Portugal termina em 4.º lugar campanha marcante no EuroBasket Sub16 Masculino
Portugal ficou a uma vitória da Divisão A

Seleções Jovens
16 AGO 2025
A Seleção Nacional Sub16 Masculina concluiu este sábado a sua participação no FIBA U16 EuroBasket 2025 – Divisão B, com um percurso que ficará gravado na memória do basquetebol nacional. No último encontro do torneio, disputado frente à Chéquia, Portugal manteve o espírito competitivo que marcou toda a campanha, encerrando a prova com um resultado de 67-85, após quatro parciais muito intensos (23-30, 17-13, 12-26 e 15-16).
O jogo foi mais uma demonstração do crescimento e resiliência deste grupo de jovens atletas. A primeira parte revelou um equilíbrio notável, com Portugal a reduzir distâncias no segundo quarto e a sair para o intervalo com uma desvantagem mínima de apenas três pontos. Na segunda metade, a Chéquia aproveitou melhor alguns momentos ofensivos, mas a Seleção Nacional nunca deixou de lutar por cada posse de bola até ao último segundo.
O grande destaque individual voltou a ser Miguel Sousa, que rubricou uma exibição de enorme qualidade, ficando muito perto de um triplo-duplo: 14 pontos, 13 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e impressionantes 8 desarmes de lançamento, terminando com 24 pontos de valorização. Uma exibição que reforça o impacto que teve ao longo de toda a competição e que o coloca entre os jogadores em maior evidência da prova, valendo uma nomeação para o cinco ideal do torneio, confirmando o seu impacto na equipa lusa.
Portugal ficou a uma vitória de garantir a subida para a Divisão A mas note-se a campanha notável que os atletas portugueses alcançaram neste torneio.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.