Portugal de raça não resistiu às vice-campeãs da Europa
Foi um Portugal de raça, entrega, dedicação e compromisso que se viu este sábado, frente à atual vice-campeã europeia, num Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos com as bancadas muito bem compostas.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
8 JUL 2017
Ainda assim, a Seleção Nacional de Sub20 Femininos foi derrotada pela congénere de Itália por 55-59, no jogo de estreia da equipa das quinas no Europeu.
Numa partida em que ambas as equipas sentiram algumas dificuldades na altura de lançar ao cesto, fez a diferença a vantagem das italianas na luta das tabelas, uma vez que as transalpinas conquistaram mais 19 ressaltos do que as portuguesas (59/40) e, em especial, foram muito fortes na tabela ofensiva (24 ressaltos).
A equipa técnica composta por Eugénio Rodrigues, Ana Catarina Neves e José Araújo tinha pedido agressividade às atletas lusas nos dois lados do campo e estas corresponderam dentro das quatro linhas, conseguindo registar, por exemplo, o dobro dos pontos das italianas em situação de contra-ataque (14 contra 7).
Na equipa das quinas, sobressaíram Carolina Gonçalves (18 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 4 roubos de bola), Maianca Umabano (12 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento) e Isabel Costa (7 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento). Por seu turno, nas italianas, destaque para Olbis Futo Andre (10 pontos, 23 ressaltos, 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento) e Francesca Pan (16 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola).
No intervalo do encontro, teve lugar uma sentida homenagem ao malogrado Guilherme Pinto, antigo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Portugal voltará a entrar em campo este domingo (18h30), novamente no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, diante da Lituânia, que perdeu face à Letónia por 78-66. Na equipa letã sobressaiu Anna Dreimane (10 pontos, 10 ressaltos, 1 assistência, 3 desarmes de lançamento), ao passo que na Lituânia deu mais nas vistas Laura Juskaite (26 pontos, 12 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento).