Seleção Nacional 3×3 Feminina: as convocadas de Francisco Costa para o verão
Coletivo das Quinas prepara qualificação europeia com a etapa de Vlissingen da PRO Cup
Seleção Nacional Feminina | Seleções
12 MAI 2026
Foi esta terça-feira divulgada a convocatória da Seleção Nacional 3×3 de Seniores Femininos para o Estágio de Observação, Campo de Treino e jogos internacionais. Objetivo final: a qualificação para o FIBA 3×3 Europe Cup, prova que se realiza nos dias 13 e 14 de junho em Kosice na Eslováquia.
A concentração das selecionadas por Francisco Costa começa com um encontro em Braga, a partir de 18 de maio, com partida a 22 para Vlissigen, nos Países Baixos, para disputar a 3×3 PRO Cup Stop 1, sendo que de 24 a 29 de maio seguem para as instalações da L’Alqueria del Basket, em Valência, para realizar um campo de treino com jogos amigáveis em conjunto com a congénere espanhola.
| Nome | Clube |
|---|---|
| Ana Pinheiro | University of Idaho (EUA) |
| Emília Ferreira | Sporting CP |
| Eva Carregosa | Recoletas Zamora (Espanha) |
| Gabriela Raimundo | CP Esgueira |
| Inês Bettencourt | Gonzaga Bulldogs (EUA) |
| Josephine Filipe | Alter Enersun Al-Qázeres (Espanha) |
| Márcia da Costa | GDESSA |
| Maria Marinho | SC Coimbrões |
O cronograma do verão inclui ainda, de 2 a 6 de junho e de 9 a 11 do mesmo mês, novo estágio em Braga. Após a qualificação para o Europeu, a Seleção Nacional 3×3 de Seniores Femininos mantém os trabalhos, estando previstas participações em etapas da Women’s Series.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


