Portugueses lá fora

Vitórias para Christophe da Silva, do CS Meaux (1.ª divisão francesa), e de Valter Mendes, poste do Lyon Métropole, que continua líder do 2.º escalão gaulês. O CP Mideba não conseguiu pôr termo à crise de resultados, mas deu bons indícios para a segunda volta da liga espanhola, obrigando o BSR Valladolid a suar para vencer. Ismael de Sousa não foi utilizado no clássico entre Briantea 84 Cantù e Santa Lucia, com a vitória a pender para os primeiros.

Atletas | Competições
3 FEV 2017

 

Nota: Foto gentilmente cedida por BSR Valladolid

Retoma da senda dos triunfos, em Lyon, para o conjunto local. O jogo não começou de feição para os lioneses, que encaixaram um parcial de 0-6, nos primeiros 3 minutos, mas a reação foi pronta e autoritária. Já com a “cambalhota” dada no marcador (19-14), os anfitriões entraram demolidores no 2.º período, ao adotar uma pressão a todo o campo, factor que viria a proporcionar inúmeras recuperações de bola, com consequente repercussão no marcador (41-23 ao intervalo). Com uma “almofada” de 18 pontos, a equipa de Ródano-Alpes manteve sempre o ascendente na partida e expandiu mesmo a vantagem para a casa das duas dezenas no final: 69-48. Prestação feliz do poste Valter Mendes, que em 10 minutos marcou 8 pontos. O próximo encontro será no dia 11 de fevereiro em Lyon, frente à equipa de Corbeil, conjunto em igualdade pontual, mas com um jogo a mais do que os lioneses, que mantêm a liderança.

No máximo escalão francês, o CS Meaux deslocou-se a Toulouse para bater com contundência a formação local. Bastará referir que, no primeiro período, a equipa do Norte francês construiu um parcial de deixar atónito qualquer seguidor da modalidade: 6-30. O português Christophe da Silva teve a oportunidade de mostrar o seu valor durante 20 minutos, durante os quais o atleta de classe 1 marcou 2 pontos. Bom presságio para o 3.º classificado da Nationale A, que disputará entre esta sexta-feira e domingo a fase preliminar da Euroliga 1 contra Thuringen Bulls, germânicos que são os atuais vencedores da Taça Andre Vergauwen (2.ª prova europeia de clubes mais importante), Ramat Gan (Israel), Varese (Itália) e Besiktas (Turquia). De salientar que os 2 primeiros classificados carimbarão a passagem para a Champions Cup (mais prestigiada competição continental), ao passo que o 3.º classficado terá como destino a Taça Andre Vergauwen, o 4.º a Taça Willi Brinkmann, enquanto o 5º e último classificado ficará fora das competições europeias.

Por seu turno, em Espanha, acordou tarde o Mideba Extremadura em Valladolid, e perante um adversário tão competente, o “adormecimento” acabou por se revelar fatal. A defesa frouxa no período inaugural, aliada às esperadas dificuldades em conter o jogo interior de Valladolid, ditaram desde logo uma distância quase irrecuperável (27-13 no 1.º período), mais ainda considerando a escassez do plantel dos pacenses. A partir daí a balança equilibrou-se, o 2.º período até foi favorável aos visitantes – 16-19 -, mas nunca Valladolid tremeu ou consentiu aos extremeños baixarem da importante barreira psicológica dos 10 pontos. No final, 66-53. Pedro Bártolo realizou um jogo conseguido, apontando 8 pontos, 4 assistências e registando também também 2 ressaltos e 1 roubo de bola. Recorde-se que as contratações de inverno (Eusebio Fernández, Jonathan Piñero, Gustavo Villafañe e Joel Gabas) só poderão envergar a camisola da equipa fronteiriça a partir da 2..ª jornada da 2ª volta, ou seja, a 11 de fevereiro, contra o Basketmi Ferrol. Este sábado, 4 de fevereiro, o CP Mideba receberá o Getafe BSR, com quem decidirá a última vaga na Copa do Rei, que terá lugar de 24 a 26 deste mês, em Oviedo.

Já em Itália, parece reerguer-se o Santa Lucia, depois da “extinção” deste histórico italiano, várias vezes campeão europeu, ter estado iminente. Contudo, o adversário do fim de semana era Briantea 84 Cantù, atual campeão do país transalpino, e o bom momento de forma não chegou. Durante 30 minutos, a equipa romana revelou capacidade para jogar de igual para igual, como ilustra o resultado de 41-39 com que se abordava o período derradeiro, mas aí a profundidade de banco e a qualidade de Cantù veio à tona. Ismael de Sousa, na sua primeira época ao serviço de Santa Lucia, não dispôs de qualquer minuto no encontro.

Atletas | Competições
3 FEV 2017

Mais Notícias