Eugénio Rodrigues: “Temos que ser bastante agressivos na defesa e no ataque”

A dois dias da bola ao ar no Campeonato da Europa de Sub20 Femininos, que terá lugar de 8 a 16 de Julho em Matosinhos, é tempo de perceber com o que poderá contar a equipa das quinas nos jogos do grupo B, diante das congéneres de Itália, Lituânia e Letónia.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
6 JUL 2017

Em declarações ao site da FPB, o selecionador Eugénio Rodrigues antecipa a primeira fase da prova e faz um balanço da preparação do conjunto luso.

 

Na opinião de Eugénio Rodrigues, Portugal pode esperar muitas dificuldades na fase de grupos. "A Itália surge como favorita, com uma equipa muito equilibrada entre os centímetros e o talento. Tem experiência e até por isso será um candidato natural ao top-4. A Lituânia é um adversário que está junto desde meados de Maio, e combina igualmente o tamanho com o talento. Os jogos de treino realizados com Ucrânia e Itália Sub19 (a preparar o Mundial) deram-nos uma ideia que temos um adversário bastante forte também. Finalmente a Letónia, um obstáculo complicado desde sempre, com resultados sempre muito equilibrados connosco, com muito boas lançadoras e normalmente fortíssimas nas suas posições interiores, será em teoria o candidato natural ao segundo lugar do grupo, até porque, a par da Itália, estiveram no top-8 do último Europeu de Sub20", afirma o técnico.
 
Quanto à preparação da Seleção Nacional, o treinador que lidera a equipa técnica lusa não esconde que a agressividade dos dois lados do campo será ingrediente fundamental para um eventual sucesso. "Finda a preparação, ficamos com uma ideia bastante mais aproximada do nosso estágio de evolução relativamente àquilo que teremos de ser capazes de fazer para permanecermos na divisão A. Baseamos muito da nossa estratégia na condição física, pois teremos de ser bastante agressivos, quer no campo defensivo, quer no plano ofensivo. Retirar organização, tempo de ataque ao adversário e provocar algumas perdas de bola acrescidas serão aspectos fundamentais para nós. Depois, no plano ofensivo, a agressividade tem de lá estar igualmente e, se conseguirmos estar fisicamente aptos a fazê-lo, os últimos jogos que realizámos mostraram-nos que é possível atingir o nosso objectivo", considera.
 
Portugal estreia-se no Europeu este sábado, dia 8 de Junho (18h30), frente às italianas, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. No domingo, dia 9 (18h30), será a vez de medir forças com a Lituânia, também no CDC Matosinhos, e, para fechar a primeira fase, a equipa das quinas defronta a Letónia na segunda-feira, dia 10 (20h45), com este último jogo a ser disputado no Pavilhão Municipal de Guifões.
 
Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
6 JUL 2017

Mais Notícias