A futura caminhada das nossas Seleções Nacionais

Fevereiro e março são os meses em que recebemos todos os linces

Seleção Nacional Feminina | Seleção Nacional Masculina
12 JAN 2026

Começo de um novo ano, mas com os mesmos objetivos: alcançar as fases finais da FIBA World Cup 2027 e do Women’s EuroBasket 2027. Depois de um glorioso 2025, com a primeira presença feminina num Campeonato da Europa e com o regresso ao principal palco europeu para o coletivo de Mário Gomes, 14 anos depois (e numa prestação de luxo), Os Linces e As Linces querem continuar a trabalhar e a deixar a sua marca nas janelas de competição que se avizinham.

A Seleção Nacional Masculina retoma, no final de fevereiro, a sua caminhada na fase de qualificação para o Mundial de 2027. Depois da vitória frente ao Montenegro (83-62) e da derrota diante da Grécia (68-76), a equipa orientada por Mário Gomes volta a reunir-se com o objetivo de garantir um lugar na competição, algo que ainda não foi alcançado.

No dia 27 de fevereiro, Coimbra será o palco do confronto entre Portugal e Roménia, em mais uma partida do Grupo B. Nos duelos anteriores entre as duas seleções, a formação nacional tem levado a melhor na maioria dos encontros. A última vez que as duas seleções se defrontaram foi em 2022, também em jogos de qualificação, desta vez para o Europeu de 2025, com Portugal a sair vitorioso em ambos os encontros, por 92-62 e 75-59.

Alguns dias depois, Portugal desloca-se à Roménia para defrontar novamente o adversário, desta vez fora de portas. O jogo está agendado para o dia 2 de março, na Pitesti Arena, e, numa competição onde cada resultado conta para a próxima fase, revela-se uma janela decisiva nas aspirações dos Linces.

Portugal joga depois no início de julho (dia 2 e dia 5) frente aos dois adversários de novembro passado: Montenegro (em casa) e Grécia (fora) a última janela desta primeira fase de qualificação. Caso avance para a Segunda Ronda, cruzando com o Grupo A (Dinamarca, Espanha, Geórgia e Ucrânia, avançando apenas três de cada grupo), jogará depois no final de agosto e novamente em novembro. A qualificação vai terminar no dia 2 de março de 2027, e somente três dessas seis equipas terão um lugar no Mundial do Qatar 2027.

Já a caminhada das Linces prossegue no mês de março. Depois da deslocação à Sérvia, em novembro, onde saíram derrotadas por 77-51, e do jogo memorável realizado no Barreiro frente à Islândia, que terminou com uma expressiva vitória por 100-70, algo que não acontecia há 34 anos e a seleção portuguesa volta agora a encontrar a Sérvia, desta vez em território nacional.

O grupo das portuguesas, composto apenas por estas três equipas, coloca Portugal na segunda posição da tabela classificativa. Com encontro marcado para o dia 14 de março, às 19h, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, frente à líder do grupo, a Sérvia, e, posteriormente, com deslocação à Islândia para o jogo agendado para 17 de março, as Linces regressam à competição determinadas a lutar pelo apuramento para a próxima fase do EuroBasket 2027.

Com base no atual cenário do grupo – com a Sérvia a somar duas vitórias, Portugal uma vitória frente à Islândia e a Islândia ainda sem triunfos – as contas para a próxima fase são favoráveis à seleção nacional: uma nova vitória sobre as islandesas garante o apuramento. Segue-se depois um novo sorteio, que irá redefinir os grupos da fase seguinte da competição.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleção Nacional Feminina | Seleção Nacional Masculina
12 JAN 2026

Mais Notícias