Artigos da Federaçãooo

APD Braga ergue Taça de Portugal de BCR pelo segundo ano consecutivo

A APD Braga revalidou o título e volta a levar a Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) para a sua vitrine de troféus. Os comandados de Ricardo Vieira foram hoje (16 de março) ao Municipal de Pinhal Novo vencer a sua congénere de Sintra, por 58-44, num jogo que, à imagem das meias-finais de ontem, só comprova a máxima competitividade do BCR nacional.

Impulsionados pelas vitórias de ontem, que se garantiram somente nos derradeiros segundos, ambas as equipas entraram motivadas e a antever um verdadeiro espetáculo dentro das quatro linhas.  Os bracarenses começaram melhor, vencendo os primeiros dez minutos (14-9), e a toada manteve-se para o segundo quarto (18-7), chegando ao intervalo com uma considerável vantagem – e com um fulminante contra-ataque em cima da buzina.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


A APD Sintra, contudo, foi ao Pinhal Novo para se bater de igual para igual com o campeão em título e regressou dos balneários com a moral revigorada, chegando a vencer o terceiro quarto (11-14), mas o esforço do emblema de Mem Martins, que teve em Ricardo Pires (20pts) e Hugo Lourenço (12pts, 23res, 6ast – 30val) dois verdadeiros MVP, não chegou para abafar a vantagem bracarense, apesar dos últimos dez minutos terem voltado a cair para a equipa de Mem Martins (15-14).

O MVP do encontro e da prova foi Márcio Dias, da APD Braga, com 17 pontos, nove ressaltos e sete assistências (20.5val), e foi reconhecido no Cinco Ideal com Filipe Carneiro e Sílvio Nogueira (APD Braga) e Hugo Lourenço e Carlos Passos (APD Sintra).

É a décima Taça de Portugal de BCR a chegar à cabine de troféus da equipa de Braga.

A estatística completa aqui.

Márcio Dias foi o MVP do encontro

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


APD Braga e APD Sintra medem amanhã forças na final da Taça de Portugal de BCR

Encontrados os finalistas da Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR): APD Braga e APD Sintra venceram hoje (15 de março) os respetivos encontros, depois de dois jogos de elevado nível no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo, casa do CD Pinhalnovense, com os resultados a comprovarem a máxima competitividade das quatro equipas participantes nesta Final Four.

Os bracarenses e os sintrenses vão agora disputar este domingo (16) a grande final da prova, pelas 15 horas, no mesmo pavilhão – e com transmissão FPBtv.

APD BRAGA 51-49 GDD ALCOITÃO

A APD Braga entrou no encontro motivada, mostrando que fez mais de 300 quilómetros de viagem para vencer e para tentar revalidar o título que conquistou na última temporada, e o GDD Alcoitão sofreu para entrar no jogo. Um primeiro parcial de 4-12 para os bracarenses obrigou a equipa de Alcabideche a correr atrás do marcador – ainda conseguiu fechar os dez minutos iniciais numa toada positiva (10-12). Já o segundo quarto caiu mesmo para os pupilos de Fernando Lemos (15-12), e a boa réplica manteve-se na segunda parte do jogo, elevando o nível do espetáculo para as quase 200 pessoas que se deslocaram a Pinhal Novo para a primeira meia-final do dia.

A APD Braga, com Hélder Freitas em grande plano (24 pontos, máximo da partida, e oito ressaltos), foi-se batendo cara a cara com o emblema de Alcoitão, que chegou pela primeira vez à liderança do encontro no final do terceiro quarto (35-36), mas Braga recuperou (liderava 47-45 a 2’30 do fim) e manteve-se no topo nos últimos segundos, segurando uma vantagem que podia ter caído para qualquer dos lados e que em muito se deu à luta dos ressaltos (48-39 para os minhotos).

Esforço hercúleo da turma de Ricardo Vieira face aos alvinegros, que viram em Afonso Tavares um verdadeiro MVP, com 18 pontos (14 ao intervalo). A acompanhá-lo com excelência esteve Ângelo Pereira (14pts) e ambos foram cruciais nos derradeiros dez minutos para aguentar a pressão defensiva do clube de Braga. O MVP estatístico, contudo, foi o bracarense Márcio Dias, com 13 pontos e 17 ressaltos.

BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto 59-63 APD Sintra

Ao contrário do que a classificação da fase regular da Liga BCR (1.º contra 4.º) e do primeiro quarto (18-13) favorável ao BC Gaia, a APD Sintra foi a Pinhal Novo provar que queria sair com a vitória e deixou os gaienses numa péssima posição à ida para os intervalos (28-32, após um segundo quarto que ficou 10-19). Motivados pelas brilhantes exibições de Ricardo Pires (28pts, 8res – 36.5val, MVP do encontro) e Hugo Lourenço (19pts, 18res), o coletivo de Sintra empatou o terceiro quarto (17-17), antevendo a recuperação por parte dos “wildcats” de Gaia, que chegou só mesmo nos derradeiros minutos.

Aos 3’30, os comandados de Pedro Bártolo (treinador-jogador e o melhor em campo nos azuis e laranjas, com 25 pontos, 12 assistências e 23.5 de valorização) tomaram a liderança, mas os pupilos de Rui Lourenço, também eles impulsionados pelo louvor do público, mantiveram-se estoicos rumo à vitória e, vencendo 12-11 os últimos dez minutos, garantiram a presença na final, que se disputa amanhã, dia 16, com transmissão FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


GDD Alcoitão x APD Braga inaugura a Final 4 da Taça de Portugal de BCR

Aproxima-se um dos pontos altos do BCR nacional, a Final 4 da Taça de Portugal de BCR. GDD Alcoitão e APD Braga são os primeiros protagonistas a entrar “em cena”, na meia-final inaugural da prova, sábado, pelas 15h, no Pavilhão Desportivo Municipal do Pinhal Novo, partida para ver na FPBtv. No frente a frente na corrente época, o GDD Alcoitão alcançou duas vitórias expressivas diante da APD Braga, mas a experiência minhota em jogos que ditam títulos será um fator a ter em conta.

Fernando Lemos, técnico dos cascalenses, antecipa um jogo com contornos diferentes face aos realizados na Liga BCR. “Acredito que o jogo de sábado nada tenha a ver com os anteriormente disputados com a APD Braga a contar para a Liga BCR, pois, apesar de um ano menos positivo que o normal, não deixam de ser os campeões em titulo e os detentores da Taça de Portugal”, sublinhou, aludindo a dois nomes em especial.

“Encontram-se “reforçados” com o Márcio Dias, que dispensa qualquer apresentação, e que vem acrescentar e muito ao colectivo de Braga, para além de ser uma equipa muito experiente, cheia de valores individuais e superiormente orientada pelo seu treinador Ricardo Vieira. Espero um jogo altamente competitivo e desfecho imprevisível que uma meia-final merece”, afirmou.

O líder da equipa em maior ascensão no BCR nacional mostra-se consciente dos desafios e acredita decifrar a receita para devolver o GDD Alcoitão a uma final. A última foi em 2017, precisamente contra a APD Braga. “Para anular esta equipa de Braga, teremos de ser muito consistentes defensivamente, ganhar a luta das tabelas e ter uma grande eficácia no lançamento exterior”.

Ricardo Vieira, treinador da APD Braga, reconhece qualidade e evolução ao GDD Alcoitão. “Deve ser a equipa mais equilibrada no campeonato, com o trabalho excelente que o (Fernando) Lemos vem fazendo de há uns anos para cá e, com os reforços, irmãos Pereira e o Marco Gonçalves, efetivamente tornaram-se crónicos candidatos aos títulos nacionais”, considera.

Não obstante a dimensão do desafio, o laureado técnico bracarense confia na perseverança caraterística dos minhotos. “Temos de ser efetivos na defesa, muito assertivos no ataque, estarmos num dia muito bom e termos alguma sorte também. Sendo uma disputa de acesso à final, conto com a experiência dos meus jogadores nestas andanças e em aproveitar o orgulho e raça característica dos meus atletas. Vamos para vencer, com todo respeito pelo adversário”.

A APD Braga é a detentora do troféu, conquistado, na época transata, em Leiria, frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto. Na sua vitrine, constam nove Taças de Portugal. Por sua vez, o GDD Alcoitão procura reeditar a glória de outros tempos. A última conquista na Taça de Portugal remonta à temporada 1995/1996.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR

 

 

 


APD Sintra e BC Gaia lutam por um lugar na final da Taça de Portugal de BCR

Na antecâmara da Final 4 da Taça de Portugal de BCR, projetamos a segunda meia-final, a opor APD Sintra e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, este sábado, 15, pelas 17h, no Pavilhão Desportivo Municipal do Pinhal Novo, encontro com transmissão na FPBtv. No histórico de confrontos da corrente temporada, os gaienses impuseram-se em ambos os desafios da fase regular da Liga BCR, mas, em Sintra, o equilíbrio foi a nota dominante, com a vitória gaiense a dar-se pela margem mínima.

No Pinhal Novo, Rui Lourenço, técnico e jogador da APD Sintra, espera um foco recobrado na defesa. “Para vencer o BC Gaia, a APD Sintra terá de ser muito forte e consistente na defesa, para que a percentagem de conscretizaçao adversária seja bem mais baixa que o habitual. É na defesa que se ganham estes jogos”, asseverou. Um dos rostos indissociáveis do coletivo sintrense, Rui Lourenço espera que a equipa saiba “usufruir ao máximo da oportunidade”.

Nas hostes do conjunto nortenho, Pedro Bártolo, também treinador-jogador, recorda o último confronto entre ambas as equipas e perspetiva a estratégia de sucesso. “Temos o máximo respeito pela APD Sintra, que, por muito pouco, não nos venceu, no nosso último confronto. Saber travar o impacto do Hugo Lourenço no jogo, que é muito mais do que um marcador de pontos, será vital para o nosso sucesso”, apontou, antes de frisar a convicção na capacidade dos seus atletas. “Confio no trabalho desenvolvido pela equipa. Em mais um ano a encaixar novas peças e potenciar os mais jovens, diria que fazer melhor do que até agora era impossível. Esperamos estar à altura do desafio e passar à final”.

Na temporada transata, a APD Sintra caiu precisamente, nas meias-finais, diante da APD Braga, vencedora do troféu, que, no jogo derradeiro, vergou o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: António Lopes/DR

APD Sintra, BC Gaia, GDD Alcoitão e APD Braga avançam para a Final4 da Taça de Portugal

APD Sintra, BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, GDD Alcoitão e APD Braga carimbaram a passagem à Final 4 da Taça de Portugal de BCR, agendada para 15 e 16 de março, no Pinhal Novo.

Em Grijó, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto ultrapassou, sem sobressalto, a formação da APD Lisboa – 84-32 -, com Diogo Ferrás – 3.5 – (22pts) e Luís Assunção – 4.5 – (21pts) a liderarem a produção ofensiva local. Nos comandados de Daniel Pereira, Bruno Lopes – 3.0 – (14pts) e Filipe Nogueira – 4.0 – (12pts) foram os maiores destaques – 23-10 / 20-12 / 23-8 / 18-2.

Na Serra das Minas, a APD Sintra vergou, com contundência, os funchalenses CD “Os Especiais” – 99-11 -, mercê, em boa parte, dos desempenhos rubricados por Ricardo Pires – 5.0 – (30pts) e Rui Lourenço – 4.0 – (26pts). Nos insulares, despontou Jaime Nascimento – 1.5 – (9pts) – 22-0 / 26-3 / 27-3 / 24-5.

Em Alvide, assistiu-se ao encontro mais aguardado dos quartos-de-final, entre GDD Alcoitão e APD Leiria. Contudo, a expetativa de equilíbrio dissipou-se rapidamente, já que os cascalenses entraram compenetrados, demonstrando assertividade ofensiva e estratégia bem estudada para blindar as incursões interiores dos leirienses. A reação do conjunto do Lis, no terceiro quarto, não bastou para pôr em causa uma vantagem que se alastrou para os 21 pontos de diferença finais – 58-37.

Hugo Maia – 2.5 – (21pts, 4res, 5ast, 5rb; 23.5 val.) consagrou-se MVP e mostrou-se decisivo para o desfecho a favor dos anfitriões, ao lado de Afonso Tavares – 4.0 – (17pts, 7res, 1ast, 5rb). Iderlindo Gomes – 4.0 – (16pts, 10res, 2ast) e Marco Francisco – 4.5 – (4pts, 8res, 3ast) encabeçaram a réplica visitante.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDD Alcoitão (@gdd_alcoitao)

Por último, a APD Braga “reservou” um lugar, na Final 4, ao bater, por margem expressiva, a APD Paredes – 6-84 -, guiada pelas atuações de Márcio Dias – 4.5 – (27pts), Filipe Carneiro – 2.0 – (14pts) e Sílvio Nogueira – 2.0 – (12pts) – 0-17 / 2-24 / 4-21 / 0-22.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

A Final 4 da Taça de Portugal de BCR joga-se já no próximo fim de semana, 15 e 16 de março, no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo. No sábado, disputam-se as meias-finais. Pelas 15h, o GDD Alcoitão enfrenta a APD Braga. Logo depois, às 17h, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto defronta a APD Sintra. No domingo, a final toma lugar, pelas 15h. Todos os encontros têm transmissão na FPBtv. A prova resulta de organização conjunta da FPB e CD Pinhalnovense.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Ibrahim Mandjam está apurado para a Final 4 da Champions Cup!

Ibrahim Mandjam tem motivos para celebrar, já que a sua equipa, o Amicacci Abruzzo, está, pela primeira vez, entre as quatros melhores equipas da Europa!

O conjunto de Giulianova alcançou tal façanha, ao vencer dois dos seus três encontros, no grupo A dos quartos-de-final, perante ADM Econy Gran Canaria 72-77 -, e os compatrioras ASD S. Stefano Sport 64-46. No derradeiro encontro, o único com a participação do internacional A, os anfitriões e vencedores do grupo, BSR Amiab Albacete, mostraram-se demasiado fortes – 65-42. Os companheiros de equipa de Ibrahim Mandjam, Joel Boganelli e Jaylen Brown, compuseram o cinco ideal da competição.

O Amicacci disputará a Final4 da Champions Cup, entre 30 de abril e 3 de maio, em Istambul, Turquia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amicacci Abruzzo (@amicacci)

Na EuroCup3, quarta prova da hierarquia continental, o SSD Santa Lucia terminou a sua jornada europeia, que até começou bem. No duelo inaugural, frente aos gregos – organizadores – Megas Alexandros, a equipa da capital italiana impôs-se por 55-63. Veio depois, sem surpresa, a derrota contra a poderosa formação turca do Besiktas49-71 -, com Ismael de Sousa – 3.0 – em evidência, ao registar 4 pontos e 1 ressalto (30:48 min). Seguiu-se o embate com os franceses do LUC Lille, que teve um desenlace amargo, uma vez que o coletivo romano perdeu por apenas dois pontos – 67-65. O atleta luso voltou a ser aposta e a cumprir, ao amealhar 4 pontos e 3 ressaltos (27:09 min).

No fecho da competição, o SSD Santa Lucia caiu, por margem dilatada, perante a oposição do emblema gaulês, Elan Chalon, vencedor do grupo – 29-73. Ismael de Sousa foi a jogo (30:21 min), mas a missão revelou-se espinhosa.

O veterano poste, antigo campeão da Europa com a Azurra, Matteo Cavagnini, colega de Ismael de Sousa, mereceu o voto dos seus pares para integrar o cinco ideal do torneio.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Amicacci/DR

 


Pinhal Novo acolhe a Final 4 da Taça de Portugal de BCR

A Final 4 da Taça de Portugal, um dos pontos altos do BCR nacional, decorre a 15 e 16 de março, no Pinhal Novo. Em parceria com a FPB, o CD Pinhalnovense organiza a competição, que embarca para a sua 31ª edição, com o apoio da Associação de Basquetebol de Setúbal (ABS), Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Pinhal Novo e Palmela Desporto.

Para a tarde de sábado, dia 15, pelas 15h e 17h, estão reservadas as meias-finais, ao passo que a final se disputa, no domingo, 16 de março, às 15h. Todos os encontros serão realizados no Pavilhão Desportivo Municipal do Pinhal Novo.

Este fim de semana, 9 e 10 de março, são apurados os quatro semi-finalistas, uma vez que se levam a cabo os quartos-de-final da prova:

No ano passado, a APD Braga ergueu o troféu, ao bater, na final, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, por 50-66, no Pavilhão do Lis, em Leiria, conquistando a prova pela nona vez. O recordista de vitórias, na competição, é a APD Sintra, com 11 Taças de Portugal no palmarés.

Todos os jogos da Final Four da Taça de Portugal de BCR têm transmissão na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


“O trabalho que é feito nos clubes e a aposta nos jovens mudaram”

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior acolheu, entre 28 de fevereiro e 3 de março, o estágio da seleção nacional sub23 de BCR, que prepara a terceira participação lusa, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude.

Ricardo Vieira, selecionador nacional da categoria, manifesta o agrado com a mudança de mentalidade das equipas, relativamente aos jovens jogadores. “Hoje, temos aqui miúdos que, nos seus clubes, fazem praticamente 40 minutos de jogo. Alguma coisa mudou. O trabalho que é feito nos clubes e a aposta nos jovens mudaram e isso reflete-se nos trabalhos da seleção”, congratula-se o técnico.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O aumento de qualidade e a reunião de uma geração com assinalável margem de evolução não passa despercebida aos próprios jogadores, caso de Nuno Nogueira, da APD Leiria, que sonha com uma hipotética e inédita participação num Europeu Sub23. “É algo que ambicionamos dentro do grupo. Seria bom para nós, para podermos competir e não termos apenas os Jogos Europeus da Juventude, que é algo mais espaçado”, explicou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Entre o leque de convocados, constou Gustavo Carvalho, atleta do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, de apenas 12 anos, cujo potencial não passou despercebido à equipa técnica nacional. O benjamim do grupo transmitiu a sua satisfação, após a estreia em concentrações da seleção. “Estão a receber-me muito bem. Estou feliz e orgulhoso”, afirmou, antes de sinalizar algumas aprendizagens. “Bater mais a cadeira; na defesa estou a melhorar, e no lançamento”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Portugal irá participar, este verão, de 21 a 28 de julho, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que se realizam em Istambul, Turquia. Na última edição, em 2022, na Finlândia, a Seleção Nacional Sub23 obteve o terceiro posto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Ismael de Sousa e Ibrahim Mandjam enfrentam compromissos europeus

Mais uma etapa europeia com a marca dos atletas nacionais. Ibrahim Mandjam – 4.0 -, do Amicacci Abruzzo, viaja até Albacete, Espanha, em busca de uma das duas vagas de qualificação, no grupo A, dos quartos-de-final da Champions Cup. Já Ismael de Sousa – 3.0 -, do Santa Lucia, ruma a solo grego, para participar, no grupo C, da EuroCup 3, que se joga a 7 e 8 de março, ao passo que a Champions Cup se prolonga até ao dia 9.

Para os italianos do Amicacci Abruzzo, a chegada aos quartos-de-final da máxima prova continental de clubes já representa uma façanha de registo, mas a ambição continua a dominar o discurso do poste internacional A. “O objetivo é o mesmo da etapa anterior. Ganhar e seguir para a Final4 da competição. Sabemos que não será fácil, mas é a meta”, afirmou Ibrahim Mandjam, que vislumbra também potencial de evolução a nível individual.

“Será mais uma aprendizagem poder jogar, observar os melhores jogadores. Espero poder ajudar dentro e fora do campo e contribuir para os objetivos da equipa”, sintetizou. A missão será árdua, já que a equipa de Giulianova medirá forças com o anfitrião BSR Amiab Albacete, vigente detentor do troféu, os compatriotas de Santo Stefano Kos Group e, subindo para duas o leque de conjuntos espanhóis, o Econy Gran Canaria.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BSR amiab Albacete (@bsramiab)

Por sua vez, Ismael de Sousa, do histórico Santa Lucia, no grupo C da EuroCup3, terá a companhia dos gregos Megas Alexandros, organizador, dos franceses Élan Chalon e LUC Lille Handibasket, e do favorito Besiktas Turpas, da Turquia. A passagem à final da competição está reservada apenas ao vencedor do grupo, mas esse fator não desencoraja o versátil jogador.

“Não será um grupo fácil, contudo, espero que colectivamente consigamos passar à fase seguinte. Tenho essa esperança e, individualmente, será mais uma EuroCup para desfrutar, competir, aprender e ser feliz jogando pela minha equipa, que me tem dado essa oportunidade ao longo dos anos”, referiu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Os jogos de todas as competições europeias de clubes são transmitidos, no canal de Youtube da IWBF Europe.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: CD José Régio/DR

Custódio Coelho, Jorge Marques e Inês Bagulho destacados para as provas europeias de BCR

A IWBF – Federação Internacional de BCR – voltou a expressar a sua confiança na arbitragem nacional, ao nomear Custódio Coelho, Jorge Marques e Inês Bagulho para as etapas decisivas da EuroCup e Champions Cup, que se realizam de 7 a 9 de março.

Custódio Coelho ruma a Elxleben, Alemanha, para o grupo B dos quartos-de-final da prestigiada Champions Cup. Além do anfitrião RSB Thuringia Bulls, juntam-se Briantea84 Cantù (ITA), Fenerbahçe Spor Kulubu (TUR) e CD Ilunion (ESP). O jovem árbitro da AB Setúbal sabe, desde já, que também está nomeado para a etapa derradeira da prova, a Final 4, em Istambul, de 1 a 4 de maio. Por agora, projeta a paragem na Turíngia, um dos locais de culto do BCR internacional.

Foto: Miguel Fonseca – @mfportefolio

“Estarei presente num ambiente de elite, com quatro das melhores equipas europeias, o que tornará este desafio particularmente exigente, tanto na tomada de decisões rápidas como no controlo emocional em momentos de alta pressão. A comunicação clara com jogadores e treinadores é, cada vez mais, essencial para assegurar uma arbitragem eficaz e consistente. Pretendo demonstrar a minha competência e o fruto do meu trabalho, bem como continuar a evoluir com o apoio dos instrutores e dos colegas mais experientes”, antecipou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Jorge Marques e Inês Bagulho rumam ao mesmo destino: Reggio Calabria, Itália, onde toma lugar o grupo da EuroCup 3, quarto escalão do BCR europeu de clubes. Ambos também já têm destino para as etapas finais. Jorge Marques integra o leque de juízes do grupo B do Qualifications Tournament, em Sassari, de 1 a 4 de maio. No fim de semana anterior, 24 a 27 de abril, Inês Bagulho é protagonista, na fase final da Eurocup 2, em Murcia, Espanha.

No repto mais imediato, há motivos de sobra para encarar a competição com otimismo para a mais recente árbitra internacional. “Representa mais uma oportunidade emocionante e um grande desafio. A minha participação neste evento vem acompanhada de grandes expetativas e muito entusiasmo, estando eu especialmente ansiosa por, em principio, ir estrear-me na arbitragem a 2 (2PO) internacionalmente e pela oportunidade de aplicar o feedback que me foi transmitido em competições anteriores”, sublinha a juíza de Lisboa, que não esquece a presença de um compatriota no torneio. “Ter a oportunidade de partilhar esta experiência com o meu colega mais experiente, Jorge Marques, dá-me um sentimento adicional de segurança e apoio ao enfrentar este novo desafio”.

A nomeação a “dobrar” de árbitros nacionais para a fase de grupos de EuroCup3 é igualmente um dos pontos assinalados por Jorge Marques. “O facto de poder fazer equipa com a Inês numa competição internacional, entendo como uma boa oportunidade para mostrar a evolução da arbitragem portuguesa”, salientou. O juiz aponta a competição, que reúne equipas menos rotinadas nas andanças europeias, como uma “oportunidade de evolução técnica” e uma alavanca para algo mais. “Tratando-se de um ano com grandes competições ao nível das seleções (Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude), Europeu A e Europeu C), espero conseguir mostrar que poderei ser uma mais valia”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FPB esteve no Centro de Reabilitação do Norte para difundir o BCR

Manhã em cheio, no Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares, Vila Nova de Gaia, com o BCR como pano de fundo. A FPB marcou presença neste pólo de reabilitação, no “tiro de partida” de um conjunto de iniciativas que visam levar o Basquetebol em cadeira de rodas às pessoas com deficiência motora e motivar a adesão à prática desportiva.

“Se te podes sentar, podes jogar”. O lema agregador transpareceu na palestra inicial levada a cabo por Pedro Bártolo, internacional A e colaborador do Departamento de Comunicação da FPB, onde se vincou a abrangência de condições consideradas elegíveis para a participação no BCR, aberto também a pessoas sem qualquer limitação – fator que se tem revelado decisivo no arranque de projetos com carência de número de atletas.

Depois, passou-se da teoria à prática. Num cenário solarengo, os utentes do Centro de Reabilitação do Norte (CRN) quebraram a rotina e experienciaram diretamente os encantos e desafios da modalidade Paralímpica rainha. No final, a satisfação era o sentimento reinante. Assim o atesta João Albergaria, fisioterapeuta da unidade. “Foi algo muito especial e bonito ver os utentes a praticar um desporto tão interessante, que eu desconhecia. No início, estavam tímidos, o que é normal, e, no final, já estavam muito mais interativos, já brincavam, participavam mais em equipa. E marcaram muitos cestos, fizeram um bom trabalho”, partilhou o profissional de saúde, que sublinha a importância do “desporto, sobretudo nas alturas mais difíceis”.

O entusiasmo gerado pelo BCR não passou igualmente ao lado de Simão, um dos mais jovens utentes, que aceitou, sem rodeios, o repto de se sentar numa cadeira de rodas para jogar Basquetebol. “Foi muito diferente do que estava à espera. Não esperava tanta mobilidade numa cadeira de rodas, de encestar. Sou capaz de experimentar a modalidade”, vaticinou.

A iniciativa reuniu cerca de quinze utentes e vários profissionais de saúde do CRN, tendo como saldo mais um momento de divulgação do BCR.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


APD Sintra e GDD Alcoitão triunfam no fecho da fase regular da Liga BCR

No último fim de semana de competição, na fase regular da Liga BCR, APD Sintra e GDD Alcoitão averbaram vitórias sólidas.

Em Casal de Cambra, a APD Sintra suplantou categoricamente a APD Lisboa – 65-22. Ricardo Pires – 5.0 – (31pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (16pts) deram o mote para o sucesso anfitrião. Nos comandados de Daniel Pereira, destacaram-se Bruno Lopes – 3.0 – (14pts) e William Silva – 3.5 – (6pts) – 18-6 / 16-0 / 13-8 / 18-8.

Também a jogar em casa, o GDD Alcoitão passou o teste, com distinção, na receção à APD Braga65-39 -, mercê, em grande medida, de uma entrada fulgurante, contrariada pelos minhotos, que chegaram a encurtar a distância para quatro pontos. Nélson Pereira – 5.0 – (17pts, 8res, 1ast, 3rb; 21 val.), MVP do desafio, Hugo Maia – 2.5 – (16pts, 5res, 7ast, 1dl) e Afonso Tavares – 4.0 – (13pts, 8res, 3ast, 2rb) foram os principais obreiros do êxito cascalense, sem esquecer os dígitos de Ângelo Pereira – 2.5 – (13pts – 2/3 3pts, 5/6 LL -, 4res, 3ast, 1rb) em apenas 21:16 minutos. Do lado bracarense, sobressaíram Márcio Dias – 4.5 – (20pts, 7res, 2ast, 1dl) e Gabriel Souto – 3.0 – (2pts, 2res, 3ast, 1rb).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDD Alcoitão (@gdd_alcoitao)

BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, GDD Alcoitão, APD Leiria e APD Sintra, por esta ordem, compõem o quarteto qualificado para as meias-finais do playoff, cuja disputa se inicia no final de março. Antes, há lugar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, a 8 e 9 de março, e a Final Four, logo no fim de semana seguinte, a 15 e 16.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.