Artigos da Federaçãooo

Um enorme cartão branco

Na minha intervenção na cerimónia de encerramento da 14.ª Festa Nacional do Basquetebol Juvenil disse: “O sucesso da festa tinha também bem vincadas as impressões digitais das nossas jogadoras e dos nossos jogadores, que deram uma lição de cidadania, de fair play, de muitos momentos de alegria de convívio e amizade, mas também de competição de basquetebol vivida com paixão e onde todos procuram superar-se.”

Na mensagem final afirmei: “A contagem decrescente para a 15ª Festa começa Hoje. É preciso treinar mais e melhor, todos os dias, as técnicas, as táticas, o treino físico. Mas é preciso continuar a treinar também, o treino do comportamento ético, em cada pavilhão, em cada jogo, em cada nível de competição. Todos, jogadores, treinadores, árbitros, e dirigentes, teremos que continuar a dar exemplos positivos de promoção de valores, de boas práticas, dirigidas ao Público que nos observa, que pode assim ser condicionado e alterar a sua atitude, influenciado pelo nosso íntegro comportamento”.

Ora, vem tudo isto a propósito de pretendermos fazer um sincero elogio ao que se passou após terminar final de Sub14 Masculinos entre as seleções de Aveiro e Lisboa. Cuja elucidativa e gratificante imagem da foto acima, que junta todos os intervenientes, os jogadores, treinadores, árbitros e oficiais de jogo, e os próprios presidentes de ambas associações, é reveladora que a finalidade do desporto juvenil não está na ostentação das vitórias, mas sim no fortalecimento da sã convivência entre todos os intervenientes.

No fundo, a defesa dos valores da ética e do fair play, ingredientes essenciais na formação desportiva dos jovens.


Festa do Basquetebol 2022 com balanço positivo

A festa do basquetebol juvenil marcou o regresso do maior evento basquetebolístico em Portugal após dois anos de paragem devido à situação pandémica e restrições sanitárias.

Entre 9 e 14 de abril estiveram reunidos, em Albufeira, mais de 850 atletas com as respetivas equipas técnicas e comitiva. Concluídos os dias de competição, de onde saíram vitoriosas as equipas da AB Porto (sub14 femininos) e Lisboa (sub14 masculinos e sub16 femininos e masculinos), o presidente da FPB, Manuel Fernandes, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, fizeram o balanço do evento.

Terminada a cerimónia de encerramento, o líder federativo destacou a capacidade organizativa necessária para lançar o evento que fosse de encontro com todas as diretrizes sanitárias, numa entrevista para ver abaixo.

João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, salientou as causas apoiadas pela Festa do Basquetebol Juvenil 2022 e congratulou a organização da prova, em declarações à FPBtv.


Kamil Novak impressionado com a Festa do Basquetebol

O maior evento do basquetebol juvenil português contou com a presença de um convidado de luxo: Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europe.

Antigo internacional checo, que atuou em Portugal no início dos anos 90, Kamil Novak lidera o órgão europeu desde 2015 e fez questão de conhecer de perto a realidade do basquetebol jovem em Portugal. Em entrevista à FPBtv, confessou estar impressionado com a dimensão do evento e que pretende utilizar o exemplo português para apresentar a outras federações europeias.

O site da FIBA também não deixou passar a Festa do Basquetebol Juvenil, salientando os mais de 850 atletas presentes em competição.

Durante a sua estadia em Albufeira, Kamil Novak acompanhou de perto o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e participou na visita aos futuros campos de 3×3 BasketArt e na entrega de um donativo à associação Amigos de Leste, que contou com a contribuição de todos os agentes da modalidade presentes na Festa.


Lisboa vence em dose tripla na Festa do Basquetebol

Manhã de emoções fortes em Albufeira com a realização das finais, que acabaram por levar Lisboa ao topo em três dos quatro escalões (sub14 masculinos, sub16 masculinos e sub16 femininos), enquanto o Porto levou a melhor na categoria de sub14 femininos.

 

Sub14 masculinos

Lisboa revalidou o título conquistado em 2019, depois de bater Aveiro por 51-44. Um parcial de 21-5, no terceiro quarto, acabou por ser decisivo para a vitória lisboeta, cuja equipa equipa teve como principal figura João Inácio (16pts, 4res, 3ast, 3rb), enquanto do lado aveirense emergiu Rodrigo Torcato (10pts, 3res, 2ast, 1rb).

 

Sub14 femininos

O Porto alcançou o tetracampeonato ao bater Lisboa por 55-45. O conjunto lisboeta vencia por seis pontos (36-42) no final do terceiro quarto, mas nos derradeiros dez minutos deu-se a reviravolta graças a um parcial de 19-3 para a turma nortenha. Em termos individuais, no Porto destacou-se Ana Alves (18pts, 2ast, 8rb), ao passo que Laura Silva (17pts, 3res, 1ast, 2rb, 2dl) deu nas vistas na Associação lisboeta.

 

Sub16 masculinos

Seis anos depois, Lisboa voltou a ganhar nesta categoria graças a um triunfo por 43-33 diante do Porto. Após uma igualdade a 9 pontos no primeiro quarto, Lisboa encetou um parcial de 21-5 até ao intervalo, o que acabou por desequilibrar as contas. Gyovanny Mendes (8pts, 7res, 1rb) foi importante na manobra lisboeta e Jorge Silva (13pts, 6res, 1ast) mostrou-se influente no emblema da Invicta.

 

Sub16 femininos

No escalão em que é mais titulado, Lisboa recuperou o troféu ao ultrapassar o Porto por 58-44. Sensivelmente a partir do meio dos primeiros dez minutos, Lisboa nunca mais perdeu o controlo das operações, num encontro em que Lara Varela (18pts, 7res, 1ast, 2rb) foi preponderante pelas suas cores. Por seu turno, no Porto, a melhor em campo foi Sofia Sousa (15pts, 7res, 1ast, 4rb).

 

Classificações finais:

Sub14 masculinos

1.º – Lisboa

2.º – Aveiro

3.º – Porto

4.º – Setúbal

5.º – Braga

6.º – Madeira

7.º – Coimbra

8.º – Algarve

9.º – Açores

10.º – Santarém

11.º – Viana do Castelo

12.º – Castelo Branco

13.º – Leiria

14.º – Vila Real

15.º – Alentejo

16.º – Bragança

17.º – Viseu

18.º – Guarda

 

Sub14 femininos

1.º – Porto

2.º – Lisboa

3.º – Madeira

4.º – Setúbal

5.º – Aveiro

6.º – Algarve

7.º – Leiria

8.º – Santarém

9.º – Açores

10.º – Viseu

11.º – Vila Real

12.º – Viana do Castelo

13.º – Braga

14.º – Coimbra

15 .º – Alentejo

16.º – Castelo Branco

17.º – Bragança

 

Sub16 masculinos 

1.º – Lisboa

2.º – Porto

3.º – Setúbal

4.º – Aveiro

5.º – Algarve

6.º – Santarém

7.º – Coimbra

8.º – Braga

9.º – Madeira

10.º – Leiria

11.º – Vila Real

12.º – Viana do Castelo

13.º – Castelo Branco

14.º – Açores

15.º – Alentejo

16.º – Bragança

17.º – Viseu

18.º – Guarda

 

Sub16 femininos 

1.º – Lisboa

2.º – Porto

3.º – Aveiro

4.º – Algarve

5.º – Coimbra

6.º – Madeira

7.º – Setúbal

8.º – Viana do Castelo

9.º – Açores

10.º – Alentejo

11.º – Braga

12.º – Castelo Branco

13.º – Vila Real

14.º – Leiria

15.º – Santarém

16.º – Viseu

17.º – Bragança

18.º – Guarda

(em atualização)

 


“Quarteto fantástico”

O regresso do concurso de lançamentos coroou Tomás Esteves (AB Castelo Branco), Rita Pechincha (AB Alentejo), Rodrigo Torcato (AB Aveiro) e Anita Pereira (AB Vila Real) como os campeões do concurso que contou com a participação de atletas de todas as associações.

Cada seleção de Sub14 e Sub16 masculinos e femininos contou com dois participantes, num total de 142 atletas a lançarem ao cesto. Na final de Sub14 feminino, Rita Pechincha (Alentejo) superou Carlota Rocha (AB Braga) ao converter 10 lançamentos contra os seis da atleta bracarense. Nos Sub14 masculinos, Francisco Faria (AB Braga) foi batido pelos doze lançamentos convertidos pelo aveirense Rodrigo Torcato (AB Aveiro).

No escalão de Sub16 femininos, Anita Pereira (AB Vila Real) converteu nove lançamentos contra os seis de Joana Fazendeiro (AB Setúbal), conquistando o título, já no masculino Tomás Esteves da AB Castelo Branco conseguiu marcar oito lançamentos contra os sete de Marco Francisco (AB Santarém).

No que diz respeito ao título coletivo, realçar a eficácia da AB Aveiro com 59 lançamentos convertidos no total.


3×3 BasketArt em Albufeira com visita de luxo

Em Portugal para acompanhar a Festa do Basquetebol Juvenil 2022, que decorre até esta quinta-feira, em Albufeira, Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europe, marcou presença no futuro campo 3×3 BasketArt.

Numa cerimónia que também contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o vice-presidente da CM Albufeira, Cristiano Cabrita, diretor-executivo da Festa do Basquetebol Juvenil, Vítor Ferreira, o vice-presidente da FPB, Luís Veiga, e elementos de órgãos de comunicação social nacionais e regionais, os responsáveis presentes abordaram o futuro do projeto e o impacto que pode ter na localidade.

Em declarações à FPBtv, numa entrevista que pode ser vista abaixo, Cristiano Cabrita destacou o papel do basquetebol na revitalização da zona.


Festa do Basquetebol ligada à causa ucraniana

A Festa do Basquetebol Juvenil aliou-se à causa do povo ucraniano, assolado pela guerra, através de uma doação de 3088 euros para a Associação “Alegria de Leste”, que está a apoiar refugiados da Ucrânia.

Cada um dos 1544 participantes na Festa deu um contributo de dois euros, num ato que se engloba no projeto “Basket Solidário”.

O momento oficial da doação deu-se esta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira, e contou a presença de Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europa, Manuel Fernandes, presidente da FPB, Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia algarvia e que esteve em representação do seu presidente, José Carlos Rolo, e Andry Vovkunovych, presidente dos “Amigos de Leste”.

Fizeram ainda parte da comitiva Vítor Ferreira, diretor-executivo da Festa do Basquetebol Juvenil, Luís Veiga, vice-presidente da FPB, e elementos de órgãos de comunicação social nacionais e regionais.

Andry Vovkunovych, em declarações à FPBtv que podem ser ouvidas abaixo, mostrou-se muito agradecido e referiu que “este é um apoio muito significativo para a juventude que ficou afastada da própria terra e família”. Vovkunovych afirmou que “estes refugiados vieram para um país a 4 mil quilómetros de distância e tiveram logo esta resposta muito significativa e carinhosa para todos os jovens que querem reorganizar a sua vida e que querem praticar desporto”.

 


Já se conhecem os finalistas da Festa do Basquetebol!

Estão definidos os finalistas da competição da Festa do Basquetebol Juvenil, que encerra esta quinta-feira. Porto e Lisboa medirão forças pelos títulos de sub16 masculinos e femininos e sub14 femininos, enquanto a Associação lisboeta defrontará Aveiro na final de sub14 masculinos. Os quatro jogos decisivos estão marcados para as 9 horas, com transmissão na FPBtv.

 

Sub14 masculinos

Na Divisão A, Lisboa venceu o Porto por 44-36, enquanto Aveiro ultrapassou (70-42) Setúbal e Braga bateu a Madeira por 73-28.

Por seu turno, no Grupo de Promoção, o comandante Coimbra levou a melhor (62-24) sobre Castelo Branco, o Algarve somou dois pontos (69-49) contra os Açores e Santarém venceu Viana do Castelo por 49-36.

 

Sub14 femininos

A terminar a 2.ª fase, na Divisão A, o Porto ficou na liderança invicta ao ultrapassar a Madeira por 57-34, enquanto Lisboa suplantou (48-25) Setúbal e Aveiro superiorizou-se (60-37) ao Algarve.

Quanto ao Grupo de Promoção, Leiria bateu Vila Real por 48-22, Santarém sorriu (46-20) diante dos Açores e Viseu desfeiteou (45-24) Viana do Castelo.

 

 

Sub16 masculinos

O Porto terminou no comando da 2.ª fase da Divisão A graças a uma vitória por 48-33 contra Lisboa, ao passo que Setúbal ultrapassou Santarém por 74-33. No duelo entre Algarve e Aveiro, a turma aveirense ganhou por 40-35.

Já no Grupo de Promoção, Coimbra ganhou a Vila Real por 74-20, Braga suplantou (85-22) Viana do Castelo e a Madeira somou dois pontos (58-46) face a Leiria.

 

Sub16 femininos

Na Divisão A, Lisboa venceu o Porto por 48-44, Aveiro superiorizou-se (69-31) à Madeira e o Algarve sorriu (69-28) diante de Coimbra.

Relativamente ao Grupo de Promoção, Setúbal saiu vitorioso (44-34) do embate contra Viana do Castelo, os Açores aplicaram um resultado de 53-45 ao Alentejo e Braga triunfou (63-38) perante Castelo Branco.

 

 

 

 


Penúltimo dia de competição da Festa do Basquetebol Juvenil

A competição da Festa do Basquetebol Juvenil entra no seu penúltimo dia, esta quarta-feira. Conferimos aqui todos os resultados!

 

Sub14 masculinos

Setúbal 42-70 Aveiro

Coimbra 62-24 Castelo Branco

Porto 36-44 Lisboa

Santarém 49-36 Viana do Castelo

Braga 73-28 Madeira

Algarve 69-49 Açores

 

Sub14 femininos

Setúbal 25-48 Lisboa

Vila Real 22-48 Leiria

Madeira 34-57 Porto

Viana do Castelo 24-45 Viseu

Aveiro 60-37 Algarve

Santarém 46-20 Açores

 

Sub16 masculinos 

Porto 44-48 Lisboa

Setúbal 44-34 Viana do Castelo

Santarém 33-74 Setúbal

Viana do Castelo 22-85 Braga

Algarve 35-40 Aveiro

Vila Real 20-74 Coimbra

 

Sub16 femininos

Lisboa 33-48 Porto

Madeira 58-46 Leiria

Coimbra 28-69 Algarve

Açores 53-45 Alentejo

Aveiro 69-31 Madeira

Castelo Branco 38-63 Braga


Lisboa invencível em três dos quatro escalões

Fechado o segundo dia da 2.ª fase de competição da Festa do Basquetebol Juvenil, em Albufeira, Lisboa destaca-se ao comandar de forma invencível em três dos quatro escalões: sub16 masculinos e femininos e sub14 masculinos.

 

Sub14 masculinos

No Grupo A, Lisboa venceu Setúbal e segue na liderança, enquanto Aveiro sorriu contra Braga e o Porto ganhou à Madeira.

Relativamente ao Grupo de Promoção, Coimbra somou três pontos defronte de Santarém e o Algarve, ao passo que os Açores festejaram a dobrar contra Viana do Castelo e Santarém. O Algarve começou por ultrapassar Castelo Branco, que também perdeu num equilibrado duelo diante de Viana do Castelo.

No Grupo do 13.º ao 18.º classificado, Vila Real bateu Viseu e perdeu contra Leiria, ao passo que o Alentejo ultrapassou Bragança. Já Leiria e Viseu desfeitearam a Guarda.

 

Sub14 femininos

O Porto é o primeiro classificado no Grupo A, num dia em que venceu Setúbal, enquanto Lisboa suplantou Aveiro e a Madeira bateu o Algarve.

No Grupo de Promoção, Leiria alcançou duas vitórias, face a Santarém e Viseu, com a equipa escalabitana a ganhar a Vila Real, que por sua vez bateu Viana do Castelo. Por seu turno, os Açores suplantaram Viseu e Viana do Castelo.

Por último, no Grupo do 13.º ao 17.º classificado, Braga bateu Coimbra e Castelo Branco, sendo que a formação conimbricense superou o Alentejo. De referir ainda a vitória de Castelo Branco contra Bragança.

Sub16 masculinos

Lisboa segue invencível no Grupo A, depois de bater Setúbal por 54-38. Quem aproveitou a derrota sadina foi o Porto, que ganhou ao Algarve, enquanto Aveiro superou Santarém.

Já no Grupo de Promoção, Coimbra surge no topo num dia em que suplantou (72-50) Braga e Viana do Castelo por 76-12. Leiria viveu uma terça-feira agridoce ao sorrir diante de Vila Real e perder frente a Braga, enquanto a Madeira obteve um duplo triunfo face a Viana do Castelo e Vila Real.

Quanto à classificação entre o 13.º e o 18.º, Castelo Branco ganhou ao Alentejo e aos Açores, que já havia vencido Bragança, ao passo que Viseu não tremeu contra a Guarda.

 

Sub16 femininos

No Grupo A, Lisboa levou a melhor sobre Aveiro, com o Porto a acompanhar o adversário lisboeta na invencibilidade depois de bater o Algarve, ao passo que Coimbra se afastou da Madeira graças a uma vitória sobre o conjunto insular.

Por seu turno, no Grupo de Promoção, Viana do Castelo aplicou derrotas a Castelo Branco e Alentejo, sendo que a equipa alentejana ainda ganhou a Braga e a turma albicastrense também não somou qualquer ponto contra Setúbal, que ainda ganhou aos Açores, que por sua vez bateu Braga.

Na atribuição do 13-º ao 18.º posto, Vila Real conquistou vitórias contra Santarém e Leiria, com o coletivo da cidade do Lis a ganhar a Viseu. O conjunto viseense perdeu ainda face a Santarém, ao passo que Bragança superiorizou-se à Guarda.


Concurso de lançamentos agendado para as 15h30 desta quarta-feira

O concurso de lançamentos está de regresso à Festa do Basquetebol Juvenil! O novo formato da prova, idealizado pela direção técnica, que pretende estimular os lançadores presentes no maior evento desportivo juvenil do País contempla um circuito composto por vinte lançamentos, distribuídos por cinco posições.

Cada Seleção vai ter dois representantes, escolhidos pela Associação que representam. Cada escalão contará com 36 atletas, sendo que os dois mais eficazes têm passagem garantida para a final. Cada ronda de lançamentos deve ser executada em 60 segundos. Os finalistas serão premiados pela respetiva prestação no Concurso de lançamentos, sendo que também vai ser destacada a Associação que apresentar os melhores lançadores (conjunto dos oito melhores lançadores – dois por escalão).

O concurso está agendado para as 15h30 desta quarta-feira, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.


Resultados do 3.º dia da Festa do Basquetebol Juvenil

Resultados do 3.º dia de competição:

SUB14 FEMININOS
Viana do Castelo 34-41 Vila Real
Leiria 43-25 Santarém
Viseu 38-41 Açores
Algarve 32-50 Madeira
Porto 65-31 Setúbal
Lisboa 58-52 Aveiro
Açores 50-35 Viana do Castelo
Vila Real 20-46 Santarém
Bragança 33-41 Castelo Branco
Braga 43-38 Coimbra
Castelo Branco 7-65 Braga
Coimbra 56-41 Alentejo

SUB14 MASCULINOS
Santarém 52-63 Coimbra
Castelo Branco 26-77 Algarve
Viana do Castelo 26-77 Açores
Madeira 21-51 Porto
Lisboa 69-34 Setúbal
Aveiro 58-29 Braga
Açores 57-49 Santarém
Coimbra 66-57 Algarve
Viseu 35-50 Vila Real
Leiria 82-3 Guarda
Viseu 57-8 Guarda
Alentejo 49-40 Bragança
Vila Real 25-64 Leiria

SUB16 FEMININOS
Açores 31-41 Setúbal
Viana do Castelo 70-18 Castelo Branco
Alentejo 50-48 Braga
Madeira 45-53 Coimbra
Algarve 36-40 Porto
Lisboa 66-28 Aveiro
Braga 26-38 Açores
Setúbal 54-18 Castelo Branco
Vila Real 55-44 Santarém
Leiria 62-36 Viseu
Bragança 53-5 Guarda
Santarém 74-39 Viseu
Vila Real 53-32 Leiria

SUB16 MASCULINOS
Viana do Castelo 45-61 Madeira
Leiria 56-38 Vila Real
Braga 50-72 Coimbra
Aveiro 61-42 Santarém
Setúbal 38-54 Lisboa
Porto 63-28 Algarve
Coimbra 76-12 Viana do Castelo
Madeira 70-45 Vila Real
Castelo Branco 66-39 Alentejo
Açores 77-25 Bragança
Viseu 85-26 Guarda
Alentejo 81-42 Bragança
Castelo Branco 59-43 Açores


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.