FC Porto vence no Barreiro e regressa à liderança da Liga Placard
Num dos grandes jogos do fim de semana, e que encerrou a jornada 17 da Liga Placard, o FC Porto levou a melhor na deslocação ao reduto do Galitos Barreiro, vencendo por 61-67, regressando assim ao comando do campeonato, ao passo que os donos da casa se encontram na quinta posição.
Atletas | Competições | Treinadores
29 JAN 2017
De referir que os “dragões” averbaram o quarto resultado positivo consecutivo, precisamente o inverso do Galitos, que ainda não conheceu o sabor da vitória em 2017.
Importa ainda destacar o triunfo caseiro do Sampaense Basket sobre o Maia Basket/Escape Forte por 89-74, num duelo entre os dois últimos classificados, e que permitiu a aproximação da turma de São Paio de Gramaços ao clube maiato.
O FC Porto tinha pela frente uma missão muito complicada no Pavilhão Municipal Luís Carvalho, onde apenas o CAB Madeira havia passado com êxito, mas a verdade é que os campeões nacionais passaram com distinção no teste, sendo que o Galitos nunca chegou a estar na frente.
Aliás, diga-se que o FC Porto se colocou desde cedo numa excelente posição, fruto de um primeiro período de grande qualidade, que se traduziu num avanço de 19 pontos (16-35).
Porém, no segundo quarto, os comandados de André Martins viriam a reagir, conseguindo recuperar no marcador, chegando-se ao intervalo com um resultado de 35-44.
No regresso dos balneários o FC Porto estabilizou, impedindo que o Galitos continuasse a atenuar distâncias, mas no derradeiro período a formação da Margem Sul do Tejo voltou a provocar calafrios, colocando-se mesmo a apenas quatro pontos de desvantagem (59-63) a 1:38 do soar da buzina, contudo insuficiente para reverter a situação.
Em termos estatísticos, nos "azuis e brancos", realce para Sasa Borovnjak (19 pontos, 5 ressaltos e 6 faltas provocadas), Thomas Bropleh (16 pontos, 7 ressaltos e 4 faltas provocadas) e Nicholas Washburn (13 pontos, 6 ressaltos e 4 roubos de bola), enquanto no Galitos deram nas vistas Jarred Jackson (15 pontos, 5 assistências e 7 faltas provocadas), Jacques Conceição (13 pontos, 4 assistências e 4 faltas provocadas) e Carlos Ferreirinho (10 pontos e 4 ressaltos).
Sampaense Basket ganha novo fôlego ao bater o Maia Basket
A jogar em casa, o Sampaense Basket alcançou a segunda vitória no campeonato, diante do Maia Basket/Escape Forte, por 89-74, aproximando-se assim da turma maiata na classificação.
No conjunto de São Paio de Gramaços estiveram em melhor plano Andrew Guillory (22 pontos, 9 ressaltos, 7 assistências, 4 roubos de bola e 7 faltas provocadas), Kenneti Mendes (14 pontos e 9 ressaltos), Dusan Ognjenovic (14 pontos e 4 ressaltos), Rui Nery (13 pontos e 4 assistências) e Diogo Gonçalves (11 pontos, 4 assistências e 3 roubos de bola), enquanto no Maia Basket há que ressalvar Nuno Marçal (33 pontos, 3 ressaltos, 4 roubos de bola e 9 faltas provocadas), Pedro Catarino (10 pontos, 4 assistências, 4 roubos de bola e 3 faltas provocadas) e David Gomes (8 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências e 3 faltas provocadas).


