Artigos da Federaçãooo
Portugal conquista histórico 6.º lugar no Campeonato do Mundo de BCR 3×3
A Seleção Nacional de BCR 3×3 encerrou a sua participação no Campeonato do Mundo com um feito memorável, alcançando um histórico 6.º lugar, sendo esta a melhor classificação de sempre de Portugal nesta competição internacional.
Ao longo do torneio, a equipa portuguesa demonstrou grande determinação, espírito competitivo e uma enorme evolução no seu jogo. No último dia da competição, o primeiro jogo do dia resultou numa vitória frente à seleção da Malásia, por 14-10.
Com este triunfo, a equipa garantiu o acesso ao jogo de atribuição do 5.º e 6.º lugares, onde defrontou a Austrália, um dos países com maior tradição no basquetebol em cadeira de rodas, com dois títulos paralímpicos e duas medalhas de prata no formato 5×5. Apesar de uma exibição combativa, a equipa australiana saiu vencedora, com o resultado final a fixar-se em 17-10.
O balanço final da participação portuguesa é extremamente positivo. Este 6.º lugar representa não só um marco histórico para a modalidade em Portugal, como também reforça o crescente prestígio da nossa Seleção Nacional no panorama internacional do basquetebol em cadeira de rodas.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Seleção Nacional Masculina de BCR vai disputar 5.º lugar no último dia do Mundial 3×3
A Seleção Nacional Masculina de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) voltou hoje à ação no IWBF Open 3×3 World Championship, que decorre em Sun City, África do Sul, até dia 3 de agosto, protagonizando uma jornada intensa e repleta de emoções.
No primeiro jogo do dia, a equipa portuguesa entrou determinada e venceu pela margem mínima (13-12), após um cesto de Pedro Bártolo no prolongamento a confirmar o triunfo histórico da Seleção Nacional. Num encontro disputado até ao último lance, os atletas lusos demonstraram grande espírito combativo, conseguindo garantir a presença nos quartos-final do quadro competitivo.
Já no segundo jogo do dia, frente à Polónia, a formação nacional encontrou um adversário de renome na modalidade. Apesar do esforço e entrega da equipa orientada por Ricardo Vieira, o resultado final fixou-se em 15-4 a favor da seleção polaca.
Com este desfecho, Portugal segue agora para os jogos de classificação entre o 5.º e o 8.º lugar. Amanhã, os portugueses defrontam a Malásia, numa de duas partidas decisivas para definir a posição final nesta histórica primeira edição do Campeonato do Mundo 3×3 de BCR.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Portugal estreia-se no primeiro Mundial 3×3 BCR
A Seleção Nacional Masculina de BCR deu hoje o pontapé de saída na sua participação no IWBF Open 3×3 World Championship, que decorre em Sun City, África do Sul, até ao dia 3 de agosto. Esta é a primeira edição da competição mundial nesta vertente da modalidade, marcando assim um novo capítulo na história do basquetebol adaptado internacional.
Portugal integra o Grupo C, juntamente com três adversários de grande exigência: a Espanha, recentemente consagrada campeã nos Jogos Universitários Mundiais em Rhine-Ruhr; a Áustria, atual campeã europeia de 3×3; e o Canadá, uma referência consolidada no panorama do basquetebol em cadeira de rodas. Um grupo altamente competitivo, com equipas de historial reconhecido.
No primeiro dia de competição, frente à Espanha, a formação lusa sentiu a eficácia e ritmo do conjunto ibérico, que venceu por 21-10. No segundo jogo, diante da Áustria, Portugal apresentou-se mais sólido e competitivo, mas acabou por ceder por 18-12. Já no fecho do dia, o confronto com o Canadá terminou com 19-7 no marcador, favorável à formação norte-americana.
Apesar dos resultados, a presença portuguesa neste evento é, por si só, um marco relevante. Pela primeira vez, Portugal compete ao mais alto nível mundial numa vertente de 3×3 em cadeira de rodas — um formato dinâmico, com crescente adesão internacional e que promete transformar o futuro da modalidade.
A participação portuguesa reflete também o investimento no crescimento do basquetebol adaptado e a aposta em proporcionar aos atletas experiências de excelência em palco internacional. A equipa, liderada pelo Selecionador Nacional Ricardo Vieira, continua agora o seu percurso no quadro competitivo da prova, com foco no desenvolvimento, na aprendizagem e na afirmação do projeto nacional neste novo formato.
Os atletas portugueses disputam amanhã às 15h05 o playoff de acesso aos quartos-de-final, com o adversário a ser definido no próximo sábado de manhã.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Mundial 3×3 BCR: embate com potências mundiais não esmorece a ambição lusa
Portugal arranca amanhã a participação, no 2025 IWBF Open 3×3 World Championship, primeiro mundial de sempre desta vertente, na imponente Super Bowl Arena, em Sun City, África do Sul.
Pela frente, estão várias potências: Espanha, recém-consagrada campeã dos Jogos Universitários, em Rhine-Ruhr, Áustria, campeã europeia, e o Canadá, nome com pergaminhos no BCR mundial. Nada que faça temer a equipa nacional. Pedro Bártolo espera dificuldades, mas prefere salientar a oportunidade de Portugal demonstrar a sua competência. “Temos muito mais capacidade, se calhar, de competir num 3×3 do que no 5×5, em que Portugal tem uma grande escassez de atletas. É um momento em que Portugal pode brilhar como nunca e quero agarrar-me a isso ao máximo”, vincou.
Ver esta publicação no Instagram
Já Ricardo Vieira, Selecionador Nacional, salienta o potencial inerente ao 3×3, no que concerne à visibilidade do jogo, nomeando-a “uma vertente que vai completamente explodir”, e augura uma presença positiva para a seleção nacional. “É uma oportunidade de Portugal poder estar no maior palco do 3×3. Temos conhecimento das nações que lá estão. Algumas delas, sobretudo as europeias, são extremamente fortes. Acredito que possamos ter um bom resultado”.
Ver esta publicação no Instagram
A 1 de agosto, há missão a triplicar: Espanha, às 9h50, Áustria, às 13h, e Canadá, às 18h50. Os encontros têm transmissão no canal de Youtube da IWBF, ao passo que as informações da prova podem ser consultadas aqui.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Histórico: Portugal conquista medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude
Portugal faz história! A Seleção Nacional Sub23 de BCR alcançou a medalha de prata, nos Jogos Paralímpicos da Juventude, em Istambul, Turquia. Depois da estreia em 2019, na segunda participação, em 2022, os jovens lusos obtiveram o bronze. Desta feita, e com um leque de participantes mais alargado, Portugal apresentou-se com categoria, num dos palcos mais ilustres do BCR europeu jovem.
Ver esta publicação no Instagram
No melhor jogo de toda a competição, frente aos Países Baixos, o equilíbrio foi sempre a nota dominante. Na primeira parte, as inúmeras alternâncias no marcador nunca deixaram Portugal intranquilo, que finalizou os primeiros 10 minutos 1 abaixo no marcador – 13-14. A reação lusa demonstrou maturidade e, sem nunca ter a tentação de executar depressa demais, não só passou para a dianteira, como saiu para o descanso a vencer por 3 – 26-29.
Na segunda parte, a seleção nacional surgiu ainda mais determinada e assertiva, ampliando a sua vantagem para 11 pontos, ao cabo do terceiro quarto – 6-14. Na ponta final do desafio, Portugal soube sofrer e, mesmo perante a reviravolta operada pelos holandeses, não cedeu à pressão, recuperou a dianteira e carimbou uma vitória inédita sobre uma das melhores seleções europeias, dona de um projeto de formação de referência no BCR – 48-53.
Afonso Tavares – 4.0 – (19pts, 11res, 4ast), com 22 de valorização, foi o MVP da seleção nacional, que também viu em bom plano André Gomes – 2.5 – (12pts, 8res, 3ast) e Nuno Nogueira – 2.5 – (14pts, 7res, 2ast, 1rb).
No jogo da tarde, já com medalha garantida, mas sem saber qual o lugar no pódio, a Seleção Sub23 arrancou titubeante, frente a uma Irlanda esclarecida, com grande capacidade tiro exterior e mobilidade da bola. Assim se justificava a vantagem irlandesa, no primeiro capítulo da partida – 10-9. Seguiu-se uma reação enérgica da turma de Ricardo Vieira, que “apertou a malha” a nível defensivo e beneficiou disso para transitar rapidamente para o ataque – 11-20.
No reatar do desafio, os irlandeses voltaram a fazer mossa a 4 metros e castigaram algum desacerto na finalização, encurtando a distância para 6 pontos – 12-10. No último quarto, a equipa nacional reergueu-se e mostrou a sua versão mais capaz, encaminhando-se para reclamar o melhor resultado de sempre de Portugal, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude – 13-24 / Resultado final: 46-63.
Nuno Nogueira – 2.5 – (18pts, 13res, 1ast, 3rb, 1dl) foi o MVP do desafio, com 24 de valorização, seguido de perto por André Gomes – 2.5 – (19pts, 3res, 9ast, 1rb) e Afonso Tavares – 4.0 – (12pts, 9res, 3ast, 2rb).
O impacto luso também se estendeu às distinções individuais. Afonso Tavares – 4.0 – foi eleito MVP e membro do 5 ideal. De salientar ainda que o jovem poste, de apenas 18 anos, liderou a estatística em pontos – 19.8 -, ressaltos – 10.4 – e assistências – 6. A análise dos números destaca ainda outros dois portugueses: André Gomes – 2.5 – como terceiro assistente da prova – 5.4 – e Nuno Nogueira – 2.5 -, segundo nos pontos – 15.6 – e ressaltos – 9.4.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
EPYG 2025: Portugal cai contra a Itália, mas mantém-se na corrida às medalhas
No segundo desafio deste sábado para a Seleção Sub23 de BCR, a favorita Itália revelou-se mais forte, apesar da determinação lusa. Portugal regista duas vitórias e uma derrota, nestes Jogos Europeus da Juventude. A prova prolonga-se até amanhã, domingo, 27 de julho, em Istambul, Turquia.
No primeiro quarto, assistiu-se desde logo ao poderio transalpino, assente numa defesa agressiva e para lá dos 6,75m, o que limitou as armas ofensivas portuguesas – 17-8. Seguiram-se dez minutos de maior afirmação italiana – 25-13 -, com elevada eficácia no capítulo do lançamento e a tirar partido do cansaço da equipa nacional, que, recorde-se, venceu também esta manhã a França por 70-35.
Na segunda metade, assistiu-se à mesma toada, ampliando-se o fosso no marcador – 24-8 –, ao cabo do terceiro quarto, para dígitos irrecuperáveis. Para a ponta final da partida, estava reservado o quarto mais equilibrado – 19-12 -, com ambos os técnicos a promoverem rotações – 85-41.
Afonso Tavares – 4.0 – (15pts, 8res, 4ast), com 17 de valorização, foi o elemento em maior evidência, na seleção nacional, bem secundado por Nuno Nogueira – 2.5 – (12pts, 8res, 2ast) e André Gomes – 2.5 – (8pts, 3res, 4ast).
Ver esta publicação no Instagram
Portugal joga tudo pela chegada à medalha, amanhã, pelas 7h e 13h45, frente a Países Baixos e Irlanda, respetivamente. A estatística dos Jogos Europeus da Juventude pode ser seguida aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
EPYG 2025: Portugal soma e segue nos Paralímpicos Europeus da Juventude
A confiança inabalável demonstrada na etapa de estreia voltou a contagiar a Seleção Sub23 de BCR, no desafio com a França – 70-35 -, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que se realizam até domingo, em Istambul.
No primeiro encontro do dia, a narrativa decalcou-se da véspera. Portugal protagonizou uma entrada fulgurante – 22-6 -, alicerçado numa defesa alta, que manietou por completo o ataque francês, e na velocidade imposta na transição, com Afonso Tavares a assumir a condução. A reação gaulesa traduziu-se no empate, no segundo quarto – 15-15 -, mercê da maior assertividade no lançamento e no fecho dos caminhos interiores, onde até então a seleção nacional fazia mossa.
Tal e qual na partida inaugural, a turma orientada por Ricardo Vieira e Daniel Pereira voltou a elevar a fasquia após o intervalo, aplicando um parcial expressivo – 21-6 -, que praticamente selou a vitória lusa, à falta de um quarto para jogar. Confortável no desafio, Portugal manteve-se na mó de cima nos últimos dez minutos – 12-8 -, o que permitiu ampliar a vantagem para o resultado final de 70-35.
André Gomes – 2.5 – (17pts, 7res, 3ast, 1rb) reclamou o estatuto de MVP, com 26 de valorização. De salientar igualmente os contributos de Afonso Tavares – 4.0 – (24pts, 8res, 7ast, 1rb) e Nuno Nogueira – 2.5 – (17pts, 10res, 2ast, 2rb).
Às 11h30, a Seleção Sub23 de BCR defronta a Itália. Estatística ao vivo aqui.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
EPYG 2025: Portugal de gala bate a Espanha na estreia
A Seleção Sub23 de BCR começou da melhor forma a sua prestação, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, em Istambul, ao superar a Espanha – 67-35.
O jogo arrancou de feição a Portugal, que abriu com um parcial esclarecedor de 16-6, a tirar dividendos do maior dinamismo ofensivo e velocidade na transição.
A seleção espanhola reagiu e levou a melhor, no segundo quarto, por inusitados 7-8. Os comandados de Ricardo Vieira acionaram os alarmes e contiveram o ímpeto do país vizinho, rubricando excelentes dez minutos no reatar dos acontecimentos – 24-12 -, que permitiu à seleção nacional ampliar a vantagem para 21 pontos.
Nos derradeiros dez minutos, rapidamente a equipa nacional pôs termo a qualquer esperança rival, e descolou ainda mais no marcador – 20-9 -, até chegar ao resultado final de 67-35.
Afonso Tavares – 4.0 – (29pts, 16res, 12ast, 4rb), MVP do desafio, com uma exibição memorável, coroada com o triplo-duplo, Nuno Nogueira – 2.5 – (17pts, 9res, 2ast, 1rb, 1dl), André Gomes – 2.5 – (11pts, 6res, 7ast, 5rb) e Diogo Ferrás – 3.0 – (8pts, 2res, 3rb) foram os atletas em destaque na seleção nacional.
Portugal entra novamente em ação, amanhã, 26 de julho, com direito a dose dupla: pelas 7h, contra a França, e 11h30, frente à Itália. A estatística ao vivo está disponível aqui.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Centro de Reabilitação do Norte acolheu segunda atividade de BCR
A 16 de julho, a FPB voltou a estar presente, no Centro de Reabilitação do Norte (CRN), em Valadares, para oferecer oportunidade de prática do Basquetebol em cadeira de rodas aos utentes em recuperação.
Após uma breve preleção, no auditório do CRN, sobre a história e as especificidades da modalidade, sem esquecer o mais importante – quem e onde se pode jogar -, os utentes vivenciaram, na primeira pessoa, o jogo de BCR. Os olhares mais tímidos e a desconfiança de experimentar algo novo deram lugar, num ápice, ao entusiasmo e à competitividade, com o desejo de lançar – e marcar – a sobrepor-se a tudo o resto.
Hugo, recém-internado no Centro de Reabilitação do Norte, corroborou a perceção positiva. “Acho que é uma boa forma de uma pessoa se distrair um bocadinho, uma experiência diferente, que nos faz bem. Quanto mais não seja, sair do quarto e apanhar ar. Foi uma experiência boa”, reiterou.
Mário Rui Correia, Fisioterapeura Coordenador, louvou a “parceria” com a FPB e referiu que estes “são momentos extremamente importantes” para os utentes, na quebra da rotina diária. “Para eles, é um dia completamente diferente, com as duas vertentes: a divulgação e a prática. É com muito entusiasmo que aderem à atividade. Saímos todos mais felizes”, assegurou.
E acrescentou em jeito de repto: “Experimentem, independentemente das limitações que tenham. Há sempre um potencial que é possível explorar. Vale a pena experimentar. Se conseguirem e gostarem, muito bem. Se não conseguirem, paciência. Mas, pelo menos, experimentaram”.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Afonso Tavares: “Podemos competir e discutir vários jogos”
Sagrou-se campeão nacional, fez a estreia oficial com a camisola da seleção principal e vai disputar os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, em Istambul, Turquia. Tudo aos 18 anos. Das palavras de Afonso Tavares extrai-se a consciência da sua importância no seio do grupo da seleção jovem, que coloca o nome de Portugal nos EPYG – European Para Youth Games – pela terceira vez. O poste do GDD Alcoitão não rejeita o rótulo, mas também não se deixa “amarrar” pela expectativa alheia.
“Gosto de acreditar que não tenho tanto esse peso, para me enganar a mim próprio e ver se não fico pressionado. E não acontecerem surpresas”, referiu, entre sorrisos. Orgulhoso do “grupo unido”, tece metas realistas, face às potências europeias que Portugal tem pelo caminho. “Podemos competir e discutir vários jogos, assim como fizemos em 2022”, edição na qual a seleção nacional conquistou a medalha de bronze.
Ver esta publicação no Instagram
Portugal faz a estreia esta sexta-feira, 25 de julho, pelas 11h30 – hora portuguesa -, frente a Espanha. Na competição disputada em formato de todos contra todos, estão ainda previstos embates com França, Itália, Irlanda e Países Baixos, até 27 de julho.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
Ricardo Vieira: “Certamente teremos vitórias na mentalidade desportiva”
A Seleção Sub23 de BCR está de partida para os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, em Istambul, Turquia. A preparação para os EPYG 2025, que tomam lugar de 21 a 28 de julho, contemplou um último momento de estágio, no CAR de Vila Nova de Gaia, nos dias 18 e 19.
Ricardo Vieira, selecionador nacional da categoria, considera importante esta concentração, como “lembrete” do fio condutor do jogo da seleção.
“Foi um estágio de refresh, necessitávamos de ter os atletas todos e perceber se o estágio de Março ainda estava na mente de todos. Queríamos também dar volume de tiro e trabalhar situações específicas de ataque e defesa. Saio satisfeito com o grupo e com o que conseguiram em tão pouco tempo juntos. Queríamos todos muito que o João Castro estivesse connosco nestes trabalhos, mas levaremos no nosso coração o talento e força que ele dá à seleção”, sublinhou o técnico, em alusão à ausência por motivos de saúde do internacional A do Basketmi Ferrol.
Ver esta publicação no Instagram
No tocante ao torneio à vista, que reúne seis nações, incluindo a portuguesa, o timoneiro da equipa nacional, até pela experiência vivida nas edições de 2019 e 2022, antecipa o impacto transformador da prova para os jovens jogadores.
“Estes jogos são propícios para boas “vitórias” e temos conseguido utilizar as mesmas para o desenvolvimento do BCR em Portugal. Acredito, por isso, que desta vez não será diferente, certamente teremos vitórias na mentalidade desportiva, na alteração do seu mindset enquanto desportista de alta competição e na responsabilidade por levar as cores portuguesas ao mais alto patamar”, sublinha, sem descurar a ambição de conquista.
“Claro que também queremos competir com os melhores e atingir os resultados mais satisfatórios possíveis, que passam obviamente por uma presença no pódio. Se conseguirmos, será mais uma vitória para juntar às anteriores referidas que já estão na nossa mente”.
Ver esta publicação no Instagram
Portugal faz a estreia a 25 de julho, pelas 11h30 – hora portuguesa -, contra a vizinha Espanha. Calendário completo e convocatória disponíveis aqui. De assinalar que João Castro foi substituído por Gustavo Carvalho (BC Gaia).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Jorge Marques nomeado para os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude
A Seleção Sub23 de BCR, uma das participantes nos EPYG 2025 – Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude -, terá a companhia de Jorge Marques, destacado para apitar a competição. Disputada num formato round-robin, ou seja, todos contra todos, além de Portugal, a prova acolhe as seleções de Itália, uma das favoritas, Irlanda, Holanda, Espanha e França. De 21 a 28 de julho (jogos a 25, 26 e 27), em Istambul, Turquia.
Jorge Marques, que ascendeu a árbitro internacional, em 2023, fez a sua estreia nos torneios de seleções, numa competição de boa memória para Portugal, o Europeu C nesse mesmo ano, no qual os comandados de Oscar Trigo selaram a promoção à Divisão B, mercê da presença na final. Agora, repete o feliz acaso de receber a nomeação para um evento onde também se falará português.
O juiz de Lisboa manifesta o orgulho pela possibilidade de arbitrar os EPYG 2025. “Esta nomeação deixa-me bastante satisfeito, tratando-se do culminar do trabalho desenvolvido na presente época. Estou entusiasmado por poder viver de perto um evento desta dimensão, esperando conhecer a realidade de outros desportos Paralímpicos. Apesar de apenas duas das seleções participantes terem estado no último europeu e, em especial, a seleção de Itália, que esteve também no último Mundial, a minha expectativa quanto à qualidade e dificuldade dos jogos mantém-se alta, já que todos os jogos são decisivos, tendo em conta que a competição será desenvolvida em modelo “round robin””, projetou.
Numa altura em que se cumprem praticamente dois meses da final da Liga BCR, que ajuizou, Jorge Marques revela as estratégias para estar à altura do repto. “Em relação à preparação para a competição e para colmatar deois meses de inatividade BCR, tive de recorrer a visionamento e análise dos jogos do Mundial de Sub23, que ocorreu no presente ano no Brasil, bem como a análise da minha performance nos jogos da final do nosso campeonato, claro que, sempre acompanhado de treino físico”.
Fica a par de toda a informação relativa aos EPYG 2025 aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.