Artigos da Federaçãooo
Liga Betclic Masculina: FC Porto vence Clássico no João Rocha
14.ª jornada da Liga Betclic Masculina, com o FC Porto a viajar à capital para vencer o Sporting CP no Clássico, o SL Benfica a deslocar-se ao Algarve para vencer o Imortal LUZiGÁS e o Vitória SC a sobrepor-se ao Queluz O NOSSO PREGO no Pav. Unidade Vimaranense.
Sporting CP 76-82 FC Porto
Emoção até ao fim no grande jogo da ronda 14. O Clássico foi de equilíbrio máximo (21-21 e 21-21 na primeira parte) até ao intervalo, com highlights de parte a parte e convidados de luxo nos sofás da Betclic. Valeu ao FC Porto uma segunda parte mais consistente, a vencer os dois quartos (16-20 e 18-20) para a conquista à tangente desde duelo histórico para os dois emblemas.
O MVP foi mesmo Javian Davis, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 ressaltos (21.5val), mas há também que destacar o trabalho incansável de Tanner Omlid: 14 pontos e cinco roubos de bola para o extremo norte-americano dos dragões.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do coletivo de Alvalade, Brandon Johns, no jogo em que recebe o troféu de MVP do Mês de Janeiro, marca 15 e ganha sete ressaltos (20.5val), mas não livra os leões da derrota.
Diogo Ventura foi o melhor marcador da contenda, com 18 pontos (e cinco assistências).
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUZiGÁS 95-105 SL Benfica
O SL Benfica conquistou um triunfo fora de portas frente ao Imortal LUZiGÁS, por 95-105. A partida, disputada em Albufeira, teve um início favorável à formação algarvia, mas os encarnados reagiram com autoridade na segunda metade e acabaram por assegurar a vitória.
O primeiro período foi pautado por grande eficácia ofensiva de ambas as equipas, com o Imortal a levar a melhor por 32-29, explorando o ritmo elevado e a agressividade no ataque ao cesto. O segundo quarto manteve o equilíbrio, com os anfitriões a voltarem a superiorizar-se por margem curta (22-21), chegando ao intervalo na frente, numa primeira parte em que o conjunto de Albufeira mostrou consistência e boa circulação de bola.
Ver esta publicação no Instagram
No regresso dos balneários, o Benfica ajustou a defesa e elevou o nível de intensidade, conseguindo inverter o rumo do encontro. O terceiro período foi determinante, com os encarnados a assinarem um parcial de 14-27 que lhes permitiu passar para a frente do marcador e ganhar controlo do jogo. No último quarto, a equipa lisboeta manteve a eficácia ofensiva e voltou a vencer o parcial (27-28), gerindo a vantagem até ao final e confirmando o triunfo por 95-105.
Em destaque esteve Aaron Broussard, MVP da partida, com uma exibição de grande impacto ofensivo. O jogador encarnado somou 28 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, terminando com 29.5 de valorização.
Vitória SC 103 – 96 Queluz O NOSSO PREGO
O Vitória SC conquistou um importante triunfo frente ao Queluz O NOSSO PREGO, por 103-96, em encontro disputado no Pavilhão Unidade Vimaranense.
A equipa da casa entrou determinada e venceu os primeiros dez minutos por 33-26, construindo desde cedo uma vantagem importante. No quarto seguinte, o Vitória manteve o controlo da partida apesar do parcial empatado (19-19), chegando ao intervalo a vencer. Após o descanso, o Queluz reagiu e conseguiu vencer o terceiro período por 34-31, reduzindo a desvantagem e relançando o jogo para os derradeiros dez minutos.
Individualmente, Chaunce Jenkins esteve em grande plano ao somar 30 pontos, sendo o melhor marcador da equipa vimaranense. Samuel Peek destacou-se com 22 pontos. Na formação do Queluz O Nosso Prego, Julius Dixon foi o principal destaque, com 30 pontos bem apoiado por Jelani Simmons, autor de 17 pontos.
UD Oliveirense 82-97 Ovarense GAVEX
A Ovarense GAVEX deslocou-se a Oliveira de Azeméis e conquistou uma vitória por 15 pontos (82-97) frente à UD Oliveirense. A equipa da casa entrou confiante e mostrou grande intensidade, realizando um primeiro quarto de alto nível (32-19), que lhe permitiu construir uma vantagem de 13 pontos.
Contudo, nos períodos seguintes o rumo do encontro alterou-se. A Ovarense conseguiu condicionar rapidamente o ataque da Oliveirense e foi superior nos restantes quartos. Com parciais de 20-28, 11-28 e 19-22, a equipa de Ovar destacou-se ainda pelas excelentes percentagens de lançamento, registando 63% de eficácia de campo e 52% da linha de três pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Apesar de um forte desempenho coletivo, Jay Heath Jr foi o jogador em maior evidência, ao apontar 27 pontos, juntar 5 ressaltos e 3 assistências, somando 32,5 pontos de valorização. Do lado da Oliveirense, Mikyle McIntosh destacou-se com 23 pontos, 3 ressaltos e uma assistência.
SC Vasco da Gama 80-88 Galitos BARREIRO ACEDE
O Galitos BARREIRO ACEDE conquistou um triunfo importante fora de portas frente ao SC Vasco da Gama, por 80-88, numa partida muito equilibrada e disputada no Pavilhão Municipal de Guifões, a contar para o fecho da 14.ª jornada da Liga Betclic Masculina.
O jogo começou com grande equilíbrio e intensidade ofensiva de ambas as equipas, refletido no primeiro parcial (28-29), ligeiramente favorável aos visitantes. No segundo período, o Vasco da Gama respondeu com eficácia e venceu por 22-17, chegando ao intervalo na frente do marcador e mantendo a discussão totalmente em aberto para a segunda parte.
Ver esta publicação no Instagram
No regresso dos balneários, o Galitos BARREIRO ACEDE ajustou a defesa e voltou a assumir o controlo do encontro, impondo-se no terceiro quarto por 15-23 e recuperando a liderança. Nos dez minutos finais, a equipa visitante revelou maior maturidade e capacidade de gestão do ritmo, vencendo novamente o parcial (15-19) e confirmando a vitória por 80-88 num final disputado até aos últimos instantes.
Em destaque esteve Rog Stein, MVP da partida, com uma exibição completa e influente. O atleta somou 18 pontos, 13 ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola, terminando com 27.5 de valorização.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
(em atualização)
Divulgação dos cadernos eleitorais e informação sobre o ato eleitoral para a Assembleia Geral da FPB
A Federação Portuguesa de Basquetebol procedeu à divulgação dos cadernos eleitorais referentes à eleição dos Delegados à Assembleia Geral para o quadriénio 2026–2030, em conformidade com o disposto no Regulamento Eleitoral em vigor.
O ato eleitoral terá lugar no dia 21 de fevereiro, entre as 10:00 e as 20:00 (hora local), na sede das 21 Associações Distritais e Regionais de Basquetebol.
Eleição dos Delegados em representação dos Clubes
Para a eleição dos 21 Delegados em representação dos Clubes, um por cada Associação Distrital/Regional, têm direito de voto os Clubes que possuíam atletas inscritos à data de 31 de janeiro de 2026. No total, 238 Clubes irão eleger os referidos 21 Delegados, de entre 30 candidatos.
Os representantes dos Clubes deverão apresentar documento de identificação válido e credencial emitida pelo respetivo Clube. O exercício do voto nesta categoria inviabiliza a participação noutras categorias eleitorais, ainda que o eleitor conste dos respetivos cadernos.
Eleição dos Delegados em representação dos Jogadores
Na eleição dos 8 Delegados em representação dos Jogadores, têm direito de voto os jogadores que, à data do ato eleitoral, tenham 18 ou mais anos de idade e que se encontrassem inscritos a 31 de janeiro de 2026. Encontram-se inscritos 3.713 jogadores, que elegerão 8 Delegados, de entre 19 candidatos.
O voto está sujeito à apresentação de documento de identificação, sendo igualmente não cumulativo com outras categorias.
Eleição dos Delegados em representação dos Juízes
Para a eleição dos 4 Delegados em representação dos Juízes, votam os juízes que, à data da eleição, tenham 18 ou mais anos e que se encontrassem inscritos a 31 de janeiro de 2026.
Estão inscritos 1.102 juízes, que elegerão 4 Delegados, de entre 8 candidatos.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação, não sendo permitida a acumulação do voto com outras categorias eleitorais.
Eleição dos Delegados em representação dos Treinadores
Na eleição dos 4 Delegados em representação dos Treinadores, têm direito de voto os treinadores que, à data da eleição, tenham 18 ou mais anos e que estivessem inscritos a 31 de janeiro de 2026 ou que, não estando inscritos, sejam detentores de TPTD válida.
Encontram-se inscritos 2.151 treinadores, que elegerão 4 Delegados, de entre 12 candidatos.
O exercício do direito de voto exige documento de identificação válido, sendo exclusivo desta categoria.
Disposições finais
Cada eleitor deverá exercer o seu direito de voto na Associação Distrital ou Regional em que se encontra inscrito, recomendando-se a consulta prévia dos cadernos eleitorais agora divulgados
A lista de candidatos a Delegados pode ser consultada aqui ou através do documento disponível no site da FPB.
Toda a informação relativa ao processo eleitoral encontra-se disponível em FPB Eleições
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Divulgação dos candidatos a Delegados à Assembleia Geral
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Ernesto Ferreira da Silva, divulgou a lista definitiva de 69 candidatos aos 37 lugares de Delegados eleitos para a Assembleia Geral, no âmbito do processo eleitoral para o quadriénio 2026-2030. Do total de candidatos apresentados, 9 são mulheres e 60 são homens.
Os candidatos distribuem-se por quatro áreas de representação. Em representação dos Clubes concorrem 30 candidatos, sendo eleito um delegado pela área geográfica de cada Associação Distrital ou Regional, num total de 21 lugares. A votação é de âmbito local, decorre na respetiva Associação e é efetuada pelos Clubes, sendo obrigatória a apresentação de uma credencial do clube por parte do votante.
Na representação dos Jogadores apresentam-se 19 candidatos para a eleição de 8 delegados. A votação é nacional e podem votar os jogadores que estavam inscritos até 31 de janeiro de 2026 e que tenham 18 ou mais anos à data da eleição.
Para a representação dos Juízes concorrem 8 candidatos, sendo eleitos 4 delegados. A votação é igualmente nacional, participando os juízes inscritos em 31 de janeiro de 2026 e com 18 ou mais anos à data do ato eleitoral.
Relativamente à representação dos Treinadores, concorrem 12 candidatos a 4 lugares. Têm direito de voto os treinadores com 18 ou mais anos à data da eleição que estavam inscritos em 31 de janeiro de 2026 ou que, não estando inscritos, sejam detentores de TPTD válida.
As eleições realizam-se no dia 21 de fevereiro de 2026, entre as 10:00 e as 20:00 (hora local), na sede das 21 Associações Distritais e Regionais. Cada eleitor vota exclusivamente na Associação onde se encontra inscrito, sendo permitido apenas um voto por pessoa, nos termos do artigo 18.º, n.º 1 do Regulamento Eleitoral.
Em anexo encontra-se a lista completa dos candidatos a Delegados à Assembleia Geral. Os cadernos eleitorais serão divulgados oportunamente.
Todas as informações relativas ao processo eleitoral para o quadrénio 2026-2030 disponíveis aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
GDESSA Barreiro é a última equipa a garantir a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal
O encontro entre o SC Coimbrões SANCHO PANZA e o GDESSA Barreiro marcou o fim dos oitavos-de-final da Taça de Portugal Feminina. A equipa do Barreiro continua na competição e a próxima adversária é a equipa detentora do título, a CRC Quinta dos Lombos.
Uma primeira parte com superioridade por parte da equipa visitante, garantiu-lhe a vitória ao fim dos primeiros dez minutos por 16-19. O seguinte quarto foi mais equilibrado (14-14) e retratou melhor o que ambas as equipas nos têm habituado a ver.
Na volta dos balneários, o GDESSA regressou mais intenso e com uma melhor eficácia nos lançamentos, que lhes permitiu aumentar a vantagem e vencer o quarto por 12-18. O último quarto espelhou o terceiro e terminou de igual forma (12-18), dando a vitória por 54-69 à equipa do Barreiro.
Mya Burns (20 pontos e 12 ressaltos) e Márcia Costa (7 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) foram as melhores em campo na formação visitante. Na equipa da casa, Maria Marinho foi o destaque com 12 pontos, 2 ressaltos e 4 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Mais uma quarta-feira europeia para o Sporting CP
O Sporting CP disputa esta quarta-feira a 5.ª jornada da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, novamente frente a um adversário de alto nível: o PAOK da Grécia, com o ex-NBA Patrick Beverley no elenco. Os leões jogam fora, em Tessalónica, pelas 15h30 da tarde, transmissão FIBA.
O emblema de Luís Magalhães já defrontou este ano os gregos, com uma derrota na segunda jornada desta Segunda Ronda, onde integra o Grupo M.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP
À 13.ª jornada, os leões travam o voo invicto das águias
SL Benfica 78-87 Sporting CP
O Sporting CP venceu este sábado o SL Benfica por 78-87, no Pavilhão Fidelidade, no jogo que abriu a 13.ª jornada da Liga Betclic Masculina e colocou fim à invencibilidade encarnada no campeonato. Num dérbi intenso e emotivo, os leões revelaram maior eficácia ofensiva, sobretudo no lançamento exterior.
A formação leonina entrou determinada e rapidamente impôs o seu ritmo, apoiada numa circulação de bola fluida e num acerto elevado no tiro de três pontos. O primeiro período terminou com vantagem clara para o Sporting (15-26), que voltou a superiorizar-se no segundo quarto (14-23), ampliando a diferença antes do intervalo e colocando pressão acrescida sobre o coletivo encarnado.
Ver esta publicação no Instagram
Na segunda parte, o Benfica procurou reagir e conseguiu equilibrar o jogo no terceiro período, que terminou empatado (18-18). As águias subiram a intensidade defensiva e tentaram reduzir a desvantagem, mas o Sporting manteve sempre o controlo emocional e a eficácia nas decisões, impedindo uma recuperação mais significativa.
O último quarto trouxe maior assertividade ofensiva do Benfica (31-20), empurrado pelo apoio do público e por uma tentativa final de reentrada na discussão do resultado. Ainda assim, os leões souberam gerir a vantagem construída anteriormente, sustentados por um jogo coletivo sólido e pela consistência no lançamento exterior, fechando o encontro com um triunfo por 78-87.
Em evidência esteve Diogo Ventura, MVP da partida, ao protagonizar uma exibição de elevado nível, com 24 pontos, fruto de 6/10 nos lançamentos de três pontos, a juntar a sete assistências e um roubo de bola (24 de valorização). No plano coletivo, destaque para a eficácia do Sporting CP da linha de três pontos, ao terminar o encontro com 45% de acerto (16/35), fator decisivo para o desfecho do dérbi lisboeta.
Vitória SC 82 – 77 Imortal LUZiGÁS
O Vitória Sport Clube conquistou uma vitória importante frente ao Imortal LUZiGÁS, por 82-77, num jogo disputado no Pavilhão Unidade Vimaranense.
A equipa da casa entrou determinada e conseguiu construir uma vantagem inicial sólida, vencendo o primeiro quarto por 28-15. O Imortal reagiu nos dez minutos seguintes, o que permitiu equilibrar a partida (26-18), reduzindo a diferença ao intervalo e mantendo o encontro em aberto.
Após o descanso, o equilíbrio manteve-se, com o Vitória a voltar a ser ligeiramente superior no terceiro quarto (10-9), antes de um último período intenso e disputado até ao apito final, que terminou com um parcial de 26-17 favorável aos algarvios, sem, no entanto, inverter o desfecho final.
Chaunce Jenkins foi a figura maior do encontro, com 24 pontos, 5 ressaltos, 6 assistências e 23.5 pontos de valorização, sendo decisivo nos momentos-chave da partida. Filip Gewert e Jasman Sangha contribuíram com 13 pontos cada.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do Imortal LUZiGÁS, Keonte Kennedy destacou-se com 16 pontos e 6 ressaltos, bem acompanhado por André Silva, que somou 13 pontos e 5 assistências, e por Robert Jones, autor de 11 pontos. Apesar do esforço final, a formação algarvia não conseguiu travar a eficácia e a gestão do jogo da equipa da casa.
Ver esta publicação no Instagram
Galitos BARREIRO ACEDE 88-75 Esgueira Aveiro OLI
O Galitos BARREIRO ACEDE venceu o Esgueira Aveiro OLI por 88-75, numa partida em que a equipa da casa apresentou maior consistência ao longo do encontro.
O Galitos entrou melhor na partida e construiu desde cedo uma vantagem, vencendo o primeiro período por 24-18 e reforçando o domínio no segundo quarto (22-16), chegando ao intervalo com margem confortável. O Esgueira reagiu após o descanso e venceu o terceiro período por 18-24, relançando o jogo, mas a formação do Barreiro respondeu com vigor no último quarto (24-17), assegurando o resultado final.
O grande destaque da partida foi Quentin Diboundje, MVP do encontro, ao registar 24 pontos, sete ressaltos, quatro assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento, somando 29 de valorização.
SC Vasco da Gama 66-110 Ovarense GAVEX
O SC Vasco da Gama recebeu a Ovarense GAVEX num encontro em que a formação visitante se apresentou a um nível muito elevado e construiu uma vitória expressiva por 66-110. Desde os minutos iniciais, a equipa de Ovar impôs ritmo, intensidade e eficácia, assumindo o controlo total da partida.
O primeiro período terminou com a Ovarense a vencer por 9-24, fruto de uma defesa agressiva e de uma transição ofensiva muito eficaz. Essa superioridade acentuou-se no segundo quarto, onde os vareiros ampliaram a vantagem com um parcial de 15-35, chegando ao intervalo com um resultado já bastante dilatado.
Ver esta publicação no Instagram
Na segunda parte, apesar de um terceiro período mais equilibrado (22-23), a Ovarense manteve sempre o domínio do jogo, não permitindo qualquer aproximação significativa do Vasco da Gama. No último quarto, voltou a carregar no ritmo (20-28), fechando o encontro com autoridade e confirmando uma exibição de elevado nível competitivo fora de portas.
O grande destaque da partida foi Ivan Pavicevic, MVP do encontro, que assinou uma atuação muito consistente com 20 pontos, 13 ressaltos e um desarme de lançamento, somando 33 de valorização.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Antevisão dos dérbis
Na 17ª jornada da Liga Betclic Feminina e na 13ª da Liga Betclic Masculina, Sporting CP e SL Benfica encontram-se em dois dérbis que prometem trazer muitas emoções.
Esta sexta-feira, dia 30, o Pavilhão João Rocha recebe a equipa feminina do SL Benfica e é de esperar um jogo muito intenso. Emília Ferreira, capitã da equipa leonina descreveu o jogo precisamente dessa forma: “Espera-se um jogo difícil e físico contra uma boa equipa. Vamos tentar contrariar os pontos fortes do Benfica, nomeadamente ressalto e contra-ataque”.
No outro lado, Maria João Bettencourt releva a importância que um dérbi acaba sempre por ter – “Um dérbi é sempre um dérbi. Estamos a crescer e temos de estar preparadas para enfrentar um jogo deste tipo”.
Ver esta publicação no Instagram
O Pavilhão Fidelidade é o palco do jogo masculino no sábado às 15h. Também em antevisão do encontro, Aleksander Dziewa diz que “Temos de estar focados e dar o nosso melhor durante todo o jogo. Um Benfica vs. Sporting é sempre importante”.
Diogo Ventura, capitão do Sporting CP, mostra-se positivo: “No Sporting entramos em todos os jogos para ganhar e este não vai ser exceção. Se estivermos bem defensivamente, ganharmos a luta dos ressaltos e não permitirmos contra-ataques ao Benfica, temos todas as condições para vencer o jogo”.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
“Dois Para Um” com Diogo Ventura
Neste segundo episódio, o convidado do podcast foi Diogo Ventura. Atualmente capitão do Sporting CP e jogador da seleção nacional, o base português veio contar um pouco da sua ligação à modalidade.
Entre as memórias do seu início no basquetebol, os momentos vividos ao serviço da Seleção Nacional e uma conversa que cruza gerações, surge a grande questão: num duelo entre a Seleção de 2007 e a de 2025, quem sairia vencedor? O debate juntou o jogador da atual Seleção Nacional e João Santos, ex-internacional, numa troca de ideias imperdível.
Ver esta publicação no Instagram
O episódio completo já está disponível na FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Tudo o que precisas saber sobre as eleições da FPB em 2026
As eleições de uma Federação Desportiva representam um momento chave para o futuro da respetiva modalidade, com impacto direto no seu rumo no quadriénio seguinte.
Compreender como funciona o processo eleitoral, quem decide e o que está em causa é essencial para acompanhar de forma informada cada um desses momentos determinantes para a modalidade.
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) terá eleições em 2026, conforme calendário já divulgado. Essas eleições decorrem em duas fases: primeiro, com a eleição dos delegados à Assembleia Geral da FPB, no dia 21 de fevereiro. Depois, com a eleição dos órgãos sociais, a 25 de abril.
ASSEMBLEIA GERAL
Quem são os delegados à Assembleia Geral?
Os elementos que compõem a Assembleia Geral da FPB, órgão deliberativo da instituição.
Quantos delegados são eleitos?
37. 21 delegados em representação dos clubes e sociedades desportivas participantes nas competições nacionais, mas também: 8 delegados em representação dos jogadores; 4 delegados em representação dos juízes e 4 delegados em representação dos treinadores.
E quem pode ser delegado?
Todos os jogadores, treinadores e juízes, quer estejam atualmente inscritos ou que já tenham estado inscritos na FPB. Devem ter mais de 18 anos e nacionalidade portuguesa. Em representação dos clubes podem ainda ser eleitos atuais ou antigos dirigentes (desde que estejam ou tenham estado inscritos na FPB).
Então posso ser delegado?
Sim, se cumprires os requisitos. As candidaturas são formalizadas através do preenchimento dos impressos próprios, disponíveis no final deste artigo, sendo que cada candidatura tem de ser subscrita por um número pré-determinado de apoiantes (todos eles devidamente inscritos na FPB), nomeadamente:
➤ Delegados em representação dos clubes – candidatura subscrita por pelo menos um clube
➤ Delegados em representação dos jogadores – candidatura subscrita por pelo menos 10 jogadores
➤ Delegados em representação dos juízes – candidatura subscrita por um mínimo de 5 juízes
➤ Delegados em representação dos treinadores – candidatura subscrita por um mínimo de 5 treinadores
Até quando é que posso apresentar a minha candidatura?
1 de fevereiro.
E como o fazer?
Através dos formulários em anexo ou no tópico Impressos do separador Eleições. Depois, é enviar o processo de candidatura para a sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, ao cuidado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Não quero ser delegado. Posso votar nos representantes dos clubes?
Não. Vota um representante por cada clube ou sociedade desportiva, somente nos candidatos da sua Associação Distrital.
Mas posso votar nos delegados em representação dos jogadores, dos juízes e dos treinadores?
Sim, se estiveres inscrito na Federação à data de 31/01/2026 enquanto jogador, treinador ou juíz. No caso dos treinadores, os que tenham carteira válida podem votar, mesmo que não estejam em atividade. E aqui votas em todos os candidatos a nível nacional.
Onde e quando votar?
Dia 21 de fevereiro, na Associação Distrital onde efetuaram a atual (ou última) inscrição, entre as 10:00 e as 20:00 (hora local).
Preciso levar alguma coisa?
O documento oficial de identificação ou o cartão válido da FPB, a que se junta uma credencial, se fores votar em representação de um clube.
E como sei de antemão em quem votar?
A FPB irá divulgar de antemão os cadernos eleitorais. Podes sempre consultar tudo no separador Eleições.
Há mais delegados que não sejam eleitos?
Sim. Além dos presidentes da Associação de Jogadores de Basquetebol, da Associação Nacional de Juízes Basquetebol e da Associação de Treinadores de Basquetebol, que são delegados por inerência, todas as direções das Associações Distritais e Regionais de Basquetebol têm um lugar de delegado na Assembleia Geral, designando um membro da sua direção para o ocupar. Assim, os 37 delegados a eleger no dia 21 de fevereiro juntar-se-ão a estes 24 delegados por inerência, para termos os 61 delegados que compõem a Assembleia Geral.
E depois?…
ÓRGÃOS SOCIAIS
Quem são os órgãos sociais da FPB?
➤ Assembleia Geral
➤ Presidente
➤ Direção
➤ Conselho Fiscal
➤ Conselho de Disciplina
➤ Conselho de Justiça
➤ Conselho de Arbitragem
Quem vota para eleger os órgãos sociais?
Todos os delegados da Assembleia Geral. Os 37 delegados eleitos a 21 de fevereiro e os 24 delegados por inerência (Associações Distritais e Regionais e Associações Nacionais de Jogadores, Juízes e Treinadores).
Onde e quando vão eles votar?
Dia 25 de abril, em Assembleia Geral Eleitoral, na sede do Comité Olímpico de Portugal.
E em quem?
A data limite para receção das candidaturas aos órgãos sociais da FPB é 5 de abril.
Qualquer pessoa pode candidatar-se?
Sim, desde que preencha os requisitos definidos nos Estatutos da FPB, Regulamento Geral e Regulamento Eleitoral.
Como oficializar essa candidatura?
Enviando o processo de candidatura para a sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, ao cuidado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Quanto vale um voto?
Cada delegado dispõe de um voto.
Onde posso saber mais sobre o que faz cada órgão social?
Nos Estatutos da FPB e no seu Regulamento Geral.
Como posso acompanhar melhor o processo eleitoral?
Através do site da FPB, nomeadamente no separador Eleições. A leitura deste artigo não dispensa a leitura dos Estatutos e Regulamentos aplicáveis.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Winner tracker: 2025/2026
Janeiro primeiro, Fevereiro segundo, em Março o terceiro e em Abril há rumo. Maio inteiro e Junho por um segundo.
Depois do “winner tracker” de 2024/2025, atualizamos a lista de campeões e vencedores da vigente temporada. Até ao presente:
MASCULINO
➤ O arranque da temporada a nível de títulos deu-se com a XL Supertaça Mário Saldanha. A 40.ª edição viu o SL Benfica sagrar-se vencedor, conquistando o seu 16.º troféu, em Coimbra, no Mário Mexia, frente ao FC Porto, que a tinha conquistado no ano anterior precisamente às águias de Norberto Alves.
FEMININO
➤ Em setembro, o primeiro jogo oficial da temporada decidiu a XL Supertaça Feminina, com vitória do CRC Quinta dos Lombos perante o SL Benfica, que ergue o troféu pela terceira vez. Sara Caetano foi a MVP.
➤ Em janeiro de 2026 foi a vez das águias se “desforrarem” do coletivo de Carcavelos, conquistando, em Albufeira, a XVI Taça Federação Marsh, numa final de alta emoção e dois prolongamentos. As águias tinham batido na meia-final o Imortal LUSIADAGÁS. A poste polaca Zuzanna Puc foi a MVP.
FORMAÇÃO
▶ CAMPEONATOS DISTRITAIS
| Associação | Masculino | Feminino | ||||
|---|---|---|---|---|---|---|
| Sub18 | Sub16 | Sub14 | Sub18 | Sub16 | Sub14 | |
| AB Algarve | Portimonense SC | CBQ Tubarões | Portimonense SC | Imortal BC | SC Farense | Portimonense SC |
| AB Alentejo | Beja BC | GDR André Resende | Beja BC | ASC/BVRM – Monsaraz | n/a | GDR André Resende |
| AB Aveiro | SC Beira-Mar | Clube dos Galitos | Sangalhos DC | Clube dos Galitos | Clube dos Galitos | Esgueira Oli |
| AB Braga | SC Braga | SC Braga | SC Braga | SC Braga | Vitória SC | SC Maria da Fonte |
| AB Bragança | n/a | Estrelas Brigantinas | Estrelas Brigantinas | n/a | Mirandela BC | Associação Macedo Academy |
| AB Castelo Branco | ABA | ABA | ABA | n/a | Unidos Tortosendo | Unidos Tortosendo |
| AB Coimbra | Ginásio Figueirense | n/a | n/a | n/a | SC Figueirense | Olivais FC |
| AB Guarda | Guarda UP | Guarda UP | n/a | n/a | n/a | n/a |
| AB Leiria | SC Marinhense | UD Leiria | UD Leiria | SIR Os Pimpões | SIR Os Pimpões | SC Caldas |
| AB Lisboa | SL Benfica | Sporting CP | SL Benfica | CRC Quinta dos Lombos | Sporting CP | CRC Quinta dos Lombos |
| AB Porto | FC Porto | FC Porto | UAA Aroso | CPN | CPN | CPN |
| AB Santarém | Rio Maior Basket | Chamusca BC | Santarém BC | Santarém BC | CDTN-OAB | Rio Maior Basket |
| AB Setúbal | BAC | Scalipus CS | n/a | GDESSA Barreiro | FC Barreirense | n/a |
| AB Viana do Castelo | Monção BC | BC Limiense | BC Limiense | CB Viana | CB Viana | BC Limiense |
| AB Vila Real | BC Vila Real | BC Vila Real | ACDE Diogo Cão | n/a | BC Vila Real | ACDE Diogo Cão |
| AB Viseu | CD Gumirães | CD Gumirães | CD Gumiarães | n/a | CD Tondela | n/a |
(em atualização)
Termina mais uma jornada europeia para o Sporting CP
O Sporting CP disputou esta quarta-feira o quarto encontro da segunda ronda da FIBA Europe Cup, frente ao Surne Bilbao Basket, líder invicto do Grupo M. A partida, realizada no Pavilhão João Rocha, terminou com triunfo da formação espanhola por 72-90, num duelo em que os leões enfrentaram uma das equipas mais consistentes da fase.
O encontro começou com equilíbrio, mas com ligeiro ascendente dos visitantes, que venceram o primeiro período por 14-18. No segundo quarto, o Bilbao Basket aumentou o ritmo e a eficácia ofensiva, impondo um parcial de 14-26 que permitiu à equipa espanhola construir uma vantagem significativa ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting procurou reagir e apresentou melhores indicadores ofensivos, especialmente no terceiro período (20-24), mantendo-se competitivo em vários momentos do jogo. O último quarto voltou a mostrar uma resposta positiva dos leões, que venceram o parcial por 24-22, mas a vantagem acumulada pela formação espanhola acabou por ser determinante para o desfecho final.
A nível individual, o destaque maior pertenceu a Luke Petrasek, MVP do encontro, com 17 pontos, seis ressaltos, uma assistência e três desarmes de lançamento (21 de valorização), liderando a consistência do conjunto visitante. Do lado leonino, Maleeck Harden-Hayes foi o jogador mais influente, ao registar 19 pontos, nove ressaltos e uma assistência, somando 19 de valorização.
O Sporting CP volta à competição europeia no próximo dia 4 de fevereiro, às 18h15, com deslocação ao terreno do PAOK BC, num encontro com transmissão no canal oficial da competição.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Clube dos Galitos e SC Beira-Mar são os campeões Sub18 da AB Aveiro em 2025/2026
Primeiro fim de semana de fases finais distritais para a Associação de Basquetebol (AB) Aveiro, que vê o Galitos ENAT (Feminino) e o SC Beira-Mar (Masculino) saírem como campeões distritais do escalão de Sub18.
As aveirenses bateram o GRIB OLHO DE MESTRE por 87-34, o Ovarense INTERNUTRI (3.º) por 93-50 e o Esgueira OLI (2.º) por 83.57, a jogar em casa.
Luana Antunes foi a MVP, no Cinco Ideal com as duas colegas de equipa Luísa Cruz e Adriana Bandeira e com as jovens “bikudas” do Esgueira Lara Magalhães e Beatriz Gonçalves.

No Masculino, foi o Sport Clube Beira-Mar que se sagrou campeão. Vitórias de 108-64 sobre a UD Oliveirense (2.ª classificada), 88-79 contra a Ovarense OLHO MARINHO e 70-60 face ao Galitos SMARTTHINK (3.º classificado).
O jovem Simão Cordeniz (SC Beira-Mar) foi o MVP, Filipe Bandeira, também campeão, juntou-se a ele no Cinco Ideal, onde também entram Francisco Ruela (UD Oliveirense), Vicente Manarte (Ovarense OLHO MARINHO) e Nuno Pereira (Clube dos Galitos).

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Aveiro na sua respetiva página.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | AB Aveiro
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.





