Artigos da Federaçãooo

Basquetebol reúne perto de 700 crianças no Funchal

Nos passados dias 23 e 24 de junho, perto de 700 crianças, alunas das escolas do 1.º ciclo da Região Autónoma da Madeira, passaram pela Praça do Povo, no Funchal, para praticar basquetebol, entre outras atividades. Este encontro marcou o encerramento do projeto AB Madeira 2021-22.

Tratou-se de uma fantástica concentração que acabou por suscitar a curiosidade de todos aqueles que passavam pelo local que serviu de palco à etapa do Circuito Nacional 3×3.

O Blitz, mascote da FPB, abrilhantou o evento junto dos mais jovens.

A FPBtv marcou presença e recolheu declarações de Alfredo Correia (secretário da Junta de Freguesia de São Martinho), Paula Cabaço (presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira), David Gomes (diretor regional de desporto), Sandra Reinolds Rebolo (presidente da AB Madeira), João Quintaneiro (professor de Educação Física) e Vítor Esmelgo (professor de Educação Física).

 

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial da AB Madeira


Encontrados os semifinalistas do Inter-Seleções Sub17 de 3×3

Terminado o segundo dia de competição no Inter-Seleções Sub17 de 3×3, em Tomar, estão encontrados os semifinalistas em ambos os géneros. Do lado masculino, a primeira meia-final vai opor Lisboa ao Porto, enquanto na segunda partida teremos um duelo entre Braga e Aveiro. Quanto à ala feminina, a primeira “meia” apresentará Viana do Castelo e Porto, ao passo que depois haverá um Lisboa vs. Coimbra. Todo os restantes emparelhamentos e calendário de domingo podem ser consultados aqui, sendo que a prova arrancará às 9h com acompanhamento na FPBtv.

A manhã do evento ficou marcada pela presença de Ticha Penicheiro, lenda do basquetebol mundial feminino. A antiga craque portuguesa distribuiu autógrafos e simpatia junto dos mais jovens.

Destaque ainda para a foto de grupo da praxe, que foi outro momento de animação entre a competição.

Os resultados dos “oitavos” e quartos de final no escalão de sub17 masculinos foram estes:

 

Quartos de final

AB Setúbal 11-14 AB Lisboa
AB Coimbra 10-17 AB Porto
AB Braga 21-9 AB Alentejo
AB Algarve 19-21 AB Aveiro

Oitavos de final

AB Setúbal 13-9 AB Bragança
AB Lisboa 21-6 AB Vila Real
AB Coimbra 9-8 AB Viana do Castelo
AB Porto 14-13 AB Leiria
AB Braga 20-3 AB Viseu
AB Alentejo 21-16 AB Madeira
AB Algarve 15-5 AB Castelo Branco
AB Aveiro 15-11 AB Santarém

 

Por seu turno, na ala feminina, os “oitavos” e os quartos de final terminaram desta forma:

Quartos de final

AB Viana do Castelo 8-6 AB Setúbal
AB Porto 12-10 AB Madeira
AB Lisboa 19-2 AB Algarve
AB Aveiro 14-15 AB Coimbra

Oitavos de final

AB Viana do Castelo 21-7 AB Bragança
AB Setúbal 10-7 AB Santarém
AB Porto 21-4 AB Vila Real
AB Madeira 15-8 AB Leiria
AB Lisboa 14-3 AB Castelo Branco
AB Algarve 12-8 AB Braga
AB Aveiro 10-3 AB Alentejo
AB Coimbra 15-7 AB Viseu

 

 

 

 

 


Reações a uma nova experiência em Tomar

A FPBtv esteve no terreno para captar reações às primeiras horas do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, em Tomar.

Os feedbacks foram constantemente positivos, com o nosso canal a falar com Nuno Manaia (diretor técnico nacional), Hélder Henriques (vereador da Câmara Municipal de Tomar), Sara Rodrigues (árbitra), seleção feminina da AB Coimbra, seleções da AB Leiria e seleção feminina da AB Viana do Castelo.

 


Primeiro dia do Inter-Seleções Sub17 de 3×3 está terminado

Decorreu esta sexta-feira, em Tomar, o primeiro dia do inédito Inter-Seleções Sub17 de 3×3. Este evento, que termina no domingo, conta com três campos e 34 equipas, divididas nas categorias masculina e feminina.

Tudo principiou com a cerimónia de abertura, composta pela atuação do grupo “Sellium”, grupo de danças medievais de Tomar e pela entrega de dois tabuleiros por parte de um par de adultos e um par de crianças, de forma a evovar a famosa Festa dos Tabuleiros da cidade nabantina. Seguiram-se palavras de João Leitão, vice-presidente da FPB, e de Hélder Henriques, vereador da Câmara Municipal de Tomar.

De realçar o excelente ambiente proporcionado por todas as comitivas no requalificado Largo da Várzea, assim como pelo público presente nas bancadas.

A anteceder o início da competição, as Seleções Nacionais masculina e feminina de sub23 de 3×3 treinaram em dois dos campos. As formações portuguesas preparam a participação nos Jogos do Mediterrâneo, na Argélia, entre 30 e 3 de julho.

Foram estes os resultados da primeira jornada da prova em sub17 masculinos:

Grupo A

AB Setúbal 12-10 AB Santarém
AB Alentejo 11-9 Viana do Castelo

Grupo B

AB Porto 21-4 AB Viseu
AB Algarve 12-11 AB Vila Real

Grupo C

AB Castelo Branco 7-15 AB Leiria
AB Lisboa 15-16 AB Braga

Grupo D

AB Coimbra 21-11 AB Guarda
AB Aveiro 21-10 AB Bragança
AB Guarda 11-17 AB Madeira
AB Madeira 10-7 AB Bragança
AB Aveiro 9-10 AB Coimbra

 

Quanto ao escalão de sub17 femininos, os resultados foram os seguintes:

Grupo A

AB Viana do Castelo 14-5 AB Vila Real
AB Algarve 8-5 AB Viseu

Grupo B

AB Santarém 21-0 AB Castelo Branco
AB Aveiro 13-8 AB Madeira

Grupo C

AB Lisboa 9-6 AB Leiria
AB Setúbal 18-2 AB Alentejo

Grupo D

AB Coimbra 21-3 AB Guarda
AB Braga 4-15 AB Porto
AB Bragança 2-21 AB Braga
AB Guarda 0-21 AB Porto
AB Braga 18-11 AB Bragança

Os jogos retomam este sábado, às 9 horas, com transmissão na FPBtv.

Apresentamos algumas das melhores imagens desta sexta-feira:

 


Inter-Seleções Sub17 de 3×3 arranca esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira (19h30), e dura até domingo, a 1.ª edição do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, evento inédito no basquetebol português que vai ter a requalificada Várzea Grande, em Tomar, como palco.

Participarão na competição 17 das 21 Associações, num total de 34 equipas nas vertentes masculina e feminina, sendo que os calendários estão disponíveis aqui e os jogadores de cada formação aqui. A FPBtv vai acompanhar a prova.

Recordamos que este certame foi apresentado no passado dia 13 de maio e na altura, a presidente da Câmara Municipal da cidade nabantina, Anabela Freitas, mostrou-se muito satisfeita por receber este Inter-Seleções: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou. Já Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das pronas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

 


FPB e Associações voltaram a reunir

Decorreu, esta quinta-feira à noite, por videoconferência, a quinta reunião FPB/Associações do presente ano de 2022, a qual contou com a presença de 24 elementos de 18 das 21 Associações distritais e regionais da modalidade (Algarve, Ilha Terceira e Porto não estiveram representadas).

O presidente da Federação, Manuel Fernandes, começou por congratular-se com o elevado número de atletas inscritos – 25.977 -, enaltecendo o meritório trabalho desenvolvido por clubes e Associações, para o alcance deste máximo, numa época pós-pandemia e em que projetos como o 3×3 nas Escolas ou o Jr. NBA, que também contribuem para a captação e fidelização de atletas, ainda não puderam ser retomados. Destacou a Associação de Basquetebol de Santarém e os seus clubes, que atingem pela primeira vez os 1.000 praticantes e com crescimento do número de atletas nos vários escalões que não o minibasquete, o que demonstra uma consolidação da prática do basquetebol naquele distrito.

Informou depois um conjunto de projetos de apoio a clubes e Associações, muitos dos quais já existiram nas últimas épocas e continuarão na época 2022/23: Escolas Portuguesas de Minibasquete; assistência FPB/Wilson; apetrechamento desportivo; Valorizares Seleções, CNT’s, Clubes, Associações, a que se juntarão Rankings e Arbitragem; apoio à participação de clubes em competições europeias.

O diretor técnico nacional (dtn), Nuno Manaia, apresentou depois um ponto de situação sobre a atividade e as perspetivas para a próxima época. Até final da época 2021/22, destaque para a muita atividade internacional, com a participação de 13 Seleções Nacionais em competições oficiais FIBA e IWBF e para a 1.ª edição do Inter-Seleções sub17 3×3, que decorrerá em Tomar, entre 17 e 19 de Junho, e no qual se inscreveram 17 das 21 Associações (apenas as dos Açores não o fizeram), num meritório esforço para a promoção desta vertente do basquetebol.

O dtn apresentou, de seguida, algumas propostas de alterações regulamentares para a época 2022/23, convidando as Associações a apresentarem as suas propostas nesta área até ao dia 30 de junho.
Seguir-se-ão agora um conjunto de reuniões com clubes, tendo em vista a continuação da preparação da época 2022/23.


FPB e Associações reúnem pela última vez no mandato 2018-2022

A FPB e as Associações distritais/regionais reuniram pela última vez no mandato 2018-2022, este sábado de manhã, no auditório do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Numa reunião em que estiveram presentes 18 das 21 Associações, foram dadas por Helena Oliveira, assessora da Direção da FPB, informações acerca do projeto “Valorizar Associações”, nomeadamente sobre os relatórios das Associações e os valores finais dos apoios disponibilizados pela Federação, assim como o atual ponto de situação do ranking.

De seguida, Nuno Manaia, diretor técnico nacional, prestou uma série de informações sobre o Inter-Seleções de sub17 de 3×3, evento inédito que vai decorrer em Tomar entre 17 e 19 de junho, e sobre a 10.ª Festa Nacional do Minibasquete, de regresso este ano e de novo em Paços de Ferreira, de 13 a 17 de julho.

Por seu turno, João Carvalho, secretário geral da FPB, fez o atual ponto de situação das candidaturas ao PAPA – Programa de Apoio a Projetos Associativos.

Manuel Fernandes, presidente da FPB, fez o balanço destes últimos quatro anos, salientando o grande número de reuniões efetuadas com Associações e clubes e o aumento de praticamente todos os agentes desportivos, mesmo com a pandemia, algo que foi muito valorizado e que é resultado do trabalho conjunto de clubes e Associações. Manuel Fernandes mostrou-se orgulhoso por “muitas das decisões terem nascido do trabalho coletivo” e afirmou que “não basta fazer, tem que se fazer bem”, algo seguido por todas as Associações. Na despedida, o líder federativo deixou a seguinte mensagem: “O mais importante é o respeito mútuo e a amizade, algo que conseguimos. Quero deixar uma palavra de sincero apreço pelo ambiente salutar que foi criado. Podemos pensar de forma diferente, podem existir divergências, mas temos um objetivo comum”, disse.

Como sempre, as Associações tiveram um espaço dedicado às suas opiniões, onde se puderam expressar.

A próxima reunião entre a FPB e as Associações está agendada para 4 de junho, sendo que em setembro haverá uma reunião na Ilha Terceira.


Apresentação de um evento inédito que tem Tomar como palco

Decorreu esta sexta-feira de manhã, nos Paços do Concelho de Tomar, a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Inter-Seleções Regionais de 3×3 no escalão de sub17 masculinos e femininos, evento inédito em Portugal e que terá lugar entre 17 e 19 de junho, na cidade nabantina.

A acompanhar a crescente popularidade e importância do 3×3, modalidade olímpica, dá-se então um passo importante nesta variante. Este certame deverá reunir 144 atletas e um total de cerca de 250 elementos.

Em declarações à FPBtv, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, não escondeu a satisfação pela realização do certame na cidade: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “”Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

José Monteiro, diretor técnico regional da AB Santarém, abordou o momento positivo da entidade: “Em termos de crescimento está a ser um ano excelente para a AB Santarém. O basquetebol é, neste momento, a modalidade de pavilhão mais praticada no nosso distrito, sem sombra de dúvida. Passámos de 600 para perto de 1000 atletas, num crescimento de 60%, com o nosso projeto “ABS Escolas”, a que chamamos a “magia do primeiro cesto”, ligado ao minibasquete, a assumir muita importância. Este Inter-Seleções é muito motivador para nós, sendo que a nossa Associação vai ter um circuito distrital com 12 etapas durante os próximos meses, numa prova que vai chegar a locais sem basquetebol”, explicou.

Por seu turno, Alcino Gonçalves, presidente do Basket Club de Tomar, assumiu a importância do Inter-Seleções para a cidade: “Este evento dá-nos ainda mais motivação para continuar a evoluir. Faltam valores de referência do basquetebol em Tomar. Os nossos jovens, neste distrito, apenas na Chamusca têm basquetebol sénior num patamar competitivo mais alto. O Basket Club de Tomar não abdica da vertente solidária. Não queremos apenas formar atletas, queremos formar cidadãos, e este ano não será exceção. No Dia Nacional do Minibasquete ajudaremos uma instituição de apoio a pessoas com deficiência, onde já damos treinos de basquetebol”, adiantou.

 


AB Alentejo com torneio 3×3 FIBA em Estremoz

O AJES – Associação Juvenil de Estremoz, em colaboração com a Associação de Basquetebol do Alentejo, vai organizar mais uma edição do 3x3FIBA White City. Com competição nas categorias de sub15, sub18 e seniores, mistos, as inscrições fecham dia 25 de abril e podem ser realizadas aqui.

Cada equipa participante na prova, marcada para dia 1 de maio, no Pavilhão Municipal de Estremoz, recebe uma camisola, personalizada, do torneio. Os vencedores de cada categoria também ganham o direito a levantar um troféu após o triunfo final.

 


FPB e Associações reunidas

A Federação Portuguesa de Basquetebol realizou, no passado sábado, em Lisboa, a terceira reunião de 2022 com as suas Associações, à qual compareceram representantes de 14 das 21 Associações. 

A reunião teve como principal ponto a partilha de informações sobre a Festa do Basquetebol que, após dois anos de interregno por força da pandemia, verá a sua 14.ª edição arrancar em Albufeira, no próximo dia 9 de Abril, com a cerimónia de abertura agendada para as 18:00, na Praça dos Pescadores, logo após a chegada das Seleções representantes de todos o país. 

Seguir-se-ão cinco dias de muitos jogos, espalhados por oito campos em sete pavilhões, ações de formação para treinadores e juízes, concursos de lançamentos e muita animação. 

O Diretor da Festa, Vítor Ferreira, deu a conhecer que, nesta edição, as finais serão realizadas em 4 pavilhões distintos, todas à mesma hora. A cerimónia de encerramento daqueles que são os Campeonatos Inter-Seleções de Portugal em Sub-14 e Sub-16, masculinos e femininos, irá realizar-se no Estádio Municipal de Albufeira, por forma a permitir a presença de todos em segurança – participantes, famílias e espectadores em geral. 

Seguiu-se uma informação sobre a eleição do Delegados à Assembleia Geral da FPB, que irá decorrer no próximo dia 6 de Abril, nas Associações Distritais e Regionais da modalidade, entre as 10 e as 20 horas. Nesse dia, Clubes, Atletas, Juízes e Treinadores (maiores de idade) inscritos na presente época, bem como os Treinadores que sejam portadores de uma carteira de treinador válida poderão escolher os seus representantes à Assembleia Geral da FPB para o próximo ciclo. Já as eleições para os órgãos sociais da FPB estão previstas realizar-se em Maio, com a data final a ser fixada pela Assembleia Geral da FPB. 

Por fim, o Secretário-Geral, João Carvalho, deu a conhecer que foram recebidas mais de sete dezenas de candidaturas ao Programa de Apoio a Projetos Associativos, tendo a Associação de Basquetebol de Braga sido a entidade que mais candidaturas apresentou. Vai agora seguir-se o processo de avaliação dessas candidaturas, que poderá incluir a realização de reuniões com as Associações, com o objetivo de encontrar as soluções que mais se adequam às necessidades das Associações e interesses do Basquetebol. 


“Os clubes de Aveiro têm o basquetebol enraizado”

Bruno Fangueiro, presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro, mostrou-se satisfeito na hora de fazer o balanço da Taça Federação Betclic, que se realizou em Esgueira e Vagos.

O líder associativo elogiou os clubes organizadores da competição, considerou que os adeptos que compareceram nas bancadas “deram o seu tempo por bem empregue”. Para Bruno Fangueiro, “os clubes de Aveiro têm o basquetebol enraizado”.

 


FPB assina acordo com CM de Sever do Vouga

No seguimento do exemplo dado por vários municípios em Portugal, a Câmara Municipal de Sever do Vouga, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Aveiro e a Associação Cidade Social, assinaram um protocolo de cooperação com vista à criação de dois campos de basquetebol 3×3.

Integrados no projeto 3×3 BasketArt, os dois espaços desportivos vão ser desenvolvidos no Parque da Vila e no Espaço Severi, em Sever do Vouga.

O acordo entre as quatro partes foi assinado pelo Presidente da FPB, Manuel Fernandes, o presidente da CM de Sever do Vouga, Eng. Pedro Lobo, o presidente da AB Aveiro, Bruno Fangueiro, e pelo presidente da Associação Cidade Social, Douto Pedro Soares.

O 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer o basquetebol para a rua.

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.