Federações, Associações e Clubes “convocados” para ação de capacitação sobre a Violência Doméstica e contra as Mulheres

Inscrições abertas até 3 de junho

FPB
26 MAI 2025

No âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual – 2018 – 2030 (ENIND), em particular do Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (PAVMVD), a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, irá promover uma ação de capacitação no domínio da Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica – Melhorar a Intervenção, Promover a Prevenção, dirigida a federações desportivas, associações desportivas e clubes desportivos.

O sector do desporto é um sector estratégico no âmbito do PAVMVD, como se lê em nota de imprensa, estando por isso previsto o seguinte objetivo estratégico: “Prevenir e erradicar a tolerância social às várias manifestações da VMVD, conscientizar sobre os seus impactos e promover uma cultura de não violência, de direitos humanos, de igualdade e não discriminação”, que será concretizado, entre outras medidas, através da “Capacitação para a prevenção da VMVD, nomeadamente dirigida ao setor da economia social”, onde se identificam as federações e associações desportivas.

As federações e associações desportivas e clubes desportivos podem atuar concretamente na prevenção e na resposta à violência contra as mulheres e doméstica através da formação, sensibilização e implementação de protocolos de atuação.

A ação terá lugar no dia 5 de junho, das 14 às 17 horas, no formato online, e será dinamizada por Ricardo Loureiro e Rute Azevedo, do Núcleo de Violência Doméstica e Violência de Género da CIG.

As inscrições realizam-se até dia 3 de junho através do seguinte link.

Esta ação terá como base as orientações e recomendações previstas no Guia Requisitos Mínimos para Programas e Projetos de Prevenção Primária da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica e Guia de Intervenção Integrada com Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, ambos produzidos pela CIG. Estes Guias pretendem ser recursos ao dispor de qualquer entidade que pretenda iniciar ou melhorar a sua intervenção no contacto e no trabalho, ao nível da prevenção e intervenção na violência contra as mulheres, violência doméstica e de género.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

FPB
26 MAI 2025

Mais Notícias