Portugal cai de pé no duelo ibérico e luta agora por um lugar entre a 5.ª e a 8.ª posição no Mundial Sub19F

Seleção Nacional volta à ação já amanhã

Seleções Jovens
18 JUL 2025

Portugal disputou esta sexta-feira, pela primeira vez na sua história, os quartos-de-final do Campeonato do Mundo Sub19 Feminino, frente à poderosa seleção espanhola, atual número dois do ranking mundial da FIBA nos escalões jovens femininos. A presença nesta fase da competição representa já a melhor classificação de sempre de uma seleção portuguesa nesta categoria, consolidando um momento histórico para o basquetebol nacional.

A partida teve início com ascendente da formação espanhola, que conseguiu construir uma vantagem de oito pontos no primeiro quarto (14-22). No segundo parcial, a Seleção Nacional reagiu com maior consistência ofensiva e equilíbrio nas transições, embora a diferença mínima no parcial (18-19) mantivesse Portugal em desvantagem ao intervalo, com o marcador a registar 32-41.

Ao intervalo, o selecionador Agostinho Pinto apelou à entrega total e ao aumento da intensidade defensiva e capacidade de disputa nas bolas divididas. As palavras do técnico surtiram efeito, com a formação lusa a superiorizar-se no terceiro período (11-6), reduzindo a desvantagem para apenas quatro pontos antes do arranque do quarto decisivo.

Os últimos dez minutos foram disputados com enorme entrega e emoção. A Seleção Nacional deixou em campo “tudo o que tinha e não tinha”. Num ambiente vibrante e com forte apoio dos adeptos portugueses na Starez Arena Vodova, as atletas nacionais lutaram até ao fim, mas por não ser suficiente para triunfar perante a Espanha, que venceu o encontro por 58-68.

Clara Silva voltou a evidenciar-se, assinando mais uma exibição de grande nível, com 23 pontos, sete ressaltos, quatro assistências e quatro desarmes de lançamento (22 de valorização). Destaque ainda para Maria Andorinho, que demonstrou enorme entrega ao somar nove pontos, oito ressaltos, três assistências e um roubo de bola (18 de valorização).

Apesar do resultado final, Portugal continua a realizar a sua melhor prestação de sempre num Mundial Sub19 Feminino e irá agora disputar os lugares entre o 5.º e o 8.º lugar da competição, com o objetivo de continuar a elevar o nome de Portugal no panorama internacional do basquetebol. O próximo adversário será conhecido após o desfecho do encontro entre FrançaEstados Unidos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(Em atualização)

Seleções Jovens
18 JUL 2025

Mais Notícias