Sporting e Oliveirense entram a vencer nos playoffs da Liga Betclic Masculina
FC Porto x Imortal LUZiGÁS encontram-se amanhã para encerrar a ronda dos Jogos 1

Competições
10 MAI 2025
Sporting CP e UD Oliveirense juntam-se ao SL Benfica como as equipas que venceram o Jogo 1 dos quartos de final dos playoffs da Liga Betclic Masculina. Os leões bateram os Galitos do Barreiro e os oliveirenses deixaram por terra os eternos rivais de Ovar, num sábado (11 de maio) de muita emoção nas bancadas do João Rocha e do Dr. Salvador Machado.
Sporting CP 90-79 Galitos BARREIRO
Entre 3.º e 6.º classificado da fase regular, foram mesmo os leões que, a aproveitar o fator-caso, se impuseram no Jogo 1 de um matchup que já se esperava muito físico e com uma enorme luta debaixo das tabelas. Com 47 ressaltos leoninos contra 35 do Galitos (além de 18 pontos após ressalto defensivo contra apenas nove dos barreirenses), a estatística comprova qual o fator-chave para levar de vencida esta série.
Os comandados de Luís Magalhães entraram melhor na partida, com um fulminante parcial de 20-6 em cinco minutos (31-12 no final do quarto), impulsionados pelas grandes exibições do MVP Timothy Guers (29pts, 7/14 3P, 7res, 4ast – 31val) e do base internacional português Diogo Ventura, com 20 pontos. Do outro lado, Miguel Correia, com 24 pontos, foi o mais lutador do coletivo de Henrique Pina, com Rog Stein muito perto do duplo-duplo (15pts, 9res) e também ele a carimbar uma boa exibição.
Os Galitos ainda se conseguiram aproximar no marcador ao vencer o segundo quarto (18-23), mas os leões voltaram a entrar mais fortes no regresso dos balneários (25-21). O último quarto caiu para os forasteiros (15-23), já perante o domínio verde e branco da partida.
Leões e Galitos reencontram-se agora dia 15 de maio, quinta-feira, no Barreiro, para o Jogo 2 dos quartos de final, a partir das 21 horas.
UD Oliveirense 87-74 Ovarense GAVEX
Os vareiros foram a Oliveira de Azeméis sem Render Woods para “vingar” a derrota imposta pelos anfitriões nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, que também estavam sem o MVP do passado domingo, Onno Steger. O equilíbrio e a rivalidade histórica saem sempre ao de cima neste Clássico do distrito de Aveiro e, desta feita, não foi excepção.
Os anfitriões entraram a ganhar (25-18 e 17-16), mas a resposta da Ovarense Gavex foi urgente e perentória, vencendo o terceiro quarto (19-20) mas sem conseguir contrariar a vantagem caseira ao intervalo, de oito pontos, e sucumbindo no quarto (26-20). E muito lutaram Delaney Blaylock e Gustavo Teixeira, com 22 e 21 pontos, respetivamente. Mas, do outro lado, estiveram imparáveis o MVP Deontae Hawkins (17pts, 10res – 33val), Danjel Purifoy (16pts) e Malik Morgan, que até sensivelmente três minutos do fim levava então apenas cinco pontos marcados, mas que foi o verdadeiro herói dos últimos minutos para o coletivo de João Figueiredo.
Com três triplos fundamentais para controlar o marcador para os oliveirenses, o extremo vê agora a sua equipa a chegar ao jogo “fora” com vantagem: oliveirenses e vareiros reencontram-se agora dia 14 de maio, quarta-feira, em Ovar, para o Jogo 2 dos quartos de final, a partir das 21 horas.
Ver esta publicação no Instagram
Mas antes, ainda falta disputar o encontro entre FC Porto e Imortal LUZiGÁS, que, amanhã, pelas 18 horas, irá encontrar quem se juntará ao SL Benfica, Sporting CP e UD Oliveirense nas equipas que chegam ao Jogo 2 com um registo vitorioso nestes playoffs da Liga Betclic Masculina. Transmissão FPBtv e A Bola TV.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.