Supremacia espanhola na XIX edição do Torneio Internacional de Lisboa
O Mideba Extremadura conquista Torneio Internacional de Lisboa.

Competições
29 SET 2019
O Mideba Extremadura, da División de Honor – 1ª liga espanhola – venceu com facilidade as formações nacionais da APD Lisboa, a anfitriã, a APD Braga, tetracampeã nacional, e os conterrâneos Basketmi Ferrol, equipa dos internacionais Pedro Bártolo, Luís Domingos e José Miguel Gonçalves, do 2.º escalão do país vizinho, o que significou a conquista do Torneio Internacional de Lisboa (TIL), evento importante de basquetebol em cadeira de rodas (BCR).
Ângelo Pereira, também de partida para o BCR espanhol, onde irá representar no mesmo escalão os catalães do Global Basket, despediu-se em grande ao arrecadar o troféu MVP. O britânico George Bates, do Mideba, foi o melhor marcador e, precisamente, o emblema da Extremadura levou o prémio Fairplay.
Ex-libris do BCR nacional, o Torneio Internacional de Lisboa correspondeu às expectativas mais exigentes e voltou a oferecer bons espetáculos da modalidade. Apesar de quatro níveis distintos, vincados pela diferença dos marcadores, a XIX edição do TIL saldou-se como amplamente positiva para todos.
A APD Lisboa proporcionou a espaços réplicas assinaláveis face à APD Braga e até ao Basketmi Ferrol, denotando uma organização crescente e rotinas ofensivas capazes de pôr em sobressalto equipas de patamares acima.
A competição foi ainda o ensejo perfeito para a estreia de Filipe Nogueira, que assinou os seus primeiros pontos com a camisola dos lisboetas, e para a despedida de Ângelo Pereira (2.5), consagrado MVP.
O capitão da Seleção Nacional de Sub23 embarca na sua primeira experiência fora de portas já esta terça-feira, data em que ruma à Catalunha e à sua nova equipa, Global Basket, de Sabadell.
Na perspectiva bracarense, apesar das muitas baixas, lote em que sobressaem Filipe Carneiro (2.0), Henrique Sousa (1.0) e Gabriel Costa (4.0), a prova permitiu colher outros dividendos, rendendo a estreia a marcar de Hélder Moreira (4.5) e o desafio de formar um cinco inicial apenas com dois “grandes” (atletas de pontuação superior), entre Jorge Palmeira (2.5), Márcio Dias (4.5) e Rafael Azevedo (4.0), o que solicitou espírito de entreajuda em dose dupla.
Contra o Basketmi Ferrol, os comandados de Ricardo Vieira obrigaram os galegos a abdicar das rotações de forma a preservar o controlo do jogo e a vitória final.
A equipa de Pedro Bártolo (2.5), Luís Domingos (2.5) e José Miguel Gonçalves (3.0) deu mostras de alguma irregularidade no Torneio, natural em virtude do pouco tempo de trabalho conjunto, mas demonstrou o seu potencial ao rubricar uma exibição de luxo frente ao Mideba Extremadura, favorito incontestado do torneio.
A formação de Badajoz, participante com tradição no TIL, apresentou-se com cinco internacionais ingleses – Ben Fox (3.5), Abdi Jama (1.0), Phil Pratt (3.0), George Bates (4.5) e Gregg Warburton (2.0) – (campeões da Europa no verão passado e campeões do mundo em 2018, com exceção para Ben Fox no último caso), a jovem promessa holandesa, Jelmer van Brunschot (4.5), o internacional colombiano Joimar Granados (2.5) e Pery Hidalgo (1.5), o único espanhol do plantel.
Sem surpresa, os pupilos de Jorge Borba Cintas, que ambicionam a conquista da melhor liga profissional do mundo, bateram sem dificuldades a concorrência e maravilharam os presentes com a intensidade e propensão coletiva do seu jogo. George Bates (4.5), melhor marcador da División de Honor na época transata, foi igualmente o atleta mais certeiro desta edição do TIL.
Jogo 1 – APD Lisboa 38-81 Basketmi Ferrol
Jogo 2 – Mideba 100-33 APD Braga
Jogo 3 – Basketmi Ferrol 70-45 APD Braga
Jogo 4 – Mideba 98-28 APD Lisboa
Jogo 5 – APD Braga 70-45 APD Lisboa
Jogo 6 – Basketmi Ferrol 46-70 Mideba
Classificação
1.º – Mideba Extremadura
2.º – Basketmi Ferrol
3.º – APD Braga
4.º – APD Lisboa
Nota: Fotos de Pedro MF Mestre | AMMAgazine.pt