Uma Taça ao alcance de quatro equipas
A Final Four da Taça de Portugal feminina joga-se este fim-de-semana no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, e junta quatro equipas com legítimas aspirações de levantar o troféu: GDESSA-Barreiro, Boa Viagem-Angra Açores, Olivais Coimbra e Quinta dos Lombos.

Associações | Atletas | Competições | Treinadores
10 MAR 2017
Aqui ficam alguns números relevantes e as declarações dos treinadores dos emblemas que vão marcar presença em mais um dos pontos altos da temporada.
GDESSA-BARREIRO
Palmarés: 2 Taças de Portugal (2003/04 e 2004/05)
Classificação atual: 6º (12 vitórias e 7 derrotas)
Figura: Márcia Costa (15.8 pts, 6.8 res, 3.7 as, 2.1 rb)
Declarações do treinador, Nuno Manaia: “A Grazulis é a jogadora que menos lançamentos falha na Liga e a Govan é um quebra-cabeças, pois faz tudo. Sabemos que temos que limitar a ação destas duas atletas se queremos seguir em frente. Estamos todos mais confiantes com a Kamilah no plantel, ela veio dividir as atenções dos adversários e permite que todas as outras jogadoras possam estar a um melhor nível. Esta época não tem havido lógica nenhuma para que possamos atribuir favoritismo a alguma equipa, sei apenas que queremos muito vencer este troféu. São quatro equipas muito equilibradas e qualquer uma pode vencer”
BOA VIAGEM-ANGRA AÇORES
Palmarés: —
Classificação atual: 2º (14 vitórias e 5 derrotas)
Figura: Alexis Govan (19.4 pts, 7.5 res, 3.9 as, 3.7 rb)
Declarações do treinador, Roberto Simões: “O valor do GDESSA é inquestionável. O seu timoneiro é um excelente treinador, é uma equipa que já está há algum tempo junta e já passou por diversas finais. Como tal, é uma equipa experimentada, apesar de ser jovem. Tendo o seu público a apoiar, claro que será uma mais-valia para o GDESSA. A Kamilah Jackson veio dar equilíbrio ao jogo do GDESSA. É uma excelente jogadora que no ano passado já tinha jogado no GDESSA, logo já conhece bem o grupo”
OLIVAIS COIMBRA
Palmarés: 2 Taças de Portugal (2008/09 e 2009/10)
Classificação atual: 1º (15 vitórias e 4 derrotas)
Figura: Ezinne Kalu (20.3 pts, 5.1 res, 4.8 as, 4.4 rb)
Declarações do treinador, Paulo Santos: “O primeiro lugar no campeonato retrata a excelente competição que temos vindo a fazer, com as jogadoras a fazerem o que se esperava delas e a superarem-se mesmo, a cada treino e jogo, porque só dessa maneira poderemos almejar a estar nos momentos de decisão das competições. Somos muito melhores agora do que no início da época e isso traduz esse trabalho realizado por todos. A Quinta dos Lombos é uma equipa de enorme valia com quem já perdemos, mas também já ganhámos esta época. Está recheada de bons valores individuais e está muito bem orientada”
QUINTA DOS LOMBOS
Palmarés: 1 Taça de Portugal (2010/11)
Classificação atual: 8º (10 vitórias e 9 derrotas)
Figura: Aleighsa Welch (15.9 pts, 7.4 res, 3.1 as, 1.2 rb)
Declarações do treinador, José Leite: “O Olivais tem provado estar a fazer uma boa época, com muita regularidade e qualidade. No entanto este é um ano em que tudo pode acontecer e face aos finalistas nesta prova, não creio que haja adversários melhores que outros. O momento de cada equipa vai ditar as opções. É uma equipa muito atlética, que sai bem para o contra-ataque. Também é forte nas penetrações e no jogo interior. Estamos a trabalhar para reduzir as margens de erro, ser mais rápidos nas reações e ter um melhor controlo da posse de bola”
Nota: As declarações de Nuno Manaia, Roberto Simões, José Leite e Paulo Santos fazem parte de uma série de entrevistas que estão disponíveis na newsletter semanal da FPB. Para subscrever a newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o melhor basquetebol nacional, clique aqui.