Número recorde: 30 mil atletas federados em Portugal

Fasquia dos 30 mil praticantes inscritos na FPB ultrapassada pela primeira vez

Associações | Atletas | Formação | FPB
22 MAI 2023

O basquetebol está de parabéns! Pela primeira vez na história da modalidade em Portugal, foi ultrapassada a fasquia oficial de 30 mil praticantes federados. Se, a este número, forem somados os praticantes dos projetos Jr. NBA, Circuito Nacional de 3×3, Desporto Escolar e os diversos torneios de 3×3 organizados a nível regional por todas as Associações do país, a FPB estima que existem cerca de 45 mil atletas envolvidos em todas as competições, projetos e atividades do basquetebol nacional.

Na opinião de Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, este é um marco muito importante e o mérito é de todos os agentes da modalidade. “É um número histórico, mas queremos subir mais. É um trabalho diário notável dos clubes na captação de mais praticantes, mas também das condições para os fidelizar à modalidade. Os programas e as atividades da FPB, e enquadramento dos mesmo que é dado pelas Associações Distritais/Regionais por todo o país, são fatores muito importantes para que os clubes se sintam apoiados no seu trabalho diário”, sublinha o responsável federativo, que salienta o esforço feito por todos os agentes da modalidade durante a pandemia de covid-19.

“Não podemos deixar de frisar o trabalho que os treinadores da formação tiveram durante a pandemia, com treinos online, sempre a motivar os jovens atletas, o que evitou uma queda acentuada do número de praticantes durante esse período. Não há dúvida que a promoção da modalidade tem sido uma aposta muito forte da FPB, com as muitas transmissões televisivas em canal aberto, a FPB TV, o 3×3 a aparecer cada vez mais nas ruas e, por último mas não menos importante, a entrada do Neemias Queta para a NBA. São tudo fatores que têm ajudado muito a que, nestas duas épocas, tenhamos batido o recorde de praticantes”, afirma o DTN.

Satisfeito, mas não conformado, Nuno Manaia acredita que a tendência é de crescimento: “O que os números nos dão a entender é que podemos continuar a crescer. Desta subida de cerca de 2500 praticantes em relação à época anterior, 800 são Sub-14, ou seja, já não estão propriamente numa fase de experimentação do basquetebol e muitos deles já estarão fidelizados”.

 

Associações | Atletas | Formação | FPB
22 MAI 2023

Mais Notícias