Vem aí mais um “Clássico” na final da Taça de Portugal Masculina
As duas equipas voltam a encontrar-se pela segunda vez consecutiva na final
Clubes | Competições
21 FEV 2026
A Final Four da Taça de Portugal Masculina arrancou este sábado naquela que é a 77.ª edição da competição. Este sábado, disputaram-se as duas semifinais, com o Galitos BARREIRO ACEDE a enfrentar o FC Porto e, logo após, o Sporting CP a defrontar a UD Oliveirense.
Recorda AQUI as antevisões dos treinadores das quatro equipas restantes em competição.
Galitos BARREIRO ACEDE 81-97 FC Porto
No Pavilhão Desportivo de Albufeira, os dois clubes entraram com determinação, com a equipa do Barreiro a procurar surpreender os dragões. Já do lado do FC Porto, os azuis e brancos arrancaram esta fase da competição com o desejo de conquistar pelo terceiro ano consecutivo o troféu.
Assim, verificou-se uma primeira parte onde o equilíbrio foi notável no marcador, com o primeiro parcial a terminar 23-30. Contudo, a vantagem de sete pontos aumentou para 11 após um crescente domínio na partida dos comandados de Fernando Sá, que resultou num segundo parcial de 19-23.
Ver esta publicação no Instagram
Com as equipas de regresso dos balneários para a segunda parte, apesar de uma lesão no início do terceiro quarto de Javian Davis e Tanner Omlid, foi mesmo o FC Porto a voltar a assumir o controlo no início da 2.ª parte, com um parcial de 14-22 a separar os dois emblemas por 19 pontos à entrada do último quarto.
Dada a distância, os dragões procuraram controlar o rumo dos últimos dez minutos enquanto que a equipa do Barreiro procurava surpreender. Apesar dos atletas de Henrique Pina terem conseguido vencer o parcial por 25-22, foram mesmo os portistas a conseguir carimbar a passagem à final da Taça de Portugal Masculina com um triunfo por 81-97.
Em destaque esteve Javian Davis, apesar da lesão e de ter jogado apenas 14:03 minutos, o poste registou 19 pontos, seis ressaltos e uma assistência (26.5 valorização).
Sporting CP 97-77 UD Oliveirense
Na segunda semifinal do dia, o equilíbrio voltou a predominar, principalmente na primeira parte, com várias alternâncias no marcador. Foi o Sporting CP quem saiu por cima nos primeiros dez minutos com um parcial de 24-21. Já no 2.º quarto, ninguém se superou e terminou 22-22 com apenas três pontos a separar os dois emblemas à entrada para o intervalo (46-43).
Ver esta publicação no Instagram
Todavia, a história da partida foi diferente na segunda parte e os leões protagonizaram um terceiro quarto de excelência (29-13), com a distância entre os dois conjuntos a aumentar para 19 pontos à entrada do último quarto. Aí, apesar da insistência da equipa de Oliveira de Azeméis em realizar uma reviravolta marcante, foi mesmo a equipa leonina a assegurar a vitória e o último lugar na final da competição, onde vai defrontar o FC Porto.
O MVP da partida foi Francisco Amarante com 18 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências (23.5 valorização)
Com os finalistas confirmados, confirma-se também a repetição da final do ano passado, onde o FC Porto saiu por cima. Este domingo, os dragões procuram conquistar pela terceira vez consecutiva o troféu e os leões procuram vingar o resultado da época passada.
O encontro pode ser visto na RTP2 e na FPBtv, às 16h30. Para quem quiser sentir a emoção da Taça a um nível mais elevado, os bilhetes estão disponíveis AQUI.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
(Em atualização)





