No caminhar está o ganho

Valentyn Melnychuk, técnico das selecções nacionais “A”, “B” e Sub20, dedicou o dia de hoje (dia 12) a trabalhar, no Pavilhão do Queluz, com várias dezenas de jovens da zona sul do país cujas prestações desportivas nos respectivos clubes e campeonatos têm merecido a sua atenção.

Seleções
12 JAN 2004

Assim, de manhã o treinador ucraniano recebeu os convocados da Selecção Nacional “B” e, à tarde, acolheu os jovens chamados à Selecção Nacional de Sub20. Observações atentas, treino de aspectos particulares do jogo, recomendações, conselhos e muitos estímulos constituíram a receita de Valentyn Melnychuk, auxiliado de manhã por Alberto Babo e, à tarde, por Jorge Bruno.

Manter os jovens na esteira de jogadores seleccionáveis para as equipas nacionais é um dos objectivos da equipa técnica nacional, reconhecendo o valor desportivo dos jogadores e estimulando-os a um permanente esforço de auto-superação. A criação da Selecção Nacional “B” e a reactivação da Selecção Nacional Sub20, que passou a ser contemplada no calendário competitivo europeu, são factores que preencheram uma lacuna de actividade competitiva do mais alto nível, que começa a dar os seus frutos. Entre outros exemplos, que se notabilizam nos respectivos clubes, atente-se nas integrações de Rui Mota e de Nuno Cortez na Selecção Nacional “A”, ao mesmo tempo que ganham condições para conquistar mais minutos de utilização no Porto Ferpinta e na Oliveirense, respectivamente. Ao jovens dos dois grupos convocados demonstraram grande entusiasmo no trabalho proposto por Valentyn Melnychuk, que acredita nos efeitos positivos desta actividade sistemática na atitude dos jogadores perante a carreira de jogadores. No próximo dia 19 de Janeiro, acção idêntica terá lugar para os jogadores da zona norte do país.No horizonte mais imediato poderá estar a participação de uma representação jovem portuguesa num torneio internacional na zona de Bordéus, em França, para onde Valentyn Melnychuk poderá deslocar um conjunto misto composto por jogadores das selecções nacionais “B” e de Sub20, tendo em conta que esta última terá compromissos europeus em 2005.

Seleções
12 JAN 2004

Mais Notícias