EPYG 2025: Portugal soma e segue nos Paralímpicos Europeus da Juventude
Triunfo claro sobre a França por 70-35

Competições | Seleções | Seleções BCR
26 JUL 2025
A confiança inabalável demonstrada na etapa de estreia voltou a contagiar a Seleção Sub23 de BCR, no desafio com a França – 70-35 -, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que se realizam até domingo, em Istambul.
No primeiro encontro do dia, a narrativa decalcou-se da véspera. Portugal protagonizou uma entrada fulgurante – 22-6 -, alicerçado numa defesa alta, que manietou por completo o ataque francês, e na velocidade imposta na transição, com Afonso Tavares a assumir a condução. A reação gaulesa traduziu-se no empate, no segundo quarto – 15-15 -, mercê da maior assertividade no lançamento e no fecho dos caminhos interiores, onde até então a seleção nacional fazia mossa.
Tal e qual na partida inaugural, a turma orientada por Ricardo Vieira e Daniel Pereira voltou a elevar a fasquia após o intervalo, aplicando um parcial expressivo – 21-6 -, que praticamente selou a vitória lusa, à falta de um quarto para jogar. Confortável no desafio, Portugal manteve-se na mó de cima nos últimos dez minutos – 12-8 -, o que permitiu ampliar a vantagem para o resultado final de 70-35.
André Gomes – 2.5 – (17pts, 7res, 3ast, 1rb) reclamou o estatuto de MVP, com 26 de valorização. De salientar igualmente os contributos de Afonso Tavares – 4.0 – (24pts, 8res, 7ast, 1rb) e Nuno Nogueira – 2.5 – (17pts, 10res, 2ast, 2rb).
Às 11h30, a Seleção Sub23 de BCR defronta a Itália. Estatística ao vivo aqui.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR