Artigos da Federaçãooo

Terminada mais uma semana dos portugueses fora de Portugal

Mais uma semana, mais uma rubrica de portugueses além fronteiras. Os internacionais portugueses tem sido peças fundamentais nos respetivos campeonatos e até mesmo em competições europeias. Passando um pouco por toda a Europa, podemos encontrar um Português que esteja a triunfar.

Em território Francês, Anthony da Silva e Travante Williams tiveram mais uma semana de elevado rendimento com jogos complicados. Apesar da derrota, Anthony foi uma peça fundamental na partida e ao longo do 37 minutos jogados, marcou 11 pontos, fez sete assistências e um ressalto, mostrando que depois da sua lesão está completamente recuperado e apto para jogar ao mais alto nível.

Travante Williams teve dois jogos: um para o campeonato francês e o outro para o patamar mais alto do basquetebol; Champions League. O Le Mans defrontou no fim de semana o JL Bourg-en-Bresse numa partida complicada e disputada até ao final, terminando na vitória da equipa do internacional português por 84-82 onde contou com 6 pontos, duas assistências e dois roubos de bola. Na passada segunda feira, defrontou o SL Benfica, para a Champions League. Uma partida que ao intervalo estava bastante equilibrada (45-43) mas que acabou com a vitória confortável por 20 pontos (89-69) do Le Mans. O extremo marcou 8 pontos, uma assistência e um ressalto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Le Mans Sarthe Basket (@msb_officiel)

Hungria, Espanha, Itália ou Alemanha são alguns dos sítios onde podemos encontrar as verdadeiras atletas que brilharam ao longo da última semana. Em Espanha apesar das inúmeras portuguesas em destaque, esta semana é Carolina Bernardeco quem merece o título de MVP.
Depois de uma grande vitória da sua equipa (Alcorcón) por 11 pontos frente ao Andratx, a internacional foi mesmo a jogadora mais valiosa da partida com 13 pontos, três assistências e dois roubos de bola, formando 18 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FA Baloncesto Femenino Alcorcón (@femeninalcorcon)

Um nome que já não espanta de ser falado é Carolina Rodrigues. A internacional está na Hungria a defender o Szekszard e teve uma semana com dose dupla: EuroCup Women na quarta-feira e campeonato no domingo.
Na competição europeia, a base venceu frente ao SF Gheorghe (Roménia) por 63-49 e marcou 16 pontos, fez cinco assistências e fez dois ressaltos, ajudando significativamente a equipa em 33 minutos jogados. No campeonato, a história não divergiu muito; mais uma vitória e mais 9 pontos, quatro assistências e três ressaltos em 29 minutos.

Voando até Itália, o nome de Carolina Cruz também tem estado em grande destaque na Série2. A poste portuguesa tem feito jogos de enorme calibre e na última partida frente ao San Salvatore, fez 16 pontos e uns incríveis 15 ressaltos (nove defensivos e seis ofensivos), tendo sido a jogadora mais valiosa do encontro. De referir que na junção dos dois jogos anteriores, Carolina conta com 26 pontos, cinco assistências e 12 ressaltos.

Terminando o voo desta semana na Alemanha, Tess Santos, está a representar o Wasserburg (equipa da segunda liga alemã) pelo segundo ano e tem feito jogos de alto nível. A equipa, inserida na zona Sul, encontra-se em 4º lugar do campeonato com três vitórias e uma derrota. Na última partida, Tess entrou no cinco inicial e foi MVP com 21 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)
6pts, 2ast, 2res (20min) na vitória frente ao Bourg (84-82)
8pts, 1ast, 2res (23min) na vitória frente ao SL Benfica (89-69) – Champions League

Anthony da Silva (Évreux Basket, Elite 2 – França)
11pts, 7ast, 1res (37min) na derrota frente ao Antibes (83-89)

Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primera FEB – Espanha)
9pts, 3res (26min) na vitória frente ao Melilla (79-59)

Diogo Seixas (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
6pts, 1ast, 1res (12min) na vitória frente ao Palmer Basket Mallorca Palma (82-69)

Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
7pts, 5ast, 2res (21min) na vitória frente ao Grupo Caesa Seguros FC Cartagena CB (90-77)

Francisco Amiel (Albacete Basket, LEB Plata – Espanha)
4pts (8min) na derrota frente ao Huesca (80-88)

Tiago Teixeira (Toledo, Segunda FEB – Espanha)
7pts, 1ast, 2ress (13min) na vitória frente ao La Leonesa (90-73)

Carolina Rodrigues (Szekszard, NB I.A – Hungria)
16pts, 5ast, 2res (33min) na vitória frente ao SF Gheorghe (63-49)-EuroCup Women
9pts, 4ast, 3res (29min) na vitória frente ao PEAC-Pecs (78-67)

Inês Ramos (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
7pts, 1ast (24min) na derrota frente ao Celta Zorka (58-67)

Raquel Laneiro (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
3pts, 3ast, 3res (31min) na derrota frente ao Celta Zorka (58-67)

Josephine Filipe (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
11pts, 3ast, 1res (30min) na derrota frente ao Celta Zorka (58-67)

Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, LF2 – Espanha)
12pts, 1ast (22min) na vitória frente ao El Plantel GMASB (80-61)

Carolina Cruz (Livorno, Série2 – Itália)
16pts, 15res (28min) na derrota frente ao San Salvatore (59-62)

Carolina Bernardeco (Itesal Femenino Alcorcon, LF2 – Espanha)
13pts, 3ast, 2res (28min) na vitória frente ao Andratx (90-79)

Eva Carregosa (Recoletas Zamora, LF Challenge – Espanha)
8pt, 3res (18min) na derrota frente ao Adareva (66-72)

Ana Raimundo (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)
2pts, 1ast (3min) na derrota frente ao ALBA Berlin (50-68)

Sara Guerreiro (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)
4pts, 2ast, 3res (23min) na derrota frente ao ALBA Berlin (50-68)

Tess Santos (Wasserburg, 2ª Bundesliga – Alemanha)

21pts, 2ast, 9res (26min) na vitória frente ao Mainz (92-59)


Carolina Rodrigues está de regresso ao +351

Carolina Rodrigues, também conhecida como Compal, esteve novamente à conversa no +351 e falou da felicidade extrema que sentiu quando Portugal conquistou a primeira vitória de sempre no Women’s EuroBasket.

Nesta temporada, voou até à Hungria e a base portuguesa conta-nos tudo sobre a época que já iniciou, da excelente competitividade no campeonato e os objetivos traçados para a Women’s EuroCup.

Antes desse voo, passou mais do que uma temporada na Suíça (ao serviço do Nyon e do Friburgo) e comentou a sua passagem por lá: “Foi na Suíça que voltei a encontrar a minha confiança, o prazer pelo basquetebol e tornou-se um sítio muito especial por isso”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O episódio completo encontra-se na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Rafael Lisboa é o primeiro convidado da 2ª temporada do +351

Rafael Lisboa dispensa qualquer tipo de apresentações. O número 28 da nossa seleção esteve mais uma vez presente na rubrica +351 para nos contar um pouco sobre os últimos tempos.

Depois de brilhar no Eurobasket, o base português fala sobre toda a jornada vivida na Letónia, da primeira época vivida no Ourense e da continuidade e objetivos da equipa para esta temporada, onde é pela primeira capitão.

“Cada vez mais nos têm vindo a respeitar, por um processo criado com solidez e consistência”. O episódio completo está disponível na FPBtv.

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


A NBA está quase aí – e Neemias já voltou a brilhar pelos Boston Celtics

Agora sim: ao último jogo dos Boston Celtics na pré-época da NBA 2025/26, o poste português Neemias Queta assumiu a titularidade no cinco inicial do emblema de Massachusetts. Os rumores já falavam em trocas e baldrocas, mas o gigante do Vale da Amoreira mostrou ao técnico Joe Mazulla que a organização pode contar com ele: durante os 20 minutos que esteve em campo, somou oito pontos, 12 ressaltos, quatro desarmes, uma assistência e ainda um roubo de bola.

“Vamos ser duros com o Neemy” – frisou o treinador dos Boston Celtics, na conferência de imprensa. “Eu já lhe disse: foi para isto que trabalhou durante toda a tua vida. A chance de ser titular pelos Celtics. O que vimos hoje ainda pode ser muito melhor. Mas este é o jogador que precisamos”.


De recordar que o poste teve uma escassa utilização nos três jogos anteriores, perante Memphis Grizzlies (vitória, por 103-121), Toronto Raptors (derrota, por 107-105) e Cleveland Cavaliers (triunfo, por 138-107). Esta noite, com Derrick White enquanto o MVP do encontro, liderando todos os quesitos estatísticos, e Neemias em campo e com laivos do que fez no EuroBasket 2025 pela Seleção Nacional, os Celtics venceram os Toronto Raptors por 110-108.

Neemias Queta chegou à liga norte-americana no Draft de 2021, na 39.ª posição, pelos Sacramento Kings. Em 2024 foi campeão com a equipa que atualmente representa, sendo o primeiro português de sempre nesta que é a principal competição da modalidade em todo o mundo.


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Terminada mais uma ronda da Proliga

Chegou ao fim mais um fim de semana emocionante da Proliga. A segunda jornada trouxe duelos intensos, atuações individuais de grande nível e, como já é tradição, resultados equilibrados que mantêm a competição empolgante e imprevisível.

Iniciamos pela Zona Sul onde o CAB Madeira voltou a ganhar em território continental, desta vez frente ao Ginásio ANTRIX por 75-86, somando a sua segunda vitória do campeonato. Num jogo bastante equilibrado e forte nos ressaltos (79 no total) a equipa da Madeira não deu espaço para que o Ginásio vencesse, tendo estado quase a 19 pontos de distância. Maxwell Newman com 23 pontos, 11 ressaltos, quatro assistências e um roubo de bola, foi eleito o MVP com uma valorização de 27. Na equipa da casa a história não foi muito diferente, existindo dois grandes destaques: Emerson Halbleib (15pts, 9res, 3ast, 1rb) e Dontae Mitchell (24pts, 4res, 4ast, 1rb).

O CB Queluz encontrou o AD Galomar numa partida desde cedo decidida a favor da equipa madeirense. Ao intervalo, já 15 pontos separavam as duas equipas (37-52) e, apesar do terceiro quarto ter ficado empatado (21-21) nada foi suficiente para travar a equipa despromovida da Liga Betlic, que venceu de um modo confortável por 69-96.

Subindo até Norte, o Sport Club Lusitânia recebeu o Casino Ginásio e apesar de um primeiro quarto muito forte por parte da equipa da casa (27-17), o equilíbrio foi mesmo a palavra deste encontro. O jogo foi para intervalo só com a diferença de um ponto (43-42), deixando as portas totalmente abertas para a segunda parte. No fim dos 40 minutos jogados, o marcador mostrava  o resultado de 74-81. Apesar dos 24 pontos, 10 ressaltos e quatros roubos de bola por parte do Obinna Ugwuakazi (jogador do SC Lusitânia) que teve uma valorização de 33.5, nada travou a grande vitória do Casino Ginásio. Mesmo com o destaque do jogador das ilhas, a figura da partida foi Joshua McClary, que marcou 34 pontos, fez sete ressaltos e cinco roubos de bola, formando uns incríveis 41 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Depois da vitória na semana passada frente ao Maia BC, por 87-81, Hélder Neto foi novamente o MVP. O extremo voltou a ser destaque com 9 pontos, 15 ressaltos e duas assistências. Com esta vitória frente à Academia EFAPEL (46-76), o Illiabum conquistou a segunda vitória seguida e ocupa a segunda posição na classificação da Zona Norte, logo atrás do CD Póvoa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Illiabum Clube (@illiabum)

A jornada terminou com o duelo Algarvio entre Imortal e Portimonense num jogo intenso e vivido até ao último segundo. 75-77 foi o resultado ao fim do quarto período, saindo vitoriosa a equipa de Portimão. Jayden Grewal foi a figura do Portimonense com 21 pontos marcados, dois assistências, quatro roubos de bola e cinco ressaltos, conseguindo uma valorização de 19,5. Depois de mais uma vitória no campeonato, o Portimonense fica em segundo lugar da Zona Sul, com duas vitórias em dois jogos.

Jogaram ainda:

BSA-GALP 79-90 SL Benfica Sub23 (Guilherme Saiote MVP – 28 pontos, três ressaltos, cinco assistências e três roubos de bola)

Maia Basket Clube 69-91 CD Póvoa/Esc Online (Matic Lamut com 21pts, 9res, 1ast, 3rb – 28val)

Sangalhos Desporto Clube 79-84 Sampaense Inspecentro (MVP Tope Arikawe – 25pts, 13res, 2ast, 1rb – 33val)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIA DE CAPA | MAIA BASKET CLUBE

Nova época, mesmo orgulho: estão de regresso os Portugueses no Estrangeiro

Nova época de Basquetebol é sinónimo do regresso da rubrica onde acompanhamos os jogadores e jogadoras portuguesas que elevam Portugal além fronteiras; e neste começo de temporada já temos alguns nomes a destacar. No basquetebol feminino, Carolina Rodrigues, Margarida Junqueira, Raquel Laneiro, Josephine Filipe e Inês Ramos começaram desde cedo a mostrar o valor nacional.
No masculino, Travante Williams, Rafael Lisboa e Anthony da Silva já iniciaram também esta época.

A internacional portuguesa, Carolina Rodrigues voou da Suíça até à Hungria e já está a brilhar. Ao longo desta temporada vai representar o Szekszárd e neste arranque do campeonato tem estado em constante destaque. Em três jogos, a equipa já soma três vitórias e a base portuguesa conta com uma média de 15 pontos. Para além do campeonato húngaro, a equipa de Carolina jogou a qualificação para a Eurocup frente ao DSK Brandýs (Chéquia) onde venceram confortavelmente as duas partidas. A base portuguesa marcou 24pts, 9ast e 9res. Com este resultado, a equipa vai integrar o grupo D da competição europeia.

Inês Ramos juntou-se a Raquel Laneiro e a Josephine Filipe no Al-Qázeres, equipa que integra o segundo escalão espanhol. A internacional portuguesa é a mais recente portuguesa no estrangeiro ao fim de toda uma carreira, até agora, dedicada ao CP Esgueira. Este trio de portuguesas já realizou três jogos na LF Challenge e mostraram bem o seu valor. Retomando ainda ao iníco da época, as portuguesas venceram a Final da Copa de Extremadura e Inês Ramos foi a MVP da partida (21pts, 4rb) com 26 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Federación Extremeña de Baloncesto (@fexbaloncesto)


Ainda em território espanhol, Margarida Junqueira terminou a primeira jornada da segunda liga dentro do top 15 de jogadoras com mais pontos, levando já 14 pontos.

Na primeira liga alemã, tivemos um duelo que colocou portuguesas frente a frente. Herner, equipa onde está atualmente Mariana Silva e Catarina Mateus (8pts, 3res, 4ast), perdeu em casa por 69-72 frente ao Marburg, equipa orientada por José Araújo. Sara Guerreiro (11pts, 3res, 1ast e 3rb) e Ana Raimundo (6pts, 2res, 5ast e 3rb) integraram o cinco inicial da equipa visitante e saíram desta difícil deslocação com o sentimento de dever cumprido.

No masculino, Travante Williams mudou-se para França e está no Le Mans, equipa que terminou a temporada 2024/2025 em 6º lugar. No início da temporada, Travante jogou a Super Cup francesa e chegou à final, onde perdeu frente ao Mónaco (79-104). Três rondas já marcaram o início do campeonato e o extremo português conta com duas vitórias, uma derrota e 26 pontos marcados.

Anthony da Silva está de regresso depois de ter estado afastado do Eurobasket devido à lesão que teve no joelho. Iniciou esta época ao serviço no Evreux Basket (equipa onde esteve na época passada) e já alinhou no cinco inicial. Na última partida esteve em evidência com 20 pontos, três assistências e três roubos de bola.

Não muito longe, viajamos para Espanha onde o base internacional Rafael Lisboa vai continuar ao serviço do Club Ourense Baloncesto, tornando-se ao fim da temporada de estreia um dos capitães de equipa. O base português foi o MVP do último jogo com 23 pontos, um ressaltos, três assistências e três roubos de bola, formando 20 de valorização. O Ourense somou a segunda vitória do campeonato frente ao CB Zamora (94-84) depois de três jogos na principal liga espanhola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club Ourense Baloncesto (@cobsad)

Ainda em Espanha de notar a presença de dois internacionais jovens na recente Liga U. A competição sub22 já iniciou e Miguel Sousa e Erickson Teixeira encontraram-se logo na primeira jornada, com este último a sair por cima no duelo luso. Ambos os atletas estiveram no verão a representar Portugal no Europeu de sub16 e sub18 respetivamente e ambos, ainda em idade de júnior, estreiam-se assim nas competições séniores espanholas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)
11pts, 1rb (24min) na derrota frente ao Lyon-Villeurbanne (66-91)

5pts, 1ast, 3rb (22min) na vitória frente ao Paris (95-89)

10pts, 1rb  (22min) na vitória frente ao Dijon (91-89)

Anthony da Silva (Évreux Basket, Elite 2 – França)
20pts, 3ast, 3rb (37min) na vitória frente ao Denain (88-78)

5pts, 4ast, 6rb (35min) na derrota frente ao Hyeres-Toulon (73-93)

15pts, 10ast, 5rb (36min) na vitória frente ao CAEN (79-76)

Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primera FEB – Espanha)
6pts, 1ast, 2rb (18min) na vitória frente ao Gipuzkoa (96-95)

2pts, 2ast, 2rb (14min) na derrota frente ao Grupo Alega Cantabria (82-87)

5pts, 1ast (14min) na derrota frente ao Hestia Menorca (77-97)

Diogo Seixas (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
6pts, 1ast, 1rb (12min) na vitória frente ao Palmer Basket Mallorca Palma (82-69)

Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
23pts, 3ast, 3rb (31min) na vitória frente ao Zamora (94-84)

6pts, 6ast (25min) na vitória frente ao Palmer Basket Mallorca Palma (82-69)

8pts, 2ast, 1rb (17min) na derrota frente ao Palmer Basket Mallorca Palma (76-87)

Francisco Amiel (Albacete, LEB Plata – Espanha)

5pts, 1ast (15min) na vitória frente ao Valle de Egues (98-67)

Tiago Teixeira (Toledo, Segunda FEB – Espanha)

10pts, 4ast (17min) na vitória frente ao Homs UE Mataro (93-79)

2pts, 2ast (20min) na derrota frente ao Valladolid (71-83)

Carolina Rodrigues (Szekszard, NB I.A – Hungria)
8pts, 7ast (32min) na vitória frente ao Vasas Akademia (91-69)

16pts, 3ast, 2rb (38min) na vitória frente ao San Giovanni (78-73) Eurocup

19pts, 3ast, 1rb (37min) na vitória frente ao Cegledi (61-51)

12pts, 6ast, 3rb (28min) na vitória frente ao Szigetszentmiklos (99-46)

15pts, 4ast, 1rb (37min) na vitória frente ao Csata TKK (75-72)

Inês Ramos (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
14pts, 2ast (28min) na derrota frente ao Ardoi (53-85)

16pts, 5ast, 4rb (33min) na vitória frente ao Sernova Renova Canoa Real (75-66)

6pts, 4ast, 2rb (31min) na vitória frente ao Fustecma NBF Castelló (72-67)

Raquel Laneiro (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
8pts, 6ast, 2rb (33min) na derrota frente ao Ardoi (53-85)

23pts, 3ast, 2rb (34min) na vitória frente ao Sernova Renova Canoa Real (75-66)

19pts, 5ast, 2rb (30min) na vitória frente ao Fustecma NBF Castelló (72-67)

Josephine Filipe (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
7pts, 1ast, 2rb (26min) na derrota frente ao Ardoi (53-85)

11pts, 2ast, 2rb (27min) na vitória frente ao Sernova Renova Canoa Real (75-66)

16pts, 3ast, 1rb (31min) na vitória frente ao Fustecma NBF Castelló (72-67)

Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, LF2 – Espanha)
10pts, 1ast (30min) na derrota frente ao Dishelec 65 Viladecans (70-77)

14pts, 5ast, 4rb (32min) na derrota frente ao Spar Gran Canaria (75-79)

Carolina Cruz (Livorno, Série2 – Itália)
15pts, 4ast, 8res (28min) na vitória frente ao Costa Masnaga (94-65)

11pts, 1ast, 4rb (17min) na derrota frente ao Moncalieri (71-76)

Carolina Bernardeco (Itesal Femenino Alcorcon, LF2 – Espanha)
6pts, 4ast, 2rb (31min) na vitória frente ao Almeda (51-45 )

3pts, 2rb (34min) na vitória frente ao Segle XXI (61-52)

Eva Carregosa (Recoletas Zamora, LF Challenge – Espanha)
1pt, 1ast, 3rb (18min) na derrota frente ao Celta Zorka (78-79)

7pts, 1ast, 2rb (28min) na derrota frente ao Ardoi (71-79)

7pts, 2ast, 5rb (20min) na vitória frente ao NBF Castello (68-56)

Rita Oliveira (Valdarno, Serie A2 – Itália)
17pts, 2ast, 1rb (26min) na derrota frente ao Sanga Milano (73-74)

15pts, 1ast, 4rb (36min) na vitória frente ao San Salvatore Selargius (65-61)

Ana Raimundo (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)
6pts, 5ast, 2rb (21min) na vitória frente ao Herner (72-69)

6pts, 3ast, 3rb (16min) na vitória frente ao Freiburg (78-70)

8pts, 2ast, 1rb (19min) na vitória frente ao Halle (79-78)

Sara Guerreiro (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)
11pts, 2ast, 3rb (31min) na vitória frente ao Herner (72-69)

12pts, 1ast, 3rb (24min) na vitória frente ao Freiburg (78-70)

16pts, 2ast, 1rb (38min) na vitória frente ao Halle (79-78)

Catarina Mateus (Herner, 1ª Bundesliga – Alemanha)
7pts, 4ast, 3rb (28min) na derrota frente ao BC Marburg (69-72)

2pts, 4ast, 2rb (18min) na vitória frente ao Noerdlingen (78-70)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Schekinah Bimpa é a primeira MVP da época 2025/2026

Terminada a primeira jornada da Liga Betclic Feminina, apresentamos a MVP: Schekinah Bimpa.

A atleta da Sanjoanense HELIOTEXTIL teve uma magnífica valorização de 35,5 pontos. No jogo contra o Esgueira, a atleta fez o grande duplo-duplo de 22 pontos e 20 ressaltos, onde sofreu três faltas e converteu os 6 lances livros propostos, fazendo uma percentagem de 100%.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O Cinco Ideal desta jornada é constituído ainda por: Madeline Burke (CAB Madeira), Micaela Kelly (Imortal LUSIADAGÁS), Monique Pereira (Sportiva AZORISHOTELS) e Taylor Langan (CAB Madeira).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Arranque das Ligas Betclic 2025/26 com novidades e rivalidades reforçadas

As Ligas Betclic Masculina e Feminina estão de regresso para a temporada 2025/26 e prometem trazer consigo um ano de grande intensidade, novos protagonistas e rivalidades que vão marcar o panorama do basquetebol português.

O arranque oficial da temporada será acompanhado de perto pela Magazine Ligas Betclic, o programa que dá voz às competições e que estreia com um episódio especial de antevisão. Nesta emissão, três jornalistas de referência da imprensa desportiva nacional — Catarina Domingos (O Jogo), Miguel Candeias (A Bola) e João Viegas (Record) — partilham análises e perspetivas sobre os principais destaques e protagonistas da nova época.

O defeso trouxe movimentações de grande impacto que prometem mexer com o equilíbrio das Ligas. Um dos nomes mais sonantes é o de Javian Davis, poste norte-americano que brilhou ao serviço do Imortal e que este ano reforça o FC Porto. No setor feminino, destaque para Milica Ivanovic, figura central no basquetebol português, que trocou o SL Benfica pelos Lombos, aumentando ainda mais a competitividade da Liga Betclic Feminina.

A nova época marca igualmente o regresso de vários internacionais portugueses, reforçando a qualidade e o talento em ambas as competições. Francisco Amarante volta a vestir a camisola do Sporting CP, enquanto Vlad Voytso regressa ao FC Porto. No feminino, Márcia Costa reforça o GDESSA, ao passo que Joana Soeiro e Maria João Correia regressam ao SL Benfica. Estes regressos prometem dar mais brilho e experiência às Ligas, aumentando o espetáculo dentro de campo.

A temporada 2025/26 será também marcada por clássicos e rivalidades intensas que prometem encher pavilhões e apaixonar adeptos. Na Liga Betclic Feminina, o duelo eterno entre SL Benfica e Sporting CP surge como um dos pontos altos do calendário. Já na Liga Betclic Masculina, o destaque vai para o reencontro minhoto entre Vitória SC e SC Braga, que regressa com grande expectativa em torno da sua intensidade e rivalidade regional.

O primeiro episódio da Magazine Ligas Betclic será inteiramente dedicado à antevisão das competições, analisando as principais transferências, rivalidades e jogadores a acompanhar nesta nova temporada. A visão dos três jornalistas convidados pretende oferecer ao público um guia privilegiado sobre o que esperar das Ligas Betclic 2025/26.

O programa pode ser acompanhado todas as sextas-feiras, às 13h, na DAZN, A Bola TV e FPBtv, sendo que todos os episódios ficam também disponíveis on demand na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


“Feel the Magic”: documentário sobre Ticha Penicheiro é cabeça de cartaz no Tribeca Film Festival

“Feel the Magic: Ticha Penicheiro Against All Odds”. O título do documentário já revela um pouco do que foi a carreira de Ticha Penicheiro, a mais condecorada jogadora do Basquetebol Feminino português, WNBA e FIBA Hall of Fame.

Com selo de realização de André Braz (Betclic Studios com produção Plusable), a película tem estreia marcada para o dia 30 de outubro, na segunda edição do Tribeca Film Festival Lisboa, pelas 21 horas.

E Ticha Penicheiro irá estar presente, numa sessão especial seguida de conversa com o público, a par do realizador. O documentário dá a conhecer a inspiradora trajetória da atleta portuguesa, uma das melhores bases de sempre do Basquetebol mundial, líder histórica de assistências da WNBA e campeã da liga norte-americana em 2005.

A figueirense é ainda embaixadora da Liga Betclic Feminina. Bilhetes para a sessão disponíveis na plataforma oficial do evento.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Portugal conquista 7.º lugar histórico no Mundial Sub19 Feminino na sua estreia absoluta na competição

Portugal fechou este domingo com chave de ouro a sua participação no Campeonato do Mundo Sub19 Feminino, ao garantir um notável 7.º lugar, na que foi a primeira presença de sempre de uma seleção nacional feminina nesta prova. A vitória por 74-58 frente à Hungria, no jogo de atribuição do 7.º e 8.º lugares, confirmou uma campanha absolutamente memorável para o basquetebol português.

Depois de um percurso repleto de superação, onde Portugal não só se apurou para os quartos-de-final como discutiu o acesso ao top 4 mundial, a equipa voltou a demonstrar toda a sua qualidade, ambição e maturidade competitiva frente à seleção húngara. A entrada forte no jogo foi determinante: Portugal venceu o primeiro período por 21-15, impondo-se desde cedo na eficácia ofensiva e no controlo do ritmo de jogo.

No segundo quarto, as comandadas de Agostinho Pinto mantiveram a superioridade, com uma exibição coesa a nível coletivo, dominando a luta nas tabelas e forçando várias perdas de bola do adversário. O parcial de 26-18 antes do intervalo colocou Portugal com uma vantagem confortável e emocionalmente reforçada para a segunda parte.

A dinâmica manteve-se após o descanso, com um terceiro período autoritário (19-11) que praticamente selou o destino da partida. Portugal revelou grande maturidade na gestão do jogo, com boas decisões ofensivas e solidez defensiva, evidenciando a evolução tática e mental de um grupo que se afirmou ao longo de toda a competição.

No último quarto, a Hungria ainda tentou reduzir a diferença, vencendo o parcial por 8-14, mas o resultado nunca esteve verdadeiramente em risco. Portugal controlou os ritmos finais do encontro e assegurou, de forma categórica, um histórico 74-58 no marcador.

Com este triunfo, Portugal encerra a sua primeira participação num Mundial Sub19 Feminino com um inédito 7.º lugar e superando nomes consagrados do panorama internacional, assim como coloca a Seleção Nacional como a 3.ª melhor equipa da Europa. Este resultado representa um dos maiores marcos da história do basquetebol português, não só pelo registo alcançado, mas pela forma como foi conquistado: com talento, coragem, identidade coletiva e espírito competitivo.

Ao longo da competição, a Seleção Nacional não só somou vitórias frente a adversárias de peso, como apresentou desempenhos individuais de alto nível — com destaque para Clara Silva, que entrou para os livros de recordes da FIBA com uma das melhores exibições de sempre da história do torneio.

A campanha termina com orgulho, inspiração e futuro. Portugal provou que pertence à elite do basquetebol jovem feminino mundial e deixa um sinal claro de que esta geração quer, pode e vai continuar a fazer história.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(Em atualização)


2024/2025: os campeões e os vencedores

Finda a época 24/25 para os clubes, atletas, treinadores e juízes portugueses. Tempo de balanços, de retrospetivas… e de olhar para o futuro, para o “verão de ouro” que espera Portugal. Vamos (literalmente) por partes:

MASCULINO

➤ Depois do primeiro lugar na fase regular da Liga Betclic Masculina, o SL Benfica chegou aos playoffs pronto para vencer – e assim o faz. 3-0 nos quartos e nas meias, frente a Vitória SC e Ovarense Gavex; do outro lado, o FC Porto fazia um percurso semelhante, mas frente a Imortal LUZiGÁS e Sporting CP. Com as duas equipas invictas na chegada às Finais, Norberto Alves voltou a provar porque é o segundo treinador português mais titulado nas “andanças” da Liga e comandou a sua equipa para a vitória – a sexta em sete anos.

Os encarnados venceram 3-1 e fizeram a festa no Dragão Arena, com Nico Carvacho a sagrar-se como MVP na sua primeira época de águia ao peito – e o tetracampeonato fica na Luz. Javian Davis foi o MVP da Fase Regular.

✯ MVP das Finais – Nico Carvacho (SL Benfica)
☆ MVP da Fase Regular – Javian Davis (Imortal LUZiGÁS)
⤷ Melhor Marcador – Gregory Parham II (Queluz O NOSSO PREGO)
⤷ Melhor Ressaltador – Michael Durr (AD Galomar)
⤷ Assistências – Miguel Monteiro (Esgueira Aveiro OLI)
⤷ Roubos de Bola – Tanner Omlid (FC Porto)
⤷ Desarmes de Lançamento – Xeyrius Williams (FC Porto)
⤷ Melhor Defensor – Tanner Omlid (FC Porto)
⤷ Melhor Jogador Jovem – André Cruz (Sporting CP)
⤷ Melhor Treinador – Fernando (FC Porto)
⤷ Prémio Fair Play Mike Plowden – Miguel Correia (Galitos BARREIRO)
⤷ Melhor Árbitro(a) – Sérgio Silva

➤ Com o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos completamente lotado, a Taça foi azul e branca. O FC Porto conquistou a sua 16.ª Taça de Portugal, a segunda consecutiva, com uma exibição de luxo do internacional português Miguel Queiroz (20pts, 12res – 40val), na final, a valer a vitória sobre o Sporting CP, por 94-73, depois do Clássico esgotado que encheu a “Casa das Seleções” nas meias (a UD Oliveirense completou o quarteto). Foi uma Final Four “quente”, em pleno março.

✯ MVP da Final – Miguel Queiroz (FC Porto)

➤ Mas jogar no Porto não é sinónimo de vitória azul e branca, como a UD Oliveirense provou na Taça Hugo dos Santos. Em Gondomar, no início de maio, os comandados de João Figueiredo fizeram uma Fase Final de excelência, vencendo consecutivamente Sporting CP, Ovarense GAVEX e, na final, o FC Porto, dando o primeiro título ao seu treinador. Três vitórias que deram também ao emblema de Oliveira de Azeméis o seu primeiro troféu em cinco anos – o último tinha sido precisamente a Taça Hugo dos Santos, mas em 2020, e só André Bessa permanece no plantel desde então.

✯ MVP da Final – Onno Steger (UD Oliveirense)

➤ A 39.ª edição da Supertaça Mário Saldanha, no início da temporada, foi uma reedição não só das Finais da Liga Betclic Masculina em 23/24, como em 24/25. À data, o FC Porto levou a melhor sobre os encarnados, e os dragões celebraram em Sines a sua oitava Supertaça. 93-97 foi o resultado final, após Miguel Queiroz ter levado o jogo para prolongamento no último segundo. O MVP foi Xeyrius Williams, na sua estreia oficial pelos azuis e brancos. O Clássico voltará a abrir oficialmente a época em 2025/2026.

✯ MVP da Final – Xeyrius Williams (FC Porto)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


➤ Épica “negra” na Proliga e o histórico SC Vasco da Gama regressa à principal divisão do Basquetebol português, 30 anos depois. A última presença do emblema portuense tinha sido em 94/95 (Série A2), precisamente depois de conquistarem a II Divisão. Desta feita, venceram, no Parque das Camélias, o CB Queluz, no Jogo 3 das Finais, com um ambiente completamente avassalador. Por seu lado, o SC Braga, que caiu nas meias-finais, foi a equipa mais consistente ao longo da fase regular (22-6) e meritosamente estrear-se-á na Liga Betclic Masculina em 2025/2026. Descem FC Barreirense e Clube dos Galitos.

✯ MVP das Finais – Akoi Yuot (SC Vasco da Gama)

➤ Depois da subida em 2023/2024, o Ginásio Serviplaco repete o feito e ergue-se no trono do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina, batendo, em casa e num ambiente contagiante, a Académica Efapel, numa luta até ao fim (61-64) pela subida à Proliga. Por seu lado, FC Gaia, Angrabasket, Fayal e a equipa Sub23 do Clube Atlético de Queluz descem ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina.

Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina este que termina com uma vitória verde e branca no Parque das Camélias. A equipa Sub23 do Sporting CP perdeu o encontro contra a turma do Porto (80-65), mas a margem da primeira mão (99-46) foi confortável para gerir o resultado e erguer a taça no final. Sobem os jovens leões e sobem também Vasco da Gama Sub23, Seixal e Juvemaia.

➤ Na Taça Nacional de Seniores Masculinos, o Belenenses Sub23 sagrou-se vencedor, após vencer fora de casa o CAA Salesianos Pad. Ribeiro, por 56-59, na segunda mão de uma final marcada pelo equilíbrio e intensidade, após um empate a 71 pontos na primeira.

 

 

FEMININO

➤ Na Liga Betclic Feminina, SL Benfica e Esgueira Aveiro (que ficou em primeiro na Fase Regular) encontraram-se no duelo final, depois de ultrapassarem respetivamente Imortal TCARS, CRC Quinta dos Lombos, Basquete Barcelos HMMotor e Sportiva Azoris Hotels. As “Bikudas” alcançaram uma final histórica para o emblema de Aveiro, a primeira do clube, mas, na reta final, as encarnadas foram mais fortes e sagraram-se bicampeãs nacionais, com Raphaella Monteiro a terminar a época levantando mais um troféu de MVP (já o tinha sido na Taça Vítor Hugo, logo a abrir a temporada).

De frisar o ambiente ensurdecer dos dois jogos das Finais, quer no Caldeirão Verde do Esgueira, quer no Pavilhão Fidelidade, onde foi preciso prolongamento para se consagrar a festa vermelha e branca com a embaixadora Ticha Penicheiro presente no sofá Betclic. Foi a quarta Liga Betclic Feminina para o coletivo de Eugénio Rodrigues. Rebecca Taylor foi a MVP da Fase Regular.

✯ MVP das Finais – Raphaella Monteiro (SL Benfica)
☆ MVP da Fase Regular – Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR)
⤷ Melhor Marcadora – Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR)
⤷ Melhor Ressaltadora – Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR)
⤷ Assistências – Carolina Anacleto (AD Sanjoanense)
⤷ Roubos de Bola – Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro)
⤷ Desarmes de Lançamento – Dayna Rouse (GDESAA Barreiro)
⤷ Melhor Defensora – Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro)
⤷ Melhor Jogador Jovem – Isabela Quevedo (Benfica)
⤷ Melhor Treinador – André Janicas (Esgueira Aveiro)
⤷ Prémio Fair Play Mike Plowden – José Leite (CRC Quinta dos Lombos)
⤷ Melhor Árbitro(a) – Inês Freire

➤ Em conjunto com a Final Four Masculina, a LXII Taça de Portugal Feminina Skoiy jogou-se em Matosinhos, para o segundo vencedor da temporada no Feminino. O CRC Quinta dos Lombos bate na final o SL Benfica por 65-75, com Maddi Utti e os seus 23 pontos a MVP. Nas meias, as encarnadas precisarem de prolongamento para ultrapassar o GDESSA Barreiro e o CDEFF Hosp. Part. da Madeira meritosamente representou a 1.ª Divisão Feminina na prova.

✯ MVP da Final –  Maddi Utti (CRC Quinta dos Lombos)

➤ O Esgueira Aveiro levou para a XV Taça Federação (que chegou ao seu oitavo vencedor em 15 edições) a mesma energia com que fechara a primeira volta da Liga Betclic Feminina. As “Bikudas” de André Janicas venceram na final as águias de Eugénio Rodrigues, por 87-75, carimbando o primeiro troféu do ano civil – o primeiro para o emblema – e a viagem de Queluz a Aveiro foi com certeza de festa – e talvez de prenúncio para onde viria a chegar até ao final da temporada.

✯ MVP da Final – Bárbara Souza (Esgueira Aveiro)

➤ Já a XXXVIII Supertaça Feminina, no início da temporada, opôs os emblemas do SL Benfica e do GDESSA Barreiro (finalista vencido da Taça de Portugal Skoiy 2023/2024). Em Sines, as águias (re)entraram de pé direito na temporada, Raphaella Monteiro recebeu o seu primeiro MVP da época e as encarnadas ergueram a terceira Supertaça no seu historial – 61-54 no final dos 40 minutos.

✯ MVP da Final – Raphaella Monteiro (SL Benfica)

➤ (Re)entraram, como escrito na parágrafo anterior, porque na XVI Taça Vítor Hugo, competição de pré-temporada, foi igualmente o SL Benfica a levantar a Taça – a quarta do palmarés encarnado. Resultado final de 86-56 e o primeiro MVP da temporada para Raphaella Monteiro, com 13 pontos e 25.5 de valorização.

✯ MVP da Final – Raphaella Monteiro (SL Benfica)

➤No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, o Sporting CP vence os dois primeiros jogos sobre o SC Coimbrões (que também alcança a promoção) nas Finais dos playoffs e termina a época como campeão da prova, depois de, com o primeiro lugar da fase regular, ter garantido a subida à Liga Betclic Feminina, apenas um ano após venceram a 2.ª Divisão em 2023/2024. Uma ascensão meteórica com uma equipa “escolhida a dedo”, revelou ao Magazine das Ligas Betclic o técnico João Pedro Vieira. Por seu lado, descem Académico FC, CPN Sub22 (devido à descida do CPN da Liga Betclic Feminina), Ginásio Olhanense e Carnide.

✯ MVP das Finais – Hanna Pratt (Sporting CP)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

➤ No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Feminina, a taça é azul e laranja: o GDG / Reis & Ana venceu primeiro fora, em Lisboa, por três pontos, e depois em casa, na Gafanha, por uma curta margem, a necessária, face à equipa Sub22 do Sporting CP. O público, uma vez mais, foi fundamental para a vitória do emblema anfitrião, que vence pela primeira vez a competição. As duas equipas sobem à divisão acima (o coletivo Sub22 do Sporting CP a beneficiar da subida da equipa principal) e sobem ainda CD José Régio e Olivais FC.

➤ Na Taça Nacional de Seniores Femininos, vitória do GD Bolacesto. Apesar do empate (58-58) na segunda mão, o coletivo do distrito do Porto sagrou-se vencedor da prova, já que tinham vencido confortavelmente a primeira mão, em casa, no Municipal das Pedras – Nélson Cardoso, por 77-54, frente ao coletivo do NDA Pombal.

FORMAÇÃO

➤ Na Festa Nacional do Basquetebol Juvenil, epítome da formação nacional, com os melhores atletas de cada distrito a competirem entre si, destaque para as quatro Associações que alavancaram os primeiros lugares dos respetivos pódios: AB Aveiro é campeã de Sub14 Masculinos, 13 anos depois da última conquista no escalão; a AB Lisboa revalida o título de Sub14 Femininos e dos Sub16 Masculinos e a AB Porto sagra-se tricampeã em Sub16 Femininos;

➤ A nível de competição de clubes, os campeões nacionais de Sub18 singraram-se em Matosinhos: de um lado, o CRC Quinta dos Lombos, na prova feminina; no setor masculino, o Imortal Pneu Rápido fez a festa do Norte até ao Algarve.

✯ Cinco Ideal Masculino – MVP Rodrigo Caires (Sporting CP), Lucas Barreira, Mwayi Cuinica (Imortal Pneu Rápido), Simão Cordeniz (SC Beira-Mar), António Sousa (CD Gumirães);
✯ Cinco Ideal Feminino – MVP Francisca Teixeira, Rita Rodrigues (CPN), Maria Amaro (Sporting CP), Maria Marcelino (CLIP Teams), Maria Silva (CRC Quinta dos Lombos);

➤ As Taças Nacionais do escalão foram erguidas pelo Maia BC e Seixal Clube 1925, no Feminino e Masculino, respetivamente, na Figueira da Foz e no Montijo.

✯ Cinco Ideal Masculino – MVP Rafael Peiriço, Guilherme Palma, Afonso Fernandes, Lorin Spinu (Seixal Clube 1925), Santiago Silva (FC Porto);
✯ Cinco Ideal Feminino – MVP Leonor Paiva, Ana Sobral (Maia BC), Martina Minguez, Inês Fernandes (Estoril BC), Sara Correia (Santarém BC);

➤ Em Sub16, Águeda (Feminino) e Monção (Masculino) viram sagrar-se campeãs as equipas do Sporting CP e do FC Porto, respetivamente, este último a revalidar a conquista da época transata. Beatriz Garcia (Sporting CP) e Rui Semedo (Portimonense SC) foram os MVP de cada uma das provas.

✯ Cinco Ideal Masculino – MVP Rui Semedo (Portimonense SC), Francisco Faria (FC Porto), Pedro Sousa (SC Vasco da Gama), Diogo Moreira e Gonçalo Neves (Paço de Arcos Clube);
✯ Cinco Ideal Feminino – MVP Beatriz Garcia, Matilde Lopes (Sporting CP), Mariana Soares (CP Esgueira), Rita Nunes e Lara Gomes (Club 5basket);

➤ Nas Taças Nacionais do escalão, CAB Madeira e BC Vila Real foram os grandes vencedores. Estremoz (Masculino) e Tortosendo (Feminino) receberam as Final 4, e Gonçalo Pereira e Catarina Marques saíram como MVP.

✯ Cinco Ideal Masculino – Gonçalo Pereira (Galitos Pizzarte), Gonçalo Fajardo (Ginásio CO), Vicente Pinto, Manuel Carolino e Francisco Bento (CAB Madeira);
✯ Cinco Ideal Feminino – MVP Catarina Marques (CDE F. Franco), Sofia Nunes, Maria Teixeira, Matilde Costa (BC Vila Real), Zora Caetano (AJCOD);

➤ Viramos as atenções para os Sub14. Tubarões Severa LunaRossa, da Quarteira, fizeram história em Bragança, ao sagrarem-se campeões nacionais do escalão masculino logo na primeira participação numa Fase Final, batendo o Sporting CP no derradeiro duelo. No feminino, foi a Chamusca BC que fez a festa, na Tapadinha (Lisboa), depois de vencer o GD Bolacesto.

✯ Cinco Ideal Masculino – Joel Gouveia, Robert Sleahtitchi (Tubarões Severa LunaRossa), Afonso Maria (Maia BC / WIN MAXFINANCE), Pedro Carrilho (FC Porto) e José Fernandes (Sporting CP);
✯ Cinco Ideal Feminino – Matilde Martinho, Matilde Coelho (Chamusca BC), Carolina Almeida (CPN), Mafalda Barbosa (GD Bolacesto) e Matilde Nascimento (CRC Quinta dos Lombos);

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


➤ Já as Taças Nacionais caem para a Guarda UP (uma vez mais, feito histórico para um clube que nunca tinha chegado à Fase Final no escalão) e para o Sporting Clube Figueirense.

✯ Cinco Ideal Masculino – Salvador Branquinho, Francisco Sosa, Tiago Gonçalves (Guarda UP), Iúri Rondanito, Guilherme Gonçalves (PAQ);
✯ Cinco Ideal Feminino – Aaliyah Ovono, Mafalda Mamede (Sporting Clube Figueirense), Maria Nunes (Portimonense SC), Inês Pereira (CDE Francisco Franco), Leonor Puim (União Sportiva);

 

MASTERS

SC Coimbrões (Feminino) e Clube do Povo de Esgueira (Masculino) reclamam as vitórias nos respetivos campeonatos, as Ligas Master Dhika. A Supertaça Feminina (jogada em novembro) caiu igualmente para o Esgueira (40-35) face ao NDA Pombal.

➤ Nas Taças Master Dhika, o NDA Pombal tira a desforra da final da última edição, batendo o CP Esgueira no setor feminino. No masculino, vitória novamente do CP Esgueira, frente aos CAA Salesianos, por 71-50.

 

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

➤ Na Liga BCR, o GDD Alcoitão foi o grande campeão, 30 anos depois da última conquista – eles que estrearam a prova, em 1991, como vencedores, e que se sagaram logo tetracampeões. O coletivo de Fernando Lemos triunfou por 3-1 frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, com o último jogo em casa, na Secundária de Alvide, por 78-69.

✯ MVP da Final – Ângelo Pereira (GDD Alcoitão)

➤ Por seu lado, em Setembro, foi o finalista BC Gaia que ergueu o primeiro “caneco” da temporada: a XXX Supertaça. Perante a APD-Braga, que tinha feito a dobradinha no anterior, os “wildcats” saíram por cima, em Famalicão, por 65-68, e tornaram-se os primeiros vencedores da época perante o adversário que lhes roubara o título em 23/24.

✯ MVP da Final – Pedro Bártolo (BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto)

➤ Adversário esse que se vingou em março, quando da Final Four da XXXI Taça de Portugal de BCR, em Pinhal Novo. Os gaienses não chegaram sequer à final, tendo perdido para a APD-Sintra – honrosa finalista perante o coletivo de Braga, que, já afastado dos playoffs, se elevou por 58-44 e revalidou o troféu – o décimo do género na sua vitrine.

✯ MVP da Final – Márcio Dias (APD-Braga)

 

PORTUGUESES ALÉM FRONTEIRAS

Os internacionais lusos pelo mundo fora também deixaram as respetivas marcas nas provas onde se inserem.

➤ Várias atletas das Linces chegaram ao final da época com diferentes títulos “no bolso”: a poste internacional portuguesa Lavínia da Silva fez a dobradinha, campeã no Reino Unido da WBBL Women e da WBBL Cup, ao serviço do Oaklands Wolves, tal como Márcia Costa, que se sagrou campeã da principal liga belga e da Lotto Basketball Cup com os Castors Braine;  Carolina Rodrigues venceu a Taça da Suíça (SBL Cup 2025), com o Elfic Fribourg, equipa que reforçou a meio da temporada;

➤ Entre os Linces, destaque para a época de Travante Williams na Roménia: o shooting guard dos Linces foi finalista vencido das duas principais provas, a Liga e Taça da Roménia, depois do emblema que representa, o CSM Oradea, terminar a fase regular no primeiro posto da classificação; por outro lado, Diogo Brito foi eleito MVP da Temporada pelos adeptos do seu Ourense, depois de duas eleições para MVP da Ronda e do MVP de Abril da Primera FEB.

➤ No basquetebol universitário, muitos portugueses foram destaque esta época, com Stanley Borden a chegar mais longe que os demais, caíndo com os seus Duke na Final Four do March Madness (no Feminino, Fatumata Djaló e os seus Ole Miss ficaram-se pela Elite Eight), isto depois de terem conquistado o título de East Regional Champions. Rúben Prey, na sua época de estreia em terras de Uncle Sam, foi campeão da fase regular da Big East Conference ao serviço dos St. John’s Red Storm; Inês Bettencourt (Gonzaga Bulldogs, NCAA D1) e Anita Pereira (Northwest Florida State, NJCAA D1) também foram campeãs das respetivas conferências.

➤ Falando de prémios individuais, Inês Vieira, que também atingiu a marca de 500 assistências na sua carreira pelos Estados Unidos, integrou a lista de nomeadas para o 2025 Nancy Lieberman Award, prémio que reconhece a melhor base da Divisão I da NCAA, e foi nomeada também para a All-Tournament Team do torneio Cayman Island Classic, da NCAA; já Joana Magalhães, atleta lusa que atuou ao serviço dos New Mexico Lobos (NCAA D1), foi escolhida para integrar a All-Freshman Team da sua conferência; e Sara Barata Guerreiro, que representa a equipa de Cleveland St., foi escolhida para a All-Horizon League Third Team e também para a All-Defensive Team.

➤ No que ao 3×3 diz respeito, o ano foi positivo para os internacionais lusos que fazem desta modalidade profissão. Falamos de João Grosso e de Marko Loncovic, os primeiros portugueses a participar em etapas do circuito mundial – cuja temporada competitiva já se iniciou. Grosso é ainda o primeiro atleta nacional a surgir no ranking mundial do 3×3, com 54,193 pontos, segundo os dados atualizados a 19 de junho (já o era em janeiro, a par de Joana Soeiro, que continua a liderar no setor feminino – 21,743 pontos)

➤ Os treinadores lusos também singraram: Philippe da Silva chegou aos quartos de final da Basketball Champions League com o Nanterre 92, o primeiro treinador luso a alcançar este feito. Já Hugo Salgado não foi o primeiro português a chegar à fase de grupos – e fase a eliminar – da BAL, mas foi o primeiro a levar até à principal prova internacional africana uma equipa de Cabo Verde – os Kriol Star. A sua equipa – e os US Monestir (Tunísia) de Vasco Curado – caíram nos quartos de final da competição.

➤ De frisar ainda o devido e gradual reconhecimento aos nossos árbitros: Sérgio Silva chegou aos 100 jogos na Euroliga, Pedro Maia voltou a estar no momento das decisões no 3×3 mundial, Paulo Marques viu o seu trabalho reconhecido com duas chamadas para dois diferentes EuroBasket, inclusive liderando a equipa de arbitragem do Europeu feminino, e Julio Anaya esteve não só na Final da Basketball Champions League, como da Champions League Americas. No que aos nossos comissários diz respeito, destacar a presença de Bruno Casinha na semifinal da Europe Cup Masculina e de Rui Vieira nos quartos de final da Euroliga Feminina e na semifinal da EuroCup Women.

A nível interno, registou-se ainda uma histórica equipa de arbitragem, com Sónia Teixeira, Inês Freire e Ana Costa a formarem a primeira tripla de arbitragem exclusivamente feminina a apitar um jogo masculino sénior. Nota ainda para o término de carreira dos árbitros Luís Lopes e Jorge Marques, que apitaram esta época os seus últimos jogos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

ESTE VERÃO

Women’s EuroBasket 2025, de 19 a 29 de junho, Fase de Grupos em Brno, Chéquia;

Clinic Internacional de Formação de Cantanhede 2025, de 20 a 22 de junho, em Cantanhede, com a atribuição do Prémio Carreira ao professor Jorge Fernandes;

FIBA U19 Women’s World Cup, de 12 a 20 de julho, em Brno, na Chéquia;

XIII Festa Nacional do Minibasquete, de 2 a 6 de julho, em Paços de Ferreira;

Campeonato da Europa de Sub18 Femininos (Divisão A), de 5 13 de julho, em La Palma, Espanha;

Campeonato da Europa de Sub20 Masculinos (Divisão B), de 11 a 20 de julho, em Yerevan, Arménia;

IV Torneio Inter-Seleções Sub17 de 3×3, de 18 a 20 de julho, em Tomar;

Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude – BCR –, de 25 a 27 de julho, em Istambul, Turquia;

Campeonato da Europa de Sub18 Masculinos (Divisão B), de 25 de julho a 3 de agosto, em Pitesti, Roménia;

Campeonato do Mundo de 3×3 de BCR, de 1 a 3 de agosto, em Sun City resort, África do Sul;

Campeonato da Europa de Sub20 Femininos (Divisão A), de 2 a 10 de agosto, em Matosinhos

Torneio Internacional de Braga, de 15 a 17 de agosto, no Fórum Braga;

Campeonato da Europa de Sub16 Masculinos (Divisão B), de 7 a 16 de agosto, em Skopje, Macedónia do Norte;

Campeonato da Europa de Sub16 Femininos (Divisão B), de 20 a 29 de agosto, em Istambul, Turquia;

EuroBasket 2025 – de 27 de agosto a 14 de setembro, Fase de Grupos em Riga, Letónia;

Vlad Voytso, Cândido Sá e Francisco Amarante estão entre os 15 convocados de Mário Gomes para a preparação rumo a Riga

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Portugal 2 alcança final no Open La Línea após duelo nacional nas “meias”

Portugal 2 garantiu um lugar na final do Open La Línea de la Concepción, prova do Circuito Nacional Espanhol de 3×3, depois de vencer Portugal 1 nas meias-finais. Um triplo decisivo de João Grosso selou a vitória por 21-19.

A presença portuguesa fez-se notar no Open La Línea de la Concepción, que decorreu nos dias 30 e 31 de maio, com duas equipas masculinas da Seleção Nacional a alcançarem as meias-finais da competição. O torneio, integrado no circuito espanhol de 3×3, serviu como momento de preparação para a etapa de qualificação europeia que se avizinha.

No duelo 100% português das meias-finais, a equipa Portugal 2 (Pedro Bastos, Nuno Sá, Hugo Sotta e João Grosso) levou a melhor frente a Portugal 1 (Rui Palhares, Miguel Correia, António Moreira e Diogo Araújo), num jogo equilibrado e intenso decidido nos detalhes. Com o marcador a 20-19, foi um triplo certeiro de João Grosso que selou o triunfo e o apuramento para a final.

Na decisão do título, Portugal 2 mediu forças com a experiente formação espanhola PBL Gipuzkoa 3×3, mas acabou por não conseguir repetir o sucesso, cedendo por 15-21 frente à equipa basca. Ainda assim, o segundo lugar deixa sinais positivos para o grupo técnico nacional, numa fase em que se intensifica a preparação rumo à qualificação europeia.

Na vertente feminina, ambas as equipas lusas não conseguiram ultrapassar os seus desafios. Portugal 1 (Emília Ferreira, Gabriela Ipinoza, Maria Maio Marinho e Sara Barata Guerreiro) ficou-se pela fase de grupos, enquanto Portugal 2 (Alice Martins, Constança Almeida, Eva Carregosa e Inês Bettencourt) caiu nos quartos de final com uma derrota tangencial frente ao COMBOI TEIKA (12-13).

Portugal participou ainda no concurso de lançamentos, representado pelas duplas Miguel Correia + António Moreira (Portugal 1) e João Grosso + Nuno Sá (Portugal 2) no setor masculino, e por Sara Guerreiro (Portugal 1), Constança Almeida e Inês Bettencourt (Portugal 2) no feminino.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.