Ricardo Vasconcelos: “Profissionalismo e entrega das jogadoras é notável”

À semelhança das Sub20, também a Seleção Nacional de Seniores Femininas marcou presença no recente Torneio Internacional de Esposende, naquela que foi uma oportunidade para a equipa técnica liderada por Ricardo Vasconcelos observar atletas e testar conceitos.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
22 JUN 2017

No balanço da participação da principal equipa das quinas, o selecionador ficou satisfeito.

 

Para Ricardo Vasconcelos, "o principal objectivo foi ajudar na preparação das Sub20, bem como observar algumas atletas e a sua capacidade de assimilar conceitos em dez dias", sublinhando que "o grupo esteve motivado e 100% disponível para interpretar as ideias e os conceitos preparados para este estágio, quase todos de ataque, e o nível de profissionalismo e entrega das jogadoras foi notável".
 
"Quando nos juntamos em Novembro ou Fevereiro, recebemos atletas com ritmo de jogo e treino, algo que em Junho não acontece uma vez que o campeonato termina durante o mês de Abril ou, no máximo, no início de Maio. É, portanto, muito importante estar atento às cargas e ao tipo de exercícios que colocamos, uma vez que mais de 70% do grupo não tem hábitos de treinos bi-diários e mais de 90% do grupo não treinava há mais de 15 dias, o que faz com que apareçam muscularmente em perda. No entanto, o entusiasmo e entrega das atletas é soberbo", acrescenta o selecionador.
 
O treinador luso revela que a equipa técnica que lidera foi ambiciosa: "Devido ao momento e tempo de estágio, acreditamos que as ideias de ataque seriam as que mais facilmente poderiam ser assimiladas. Fomos ambiciosos na quantidade de conceitos e ideias que passamos e acredito que, em teoria, a maior parte delas foram interiorizadas. Na prática é difícil concluir. Como já vem sido habitual, o mais difícil de implementar é tudo o que envolve o lado contrário da bola, quer em ataque quer em defesa, visto ser uma das maiores lacunas que temos enquanto colectivo".
 
Ricardo Vasconcelos refere, ainda, que atinha como objetivo "proporcionar às Sub20 dois jogos de treino, estar próximos e partilhar algumas ideias de trabalho, o que aconteceu tal como planeado" e conclui que "o estágio foi conseguido e rentável".
 
Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
22 JUN 2017

Mais Notícias