporada. "Somos uma equipa muito talentosa e estamos focados em melhorar diariamente. Se continuarmos a crescer juntos, temos o potencial para sermos muito perigosos", termina.