Mery Andrade faz história e integra staff da Team World no NBA All-Star Game 2026
Um novo marco na carreira da antiga internacional portuguesa
Treinadores
4 FEV 2026
Se em abril de 2020, em plena pandemia, Mery Andrade falava desde Boston sobre criatividade, resiliência e aprendizagem constante, seis anos depois o seu percurso ganha um novo e simbólico capítulo: a treinadora portuguesa integra o staff técnico do NBA All-Star Game, ao serviço da Team World.
Na entrevista concedida à FPB, Mery descrevia um quotidiano marcado pelo isolamento da COVID-19, mas também por uma disciplina férrea: aulas de fitness online, estudo constante e “clinics” para treinadores enquanto pedalava na bicicleta estática. Já nessa altura era claro que a ex-internacional portuguesa encarava cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento, uma mentalidade que ajudou a pavimentar o caminho até ao maior palco do basquetebol mundial.
Depois da estreia como treinadora adjunta na G-League, nos Erie BayHawks, Mery sublinhava a importância da flexibilidade, do desenvolvimento individual dos jogadores e do trabalho humano fora de campo. Funções que continuam a defini-la hoje, já como adjunta de Darko Rajaković nos Toronto Raptors e que agora lhe valem o reconhecimento da NBA.
A presença no NBA All-Star Game de 2026, agendado para 15 de fevereiro, no Intuit Dome, casa dos Los Angeles Clippers, acontece num contexto especial. A edição deste ano estreia o formato “USA vs World”, espelhando a crescente influência internacional na liga um cenário perfeito para uma treinadora que sempre defendeu que o basquetebol “não olha a género, raça ou origem”.
Em 2020, Mery já antecipava mudanças históricas, afirmando que era apenas “uma questão de tempo” até vermos uma mulher como treinadora principal na NBA. Hoje, a sua nomeação para o All-Star confirma que esse futuro está cada vez mais próximo e que Portugal faz parte dele.
Tal como acreditou no potencial de Neemias Queta quando muitos ainda duvidavam, Mery Andrade continua a abrir portas, a inspirar gerações e a levar o basquetebol português a patamares nunca antes alcançados.
Mais do que uma distinção individual, esta presença no All-Star é mais um marco para o basquetebol português e a prova de que a visão, o trabalho diário e a capacidade de adaptação podem levar Massamá até ao centro do mundo NBA.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


