“O ano de 2022 está a ser extremamente desafiante”

Bruno Fangueiro, presidente da AB Aveiro, em discurso direto por ocasião dos 90 anos da entidade

Associações
23 NOV 2022

A Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA) comemorou 90 anos esta segunda-feira. Para assinalarmos a data entrevistámos Bruno Fangueiro, presidente da entidade desde 2020.

Bruno Fangueiro destaca o aumento de do número de jogadores na Associação: “A cada fase da época fazemos sempre o comparativo dos dados finais da época anterior, mas mais importante do que isso, no comparativo homólogo. Em relação ao mesmo período do ano anterior registamos, à data um aumento de 198 atletas, o que nos dá bons indicadores de continuarmos a crescer da forma sustentável. Importa destacar que estes resultados se devem ao trabalho e dedicação dos clubes. São os clubes que, através da sua dinâmica, dedicação e da capacidade de resposta junto das suas comunidades, atraem e fixam os atletas no basquetebol”, elogia.

O dirigente continua a valorizar o trabalho dos clubes e aborda várias iniciativas: “A época 2022-23 tem decorrido com total normalidade. Não só em Aveiro, como considero que a nível nacional, devemos destacar a grande capacidade que os clubes demonstraram nos anos de pandemia ao manterem os atletas ligados a si e à modalidade, num enorme esforço de se reinventarem. A normalidade que vivemos hoje deve-se, em grande medida, à dedicação e empenho dos dirigentes e dos treinadores, para eles o nosso agradecimento. O ano de 2022 está a ser extremamente desafiante para a AB Aveiro. Tínhamos previstas algumas iniciativas, englobadas nas comemorações dos 90 anos da ABA, que queríamos promover, mas o Programa de Apoio a Projetos Associativos, promovido pela FPB, fez com que tivéssemos de antecipar alguns projetos que tínhamos previstos só para o próximo ano. Destacaria o projeto 2010 e 2011, a formação de dirigentes, que iniciará em breve, e a manutenção e consolidação do projeto de treino dos árbitros. Estes projetos assumem-se, para nós, como prioritários pelo impacto positivo que consideramos que têm na melhoria e incremento de qualidade no nosso basquetebol”, afirma.

Ao olhar para o futuro, Bruno Fangueiro elenca este objetivo: “A Associação de Basquetebol de Aveiro é os seus clubes. Nesse sentido, o nosso grande objetivo é o de conseguirmos proporcionar as melhores condições aos nossos clubes para que cresçam, se desenvolvam, sejam sustentáveis e competitivos, contribuindo assim, não só para o crescimento do basquetebol em Aveiro, como a nível nacional”, projeta.

Em jeito de retrospetiva para estes 90 anos, Bruno Fangueiro salienta o peso do basquetebol na região: “Como pode imaginar, são 90 anos de uma das Associações onde mais se vive o basquetebol. Aveiro é um distrito, em grande parte, dedicado ao basquetebol.Ttemos várias cidades em que o basquetebol é a principal modalidade.
Destacar um ou outro feito seria sempre injusto para com tantos e tantos feitos que foram alcançados ao longo destes 90 anos. Importa realçar é todos aqueles que contribuíram para esta história, desde os Dirigentes, aos treinadores, atletas, juízes, seccionistas, funcionários, adeptos, famílias e a todos aqueles que, voluntária e anonimamente, por amor ao seu clube, fazem com que o basquetebol seja esta modalidade que tanto nos apaixona”, finaliza.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial da Associação Basquetebol Aveiro ABA

Associações
23 NOV 2022

Mais Notícias