“Fomos indiscutivelmente a melhor equipa até ao momento”

Em entrevista à Newsletter da FPB, António Paulo Ferreira, treinador do Barreirense, projetou o playoff da Proliga e analisou aquilo que se jogou até agora, esta temporada, elogiando um grupo de trabalho que já garantiu a subida à Liga Placard.

Atletas | Competições | Treinadores
4 MAI 2017

 

Segue um excerto da entrevista, sendo que para lerem a mesma completa basta subscreverem aqui a nossa publicação.

O Barreirense confirmou o seu trajeto vitorioso na Proliga com a subida de divisão. Já foi assim alcançado o grande objetivo da temporada ou a mesma tem excedido as expectativas?
Tenho afirmado em várias ocasiões que não nos deslumbramos com vitórias, nem deprimimos com derrotas. Por isso as expetativas sempre estiveram colocadas ao nível daquilo que, em cada momento da época, pensávamos que era possível atingir. Obviamente à medida que a época foi avançando, percebíamos que podíamos competir cada vez mais para conseguirmos manter o lugar, que praticamente desde o início conquistámos nesta competição. Acabámos a fase regular com clareza no 1.º lugar e isso deixa-nos muito satisfeitos. Fomos indiscutivelmente a melhor equipa até ao momento, os resultados são claros e demonstram isso e estamos muito satisfeitos com o mérito que temos pelo facto de proporcionarmos ao Barreirense a possibilidade de voltar a competir nos grandes palcos do basquetebol nacional. Este resultado foi obtido com muita clareza, por mérito próprio.

Considera ter havido algum momento-chave esta época?
Há sempre momentos que ficam gravados ao longo de uma época tão longa como esta. Mas o momento mais importante foi a possibilidade de voltar a poder contar com jogadores do Barreirense, que sabem o que é jogar a este nível, que têm experiência de ganhar jogos e campeonatos pelo Barreirense e que sentem como ninguém o que é jogar por este clube. Se for possível destacar algum momento, então, que não existam dúvidas, foi o momento em que a equipa foi construída. A possibilidade de manter os jogadores fundamentais das últimas duas épocas e a chegada daqueles que, apesar de poderem ter andado por outros caminhos, nunca esqueceram, nem esquecem, o que é jogar neste clube, foi a chave para, hoje, podermos estar onde estamos.
 

E quanto à próxima temporada? Projeta um Barreirense forte na Liga Placard? O clube já se encontra a preparar este salto competitivo?

Não penso nisso de momento. Atualmente desfrutamos muito da excelente época que estamos a fazer e fazemos disso a criação das melhores expetativas para continuarmos muito competitivos. Não acho que tenhamos de antecipar preocupações enquanto ainda não o são. E essa – a de jogar na Liga Placard – ainda não é uma preocupação, nem para os treinadores nem para os jogadores. Por enquanto estamos totalmente focados na 1.ª eliminatória do playoff para podermos ter acesso à final da Proliga. Apenas isso. Mas o que sei e sinto é que o clube está empenhado, motivado a refletir e a perceber como melhor pode enfrentar este novo desafio. Não tenho o condão de adivinhar o futuro, não sei se o Barreirense vai ser forte na próxima Liga Placard. A noção de forte também depende dos outros, não só de nós próprios. Agora não tenho nenhum tipo de dúvida de que o Barreirense será um clube forte no contributo que vai continuar a dar ao desenvolvimento do basquetebol português, aliás como sempre tem dado. A próxima convocatória da Seleção Nacional de Portugal não a conheço, não sei qual é. Mas se nos lembrarmos das últimas convocatórias, vemos com muito orgulho que o nome do Barreirense está associado a muitos dos jogadores que têm representado o país. E por isso digo, o Barreirense vai continuar a ser muito forte no contributo, que de certeza, vai continuar a dar ao basquetebol em Portugal.

Atletas | Competições | Treinadores
4 MAI 2017

Mais Notícias