“Vamos preparar o jogo a pensar em ganhar sem rodeios nem justificações”

Illiabum Clube e SL Benfica disputarão esta sexta-feira, a partir das 18h30, o terceiro jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal Masculina, esperando-se emotividade no Multiusos de Gondomar.

Atletas | Competições | Treinadores
24 MAR 2017

Ricardo Vasconcelos, técnico da turma de Ílhavo, anteviu para a FPB este importante encontro, não esquecendo a análise feita também por Nuno Ferreira, treinador-adjunto dos “encarnados”, à BTV.

O Illiabum irá defrontar o SL Benfica, equipa que já derrotou esta temporada. Em que aspetos os seus jogadores terão que ser mais fortes para que se repita a receita? 

O Benfica tem uma equipa muito atlética e com vários jogadores desequilibradores! E assim sendo, é fundamental uma atitude defensiva coletiva muito coesa, bem como o domínio da tabela defensiva. Partindo desta ideia será mais fácil controlar o ritmo do encontro. Penso serem estas as premissas básicas para discutir o jogo.

Pensa que o facto do Illiabum não vencer desde que eliminou o FC Porto para esta mesma competição terá influência no jogo de sexta-feira?

Apesar do grupo ter plena consciência do momento que atravessa a equipa,  a verdade é que as dinâmicas numa competição são tão importantes como o talento. É um momento atípico, pois ter quatro atletas lesionados, sendo três deles estrangeiros e por terem pisado pés de adversários em situação de jogo, é no mínimo pouca sorte. Contudo, Taça é sinal de um jogo e tudo acontece em 40 minutos, não conta o antes nem o depois! Não nos vamos agarrar a desculpas para justificar nada, o Benfica é favorito, pois já o seria mesmo que o Illiabum jogasse com todos os atletas, e por isso vamos preparar o jogo a pensar em ganhar sem rodeios nem justificações, como o fazemos sempre!

Olhando para as equipas presentes na prova, o que espera da mesma? 

Equilíbrio! Apesar de ser uma competição diferente do campeonato, as equipas participantes já jogaram várias vezes umas com as outras à exceção do Terceira (Proliga) e sempre com resultados bastante discutidos.

Serão muitos os jogadores do Illiabum indisponíveis para a Final 8, tendo em conta a conhecida vaga de lesões? 

Todos os dias contam para recuperar lesões. Todas as sessões de fisioterapia, ginásio e piscina ajudam na melhoria dos atletas, e neste momento são os únicos treinos que alguns podem fazer. Vamos aguardar por sexta feira para ver.

 

Por seu turno, nas hostes do Benfica mora muito respeito pelo Illiabum, conforme analisou Nuno Ferreira, técnico-adjunto do clube, à BTV: “Esperamos um jogo extremamente difícil porque o Illiabum é uma equipa muito bem organizada e os últimos resultados têm demonstrado isso mesmo", alertou.

Atletas | Competições | Treinadores
24 MAR 2017

Mais Notícias