Portugal inicia Europeu de sub20 femininos esta sexta-feira

Antevisão com José Araújo, Eva Carregosa, Inês Vieira e Leonor Paisana

Seleções
5 JUL 2022

Três anos depois, um momento especial, com o regresso dos Europeus jovens. A Seleção Nacional de sub20 femininos, integrada na Divisão A depois da exclusão da Rússia, é a primeira equipa portuguesa a entrar em ação.

Portugal integra o grupo D e vai defrontar a Irlanda (sexta-feira, 14h15, transmissão aqui), Letónia (sábado, 12h) e a Sérvia (domingo, 12h30)

Marcámos presença num dos últimos treinos da formação lusa, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, antes da partida para a Hungria, onde falámos com José Araújo (selecionador nacional) e com as atletas Eva Carregosa, Inês Vieira e Leonor Paisana.

José Araújo deixa elogios às suas atletas e não hesita na hora de apontar a meta para este Campeonato da Europa: “A equipa que nós conhecemos menos é a Irlanda. Teve uma boa geração de sub18, mas com a pandemia perderam-se um pouco as referências. Conhecemos a Letónia e a Sérvia, que são sempre equipas de topo europeu. Quanto à Irlanda, estamos a colecionar o máximo de informação possível, até porque é o nosso primeiro jogo. A preparação para a competição estava muito bem feita, mas faltaram-nos momentos de jogo, porque ao passarmos para a Divisão A a nossa programação mudou um pouco. Teríamos partidas frente à Grécia e Irlanda, mas a equipa irlandesa não quis defrontar-nos porque seríamos adversários. O Torneio de Pombal foi muito bom para nós, contra equipas de Divisão A, ganhámos duas vezes à Lituânia. Contra a Polónia e a Chéquia percebemos que somos capazes de competir. Falta-nos alguma coisa ainda, colocaram-nos muitos problemas físicos, mas já estávamos à espera disso. Mas foi ótimo ao nível de trabalho. A nossa equipa é muito homogénea, não temos jogadoras muito altas. A trabalhar são fantásticas, não tenho nada a apontar. Somos uma equipa que vai ter de andar muito no campo inteiro, com posses de bola um pouco mais curtas. Mas trabalhar com elas é um prazer. O nosso objetivo específico e claro é a manutenção na Divisão A”, afirma.

Já Eva Carregosa é o rosto do contentamento por representar a Seleção: “Estamos com vontade de disputar a Divisão A. Temo-nos preparado bem, frente a equipas à altura, temos trabalhado para isso. Está tudo em forma para tentarmos fazer algo de interessante e causar umas surpresas. É sempre bom ver o nosso trabalho diário recompensado, e ao serviço da Seleção Nacional é outra coisa. Depois deste tempo de paragem, sem Europeus e não podendo vestir a camisola de Portugal, é uma sensação ótima este regresso”, aponta.

Por seu turno, uma das “emigrantes” da turma das quinas, Inês Vieira, apresenta-se confiante: “Em Pombal fomos inconstantes nos dois primeiros jogos, mas na terceira partida, contra a Lituânia, melhorámos. Somos uma equipa muito nova, mas várias atletas têm experiência internacional. Vai correr bem, temos de estar confiantes. Estamos desejosas de que o Europeu comece. Vai ser difícil, mas será muito bom para nós. Este grupo é muito trabalhador, somos muito chegadas. Ganhei experiência nos EUA e vou poder fazer uso da mesma no Europeu”, diz.

Leonor Paisana, que também alinha nos EUA, afirma estar pronta para este desafio: “Sinto que este mês foi muito duro com os treinos, mas estamos preparadas. Estamos ansiosas por poder voltar a jogar um Europeu. Toda a gente se esforça, com muito suor e sacrifício. Estou mais preparada, os EUA trouxeram-me experiência. A qualidade e quantidade de trabalho ajudaram-me”, assegura.

A equipa técnica, constituída pelo já mencionado José Araújo e pelos seus adjuntos, Pedro Dias e Fátima Freitas Silva, convocou as seguintes jogadora para esta prova:

– Ana Barreto (SL Benfica)
– Beatriz Santos (Quinta dos Lombos)
– Carolina Moura (CPN)
– Eva Carregosa (Olivais FC)
– Filipa Barros (Vitória SC)
– Inês Vieira (University Utah – EUA)
– Jéssica Azulay (SC Braga)
– Leonor Paisana (Winthrop University – EUA)
– Maria Cruz (SL Benfica)
– Maria Gonçalves (GDESSA)
– Mariana Cegonho (CB Queluz)
– Sara Peres (CPN)

Seleções
5 JUL 2022

Mais Notícias