De regresso a Paços de Ferreira: está a chegar a XIII Festa Nacional do Minibasquete
De 2 a 6 de julho, as 21 Associações de Basquetebol do país competem entre si no escalão de Sub12

Festa do Minibasquete | Minibasquete
28 JUN 2025
Uma festa é uma festa. E em Paços de Ferreira esta faz-se há 13 anos. Os mais novos da nossa modalidade vão voltar a estar reunidos, com muita competição (e diversão) à mistura. Há muitos jogos, arraial, piscina e visitas surpresas, com cerca de 500 atletas “de todo o país” a “terminar ali o seu percurso no Minibasquete”.
É a Festa Nacional do Minibasquete (FNMB), a 13.ª, e o vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Miguel Pereira, não podia estar mais orgulhoso. Já esteve “em muitas” edições da Festa e tem acompanhado de perto a sua evolução, e acredita portanto que “o balanço é positivo. No mínimo, é absolutamente indispensável que se faça”, frisa, aliás.
Até porque é na FNMB que despontam os pequenos talentos. O dirigente recorda-se de vários nomes que passaram pela Festa, incluindo alguns dos atuais Linces, como Francisco Amarante ou Vladyslav Voytso. É também a partir desta tenra idade (Sub12) que se pode “avaliar se estamos a trabalhar no caminho certo ou não” e a detetar talentos futuros para as Seleções Nacionais.
(O progresso, aliás, tem sido constante, com o ideal de aproximar o jogo Sub12 ao Sub14 [com equipas de 12 jogadores, campos maiores e o convencional 5×5 no lugar do 4×4, fruto igualmente “do trabalho dos clubes e associações]).
Claro que nem todos os atletas a participar na FNMB serão jogadores de alto nível. Isso não preocupa Miguel Pereira: “Se alguns não ficarem fidelizados como praticantes, que possam ficar fidelizados como treinadores, como árbitros”, como participantes ativos e entusiastas numa Festa onde se quer “cultivar, incentivar um ambiente saudável à volta do Basquetebol, de bons comportamentos, de boas atitudes, de respeito, de fair-play”.
Fair-play esse que Nuno Manaia, Diretor-Técnico Nacional, tem o prazer de explicar que será n novidades, como a introdução do prémio fair-play, cartazes e também alguns áudios preparados para serem ouvidos durante o dia, nomeadamente dirigidos às bancadas, pois por vezes no desporto é preciso chamarmos as pessoas à razão. Isto é algo que nos preocupa e que vamos lançar nesta Festa do Minibasquete, mas vai ser aplicado noutros eventos.
Portanto, o Minibasquete regressa à Capital do Móvel, de onde nunca saiu esta Festa, para mais um ponto alto de cooperação entre a FPB e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira. “Um apoio excecional, porque os colaboradores da Câmara também têm uma capacidade de trabalho muito boa e uma disponibilidade e um grande empenho para que a Festa corra muito bem”, conclui Miguel Pereira.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.