Equilíbrio é a palavra-chave da Proliga

Começou a segunda volta da Proliga

Competições
26 JAN 2026

Com o fim da 15.ª jornada da ProLiga, confirma-se que o equilíbrio da competição se mantém, agora dividido em dois grupos bem definidos: promoção e manutenção.

No grupo da promoção, o CD Póvoa/ESC Online é a única equipa que segue apenas com vitórias. A formação poveira deslocou-se a Olhão para defrontar o Ginásio Clube Olhanense, num encontro marcado pelo equilíbrio do início ao fim. Com os parciais de 11-18 e 27-20, ao intervalo a equipa da casa detinha uma vantagem de seis pontos. O terceiro quarto voltou a sorrir ao conjunto algarvio (19-12), colocando em alerta a equipa da Póvoa. No entanto, no último período, os poveiros deram tudo, venceram por 12-21 e acabaram por garantir o triunfo por apenas dois pontos (69-71).

O grande destaque do encontro vai para o poste Matic Lamut (CD Póvoa) que em 33 minutos concretizou 14 pontos, fez 20 ressaltos e 4 assistências, formando 34 pontos de valorização.

Todos os outros jogos foram equilibrados. O Casino Ginásio recebeu o Portimonense SC que saiu vitorioso por 72-78. Com todos os parciais idênticos a nível de pontuação (12-17, 15-13, 20-19 e 25-29) a equipa de Portimão foi mais consistente e acabou por vencer e consolidar o seu 5º lugar. O MVP em campo foi Cheikh Fall com 28 pontos, 17 ressaltos e 3 assistências, que culminou em 46 pontos de valorização.

Em Ílhavo, o Illiabum MARGRES recebeu o CAB Madeira em mais um encontro que terminou por uma curta diferença: 65-67. Idênticos aos encontros anteriormente referidos, os períodos foram todos mantidos no equilíbrio mas, no terceiro quarto a equipa visitante venceu por 14-23 e aumentou a sua vantagem. O último quarto favoreceu a equipa da casa (21-14) mas não foi suficiente para travar a equipa madeirense.

Por último na fase promoção, tivemos um encontro entre o Imortal sub23 AOC e o Maia Basket Clube. O primeiro quarto favoreceu o Maia por 12-23 que rapidamente provou ao Imortal (atualmente 4º classificado) que de tudo ia fazer para vencer a partida. O segundo quarto já favoreceu o Imortal por 24-16, mas ainda assim foram a perder por 3 pontos para o intervalo (36-39). Na segunda parte da partida, a equipa da casa venceu de um modo mais confortável, aumentou vantagens e terminou mesmo com uma vitória por 84-73.

Na fase de manutenção, o AD Galomar foi a equipa que venceu pela maior margem, ao bater o Sangalhos DC por 103-64. Uma entrada muito forte nos primeiros dez minutos (30-10), seguida da consolidação no segundo quarto (26-20), permitiu à formação da casa chegar ao intervalo com uma vantagem confortável de 26 pontos. Na segunda metade do encontro, o cenário manteve-se favorável ao Galomar, que venceu o terceiro quarto por 28-14, acabando por ceder o último período por apenas um ponto (19-20), sem colocar em causa o desfecho do jogo.

Na equipa da casa, apesar de várias boas prestações individuais, Latreavin Black destacou-se como MVP da partida, com 22 pontos, 12 ressaltos e duas assistências, somando 34 pontos de valorização.

A primar novamente pelo equilíbrio, o encontro entre o Sampaense Inspecentro e o Clube Basket de Queluz foi decidido apenas nos instantes finais, com a vitória da equipa da casa pela margem mínima (78-77). Num jogo marcado por parciais muito equilibrados (21-17, 21-23, 21-20 e 15-17), o resultado foi oscilando ao longo dos 40 minutos, acabando por sorrir ao Sampaense.

Markus Terry foi o jogador em maior destaque, com 19 pontos, três ressaltos e uma assistência, somando 20 pontos de valorização. Do lado do Queluz, Brennen Newsom esteve em evidência, ao apontar 26 pontos e conquistar cinco ressaltos.

O Sport Club Lusitânia venceu por 89-72 o SL Benfica sub23, num jogo em que a equipa da casa foi sempre superior e ao longo do jogo foi sempre consolidando a sua vitória. Onyinyechi Eyisi foi o melhor jogador em campo com 22 pontos, 13 pontos e uma assistência, formando 35.5 pontos de valorização.

Para terminar, o BSA-GALP venceu a Académica EFAPEL por 69-65, em mais uma partida marcada pelo equilíbrio. Ainda assim, a formação da casa liderou todos os quartos por margens curtas, mas suficientes para garantir o triunfo. Marque Maultsby foi o jogador em maior destaque, ao registar 22 pontos, nove ressaltos e cinco assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Competições
26 JAN 2026

Mais Notícias