Imortal, Sporting, Braga, Vasco e Benfica vencem na 12.ª jornada da Liga Betclic Masculina
Acompanha tudo na FPBtv
Competições
24 JAN 2026
Sábado cheio para a Liga Betclic Masculina, com seis jogos (sempre na FPBtv) e emoção ao mais alto nível. Joga-se a 12.ª jornada, na abertura da segunda volta da Fase Regular da principal prova do Basquetebol português.
Sporting CP 99-72 Vitória SC
O Vitória SC até começou melhor (17-21) nesta deslocação a Lisboa, mas o coletivo de Luís Magalhães pisou o freio no segundo quarto (22-16) e nunca mais parou. O terceiro quarto foi fundamental (29-17) para alargar a vantagem, que se foi dilatando com o 31-18 dos últimos dez minutos, naquele que foi o regresso à Liga de André Cruz (oito minutos em campo e oito pontos e dois afundanços).
O MVP foi Claude Robinson (15pts, 10res), mas também Brandon Johns esteve em plena forma (16pts, 5res) e Maleeck Harden-Hayes chegou ao duplo-duplo (11pts, 10res), provando que foi na luta das tabelas e dentro da área pintada que se venceu o jogo.
No Vitória, Sam Peek, com 17 pontos, foi o mais esclarecido.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUZiGÁS 83-75 Queluz O NOSSO PREGO
Grande jogo em Albufeira, com indecisão até aos últimos minutos, mas um 4.º quarto de baixíssima eficácia penalizou a equipa de César Rodrigues, que chegou a estar a perder por 11 logo a abrir o encontro (28-17). Recuperou no segundo quarto (16-25) e no terceiro (11-20), mas, perante um jogo onde Luís Silva (22pts) e Salvador Victo (12pts, 7ast) estiveram imperiais, pouco houve a fazer nos derradeiros dez minutos (28-13).
Destaque no clube de Queluz para Jelani Simmons (20pts) e Wesley Robinson (19pts, 7res).
Ver esta publicação no Instagram
SC Braga 78-70 Galitos BARREIRO ACEDE
Novamente um encontro de equilíbrio máximo. De um lado, os gverreiros de Delaney Blaylock, que sai como MVP (22pts, 8res, 4rb). Do outro, o Galitos de Brayden Carter (22pts, 12res – 31val), líder estatístico da Liga. Ivan Almeida ajudou com 14 pontos e, na casa emprestada do Braga, a Escola Secundária de Barcelos, foram precisos quatro quartos de elevada intensidade para se encontrar vencedor.
Parciais de 17-17, 13-13, 24-18 e 24-22, com destaque ainda para os 17 pontos de Mike Fofana (mais nove ressaltos) e os 13 de Quentin Diboundje (mais nove ressaltos).
Ver esta publicação no Instagram
SC Vasco da Gama 103 – 101 FC Porto
Que jogo foi este no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
O SC Vasco da Gama conquistou uma vitória dramática frente ao FC Porto por 103-101, em mais um encontro da Liga Betclic Masculina decidido apenas nos instantes finais e que ficou marcado pelo equilíbrio, intensidade e emoção até à buzina.
A formação de Nuno Freitas entrou determinada e assinou um primeiro período de grande eficácia ofensiva, fechando os primeiros dez minutos em vantagem por 35-26. O FC Porto respondeu de imediato e assumiu o controlo do jogo no segundo parcial, vencendo por 26-30 e reduzindo a diferença ao intervalo.
No regresso dos balneários, os dragões mantiveram o ascendente e voltaram a ser superiores no terceiro quarto (20-24), passando mesmo para a frente do marcador e deixando tudo em aberto para os derradeiros dez minutos.
No último período, o Vasco da Gama mostrou maior frieza nos momentos decisivos e acabou por fazer a diferença no detalhe, vencendo o último parcial por 22-21 e garantindo um triunfo suado, mas merecido, frente a um forte adversário.
Em grande plano esteve Akoi Yuot, absolutamente dominante, ao registar 29 pontos e 10 ressaltos, numa exibição de enorme impacto que lhe valeu 42 de valorização, sendo o jogador mais influente do encontro. Sean-Michael Clancey também teve papel importante com 21 pontos marcados.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do FC Porto, Wesley Washpun liderou a resposta com 20 pontos, bem acompanhado por Jhonathan Dunn autor de 14 pontos, num esforço que manteve os dragões na luta até ao último lançamento.
Ver esta publicação no Instagram
UD Oliveirense 92 – 95 SL Benfica
Foi um jogo disputado até ao último segundo no Pavilhão Dr. Salvador Machado, com o SL Benfica a levar a melhor frente à UD Oliveirense por 92-95.
A partida começou com intensidade elevada e alternância no marcador, com os encarnados a fecharem o quarto inicial da partida, em vantagem (18-22). A Oliveirense respondeu nos dez minutos seguintes, subindo a eficácia ofensiva e assumindo o controlo do jogo ao vencer por 25-20, chegando ao intervalo em vantagem. No regresso dos balneários, a equipa da casa manteve o ascendente e voltou a ser superior garantindo um parcial de 30-22, entrando nos dez minutos finais com uma margem confortável.
No entanto, no período decisivo, o Benfica mostrou maturidade competitiva. A formação orientada por Norberto Alves aumentou a pressão defensiva, encontrou soluções ofensivas em momentos-chave e acabou por operar a reviravolta com um parcial de 19-31 no último quarto, selando a vitória apenas nos instantes finais.
Em destaque esteve Mikyle McIntosh, que liderou a Oliveirense com 27 pontos marcados, 7 ressaltos, 2 assistências culminando em 27 pontos de valorização, sendo a principal referência ofensiva da equipa da casa. James Boeheim III, com 15 pontos marcados contribuindo de forma significativa para um desempenho muito positivo do conjunto de Oliveira de Azeméis.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do Benfica, a resposta foi coletiva. Aaron Broussard e Eugene Crandall IV lideraram a pontuação com 18 pontos cada, sendo Crandall o MVP da partida com 5 ressaltos, 6 assistências e dois roubos de bola alcançando 22.5 pontos de valorização.
(EM ATUALIZAÇÃO)


