Sporting CP é o vencedor da Taça de Portugal Masculina Skoiy
Quatro anos depois leões voltam a levantar o troféu
Clubes | Competições
22 FEV 2026
Vem aí mais um “Clássico” na final da Taça de Portugal Masculina
É dia de “Clássico” e, como sempre, dia de emoção para os fãs de ambos os clubes e de grande intensidade e pressão para os protagonistas em campo. O Pavilhão Desportivo de Albufeira viu as bancadas pintadas de azul e verde à medida que o público preenchia o recinto e com grande espirito desportivo, deu-se início à festa da Taça de Portugal Masculina, com o FC Porto a procurar a terceira vitória consecutiva na competição e o Sporting CP em busca da vingança do resultado na época passada.
FC Porto 84-86 Sporting CP
A magia da Taça começou logo após a bola ao ar, com os dois emblemas a trocarem a liderança no marcador até ao final do primeiro quarto (25-23), nuns dez minutos iniciais de grande intensidade, fisicalidade e, acima de tudo, muito basquetebol de qualidade.
Ver esta publicação no Instagram
Essa mesma energia prosseguiu para o segundo quarto, onde ambos os conjuntos procuravam superiorizar-se um ao outro, conseguindo os dragões alcançarem uma vantagem de sete pontos mas que acabou por ser anulada quando soou a buzina para o intervalo e o resultado ditava uma distância mínima entre os dois emblemas (46-45).
Com as equipas de regresso do balneário, disputou-se um terceiro quarto de cortar a respiração, com excelente momentos ofensivos de ambas as partes a resultarem no parcial de 23-28, garantindo assim aos leões uma vantagem de quatro pontos à entrada do derradeiro último quarto.
Com a Taça à vista nos últimos minutos, tanto os dragões como os leões jogaram com o coração e, naquele que foi o parcial com menor pontuação, foi mesmo o Sporting CP a celebrar no final após um triplo não concretizado por parte do FC Porto enquanto soava a buzina final, ditando assim o triunfo por 84-86.
O jogador que mais se destacou e também o vencedor do MVP da competição foi Brandon Johns, que registou 19 pontos, 13 ressaltos, três assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento (31.5 valorização). Nota ainda para a exibição de Wesley Washpun, que registou 16 pontos, oito ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola (25 valorização).
Desta forma, quatro anos depois, o Sporting CP volta a conquistar o troféu que lhes escapou o ano passado, na final, frente ao FC Porto. Este é a 9.ª Taça de Portugal Masculina conquistada pelos leões.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.





