Guifões e Vitória SC procuram entrar no caminho dos bons resultados
Carolina Ferreira e Filipa Barros falam sobre embate da Liga Betclic Feminina
Atletas | Competições
19 NOV 2021
O Guifões SC recebe o Vitória SC este domingo, a partir das 11 horas, num jogo da 8.ª jornada da Liga Betclic Feminina que tem transmissão na FPBtv e n’A Bola TV. As jovens Carolina Ferreira e Filipa Barros, atletas do emblema matosinhense e das “conquistadoras”, respetivamente, abordaram um encontro que opõe equipas que procuram fugir ao últimos lugares da classificação.
Do lado guifonense, Carolina Ferreira examina o adversário: “O Vitória SC tem um plantel bastante aguerrido. Junto a isso, eu acho que uma das suas características mais fortes é a eficácia no jogo exterior”, afirma.
O Guifões ainda procura o primeiro triunfo, mas a extremo-poste ressalva o espírito do grupo de trabalho: “A nossa equipa não é tão forte fisicamente como as outras no campeonato, logo o que não pode faltar é a defesa, comunicação agressiva e a garra guifonense que temos demonstrado, na minha opinião em todos os jogos. Apesar dos resultados, lutamos sempre até ao fim”, destaca.
A jogadora de 16 anos indica o caminho para o Guifões subir de rendimento: “Tendo em conta que somos a equipa mais jovem a competir na Liga, acho que temos muita margem para evolução. No entanto, os aspetos em que acredito que a nossa equipa deve melhorar passam por reduzir os turnovers, ser mais fortes no ressalto, nomeadamente nos bloqueios defensivos devido à diferença de estatura, e melhorar a nossa eficácia de lançamento. A evolução acontece de forma gradual e contínua. Acho que evoluímos bastante desde o nosso primeiro jogo, tanto individualmente como em equipa”, refere.
Carolina Ferreira salienta a importância de já atuar no principal campeonato sénior: “Em termos individuais, ter começado a jogar na Liga é desde já uma grande motivação. Poder partilhar as quatro linhas com muitos dos meus ídolos é uma inspiração para querer trabalhar e evoluir cada vez mais para poder fazer a diferença e ajudar a minha equipa a alcançar os seus objetivos”, conclui.
Já Filipa Barros deixa o alerta para este embate: “O principal perigo do Guifões, acredito eu que virá da enorme vontade que deve ter para obter a primeira vitória, ainda por cima agora que se reforçou com duas atletas estrangeiras”, avisa.
A base de 17 anos fala sobre o atual momento do emblema minhoto, ainda só com um triunfo: “É verdade que, para já, só ganhámos um jogo, por isso encararemos esta partida como todas as outras, mas cada vez com mais vontade de vencer, por isso acredito que este seja o momento ideal para voltarmos aos bons resultados. Não por ser o Guifões, mas sim por ser o próximo jogo. Acho que aquilo que nos tem faltado, ao longo da época, para ganharmos com mais regularidade é alguma falta de consistência durante o jogo, que não nos permite manter sempre um nível elevado. O nosso principal objetivo é sempre o título, mas neste momento é ganhar o jogo seguinte”, aponta.
Filipa Barros chegou esta época a Guimarães, algo que descreve como muito positivo: “Esta experiência em Guimarães tem sido incrível. Fui recebida da melhor forma possível e estou a adorar. Treinar com algumas das melhores jogadoras portuguesas e americanas de um nível muito alto, só está a ajudar-me a crescer, tanto a nível basquetebolístico como pessoal”, afirma.
A jovem internacional portuguesa vai voltar a uma casa que bem conhece, em Guifões, o que lhe diz bastante: “Representei o Guifões durante toda a minha vida, foram 13 anos a jogar naquele pavilhão. Como é óbvio, vai ser sempre uma sensação especial para mim, mas quando entrar dentro do recinto acredito que vou encarar de igual forma como se estivesse a jogar noutro sítio”, responde Filipa Barros.


